Topo

Quem é a queridinha dos famosos na hora de comprar enxoval de bebê nos EUA

Grávida, Tata Estaniecki  conta com a assessoria da baby shopper pela 2ª vez - arquivo pessoal
Grávida, Tata Estaniecki conta com a assessoria da baby shopper pela 2ª vez Imagem: arquivo pessoal

Fernando Barros

Colaboração para Universa, em Salvador

10/11/2022 04h00

Desde 2014, quando se mudou para Miami, nos Estados Unidos, a paulista Talu Adjuto, 43, atua como personal baby shopper: sua missão é ajudar as futuras mamães e papais a preparar o enxoval do bebê. Na prática, ela orienta o que comprar, onde encontrar, qual a quantidade adequada de cada item, como usar, quais as melhores marcas e por aí vai.

Com a expertise construída ao longo desse tempo somada à sua personalidade alto-astral, Talu se tornou a queridinha das celebridades brasileiras na hora de comprar os itens do bebê. Entre os famosos que já atendeu estão nomes como Giovanna Ewbank, Alok e Romana Novaes, Edson Celulari, Bianca Andrade/Boca Rosa, Milena Toscano, Roberto Justus e Ana Paula Siebert, Álvaro Garnero, Isa Scherer, Gabi Brandt, Sarah Poncio, Bia e Branca Feres, Tata Estaniecki e Cocielo.

Agora, ela está nos preparativos para a chegada dos bebês de Claudia Raia, grávida de cinco meses, e Gabriela Prioli, sete meses. Na segunda semana de novembro, Talu vem ao Brasil para acompanhar as duas nas compras do enxoval.

Ela começou a carreira de olho nas famílias que viajavam para fazer as compras do enxoval, hoje o negócio expandiu e a empresária oferece seus serviços também no Brasil e em Portugal.

Pais confusos com a variedade de produtos para bebês na hora do enxoval

Além das boas lembranças, Talu se tornou amiga de várias de suas clientes. "A Tata [Estaniecki], já no nosso primeiro contato, quando fizemos o enxoval da Bia, me chamou para dormir na casa que ela estava com o Cocielo e a mãe dela, em Orlando", conta.

Naquela ocasião, inclusive, a influenciadora fez publicações nos stories do Instagram e no canal do casal no YouTube contando que por serem pais de primeira viagem não entendiam nada de enxoval e que Talu foi essencial nesse momento, dando uma verdadeira aula. Agora, grávida novamente, Tata mais uma vez está contando com a assessoria da baby shopper.

Insegurança na hora de comprar os itens para o bebê, segundo Talu, é bem frequente entre suas clientes. "Embora hoje tenha mais dicas e informações disponíveis, elas não conhecem muitas novidades e também ficam confusas com tanta variedade, então a nossa assessoria ajuda exatamente nesse sentido", afirma.

Uma famosa, por exemplo, que ficou em dúvida sobre quais eram as melhores opções foi a influenciadora e empresária Boca Rosa. Na época do enxoval do filho Cris, hoje com um ano, ela postou no Instagram que perdia muito tempo pesquisando sobre os itens para comprar e que a consultoria de Talu a ajudou a otimizar esse processo.

Carrinhos importados e roupas de algodão especial são os preferidos das celebridades

Fã de praticidade e funcionalidade, Talu diz que consegue segurar os exageros das mamães mais empolgadas. "A maioria é bem consciente e escuta muito os meus direcionamentos. Claro que, algumas vezes, elas acabam pirando em determinadas roupinhas e acessórios fofos, mas consigo segurar os excessos, até para não haver desperdícios", comenta.

Talu foi personal shopper de Edson Celulari - Acervo pessoal  - Acervo pessoal
Curiosidade: Talu foi personal shopper de Edson Celulari e agora atende Claudia Raia
Imagem: Acervo pessoal

A atriz e apresentadora Giovanna Ewbank, por exemplo, ficou encantada pelos conjuntinhos e macacões em tricô com bordados e aplicações feitas à mão durante o enxoval do terceiro filho Zyan, hoje com dois anos. Determinados itens, aliás, costumam ser os queridinhos dos famosos.

"Bolsas, roupinhas de algodão pima [tipo com fibras mais longas e finas e caimento mais leve do que o tradicional] e carrinhos de marcas europeias como Mima Xari, Yoyo e Silver Cross costumam fazer muito sucesso", destaca a baby shopper. Carrinhos para bebê da Mima Xari, por exemplo, foram a aposta de Alok e Romana para o primogênito Ravi, 2 anos, e de Tata e Cocielo para Bia, 2.

"Fico feliz pela confiança e reconhecimento do meu trabalho"

Com nomes famosos em sua carteira de clientes, Talu se orgulha de conquistar a confiança de tanta gente que admira e coleciona memórias e bons momentos com as celebridades. "Lembro de ter ficado impressionada com a repercussão quando a Sarah Poncio veio fazer o enxoval do primeiro filho, o José. Ela sempre foi uma querida e tenho muito carinho por ela e toda a família".

Outro momento marcante, segundo a baby shopper, foi quando o empresário e apresentador de TV Roberto Justus fez um vídeo nos stories dele no final do enxoval da sua filhinha Vick, em Miami. "Ele gravou dando parabéns pela minha competência e isso para mim foi tipo o auge", diz.

Gabriela Prioli está entre as clientes de Talu - Acervo pessoal  - Acervo pessoal
Gabriela Prioli está entre as clientes de Talu
Imagem: Acervo pessoal

Tendo acompanhado a carreira na TV de Edson Celulari e Claudia Raia, que foram casados durante 17 anos, Talu destaca ainda como inusitado o fato de ter os dois artistas como clientes em momentos diferentes. Atualmente, ela está planejando o enxoval de Luca, terceiro filho da atriz, que é casada com o ator Jarbas Homem de Melo. E foi também ela quem fez o enxoval da terceira filha de Edson, Chiara, que nasceu em fevereiro deste ano e é fruto do seu casamento com a atriz Karin Roepke.

De sacolas vazias à diversificação do negócio

Quem vê hoje Talu fazendo sucesso com o serviço de personal baby shopper e sendo recomendada por diversas celebridades nas redes sociais nem imagina que ela já teve períodos nada badalados. Mãe de um casal (Ayron, de 15, e Leonna, de 12), ela conta que, logo que chegou nos Estados Unidos, não tinha dinheiro para investir no negócio.

"Embora eu tivesse uma condição financeira muito confortável no Brasil, mudei com a minha família para cá justamente numa época de crise, então faltava verba para site, marketing, nem carro eu tinha quando comecei. O primeiro ano foi de muito perrengue", relata.

Talu foi personal shopper de Camila Coelho - Acervo pessoal  - Acervo pessoal
Talu foi personal shopper de Camila Coelho
Imagem: Acervo pessoal

Para atrair a atenção das pessoas e angariar uma clientela, Talu apostou então no Instagram, produzindo conteúdo e dando dicas sobre o universo dos bebês em seu perfil. A empresária diz que contou ainda com algumas doses de criatividade e irreverência para se tornar conhecida.

"Sem clientes, eu pegava várias sacolas de lojas vazias e fazia stories dizendo que eram as compras de enxoval do dia. Nessa época, eu também pedia para amigos e alguns jornalistas que eu conhecia publicarem algo sobre o meu trabalho. Bem na cara de pau mesmo", diverte-se Talu. Foi com essa estratégia que ela foi ganhando seguidores e as primeiras clientes influencers que ajudaram a dar visibilidade para o seu serviço.

Hoje, além da assessoria para a compra do enxoval, o negócio se diversificou e possui novos braços. Exemplos disso são o curso de formação profissional online que ministra para quem quer atuar como baby shopper e a plataforma 2BabyConcept, um marketplace criado por ela onde pessoas e marcas podem comercializar artigos de bebês no estilo "second hand" (usados mas em perfeito estado de uso) ou "outlet" (de coleções anteriores a preços mais baixos).

Acompanhamento durante as compras do enxoval e descontos nas lojas

Em entrevista a Universa, Talu, que é psicóloga de formação, explica como funciona a sua assessoria. "O primeiro passo é um questionário que enviamos para entender o estilo de vida da família, suas expectativas, o orçamento disponível, além da data e local previstos para o nascimento do bebê", diz. Com base nisso, ela faz as sugestões de produtos e lojas e, a depender do formato contratado (se presencial ou somente online), acompanha a pessoa nas compras.

Presencialmente, as compras do enxoval podem ser divididas em um a três dias, com cinco horas de consultoria para cada um. "Separamos cada dia para um tipo de compra específico. No primeiro, acessórios como carrinhos, itens de passeio, higiene, alimentação etc. No segundo, todas as roupinhas e, no terceiro, a parte de mobília e decoração", fala Talu, que conta atualmente com uma equipe de mais nove baby shoppers nos EUA, um em Lisboa e um em São Paulo.

online, a família recebe uma lista ilustrada com marcas, modelos e quantidades recomendadas, além de uma relação de lojas parceiras e preços com abatimento, de acordo com a região escolhida. Talu garante que não recebe comissão das lojas, mas negocia e consegue para os seus clientes descontos exclusivos. "Muitas vezes, esses descontos nas compras chegam a superar o que foi investido na consultoria", afirma.

O valor do serviço varia a depender da modalidade contratada pelas famílias, quantidade de dias para as compras e país escolhido. Com acompanhamento presencial nos Estados Unidos, por exemplo, fica entre U$$ 300 e U$$ 800. Nesse mesmo formato, por aqui, os papais e mamães podem desembolsar desde R$ 1.799,00 até R$ 2.599,00.