Topo

7 camadas: a técnica que vai mudar seu jeito de fazer as unhas

Daniele Honorato, do Unha Bonita - Arquivo Pessoal
Daniele Honorato, do Unha Bonita Imagem: Arquivo Pessoal

Karina Hollo

Colaboração para Universa, em São Paulo

06/11/2022 04h00

Fazer as unhas está na rotina de quase toda mulher. Mas se por um lado a gente se sente mais poderosa de unhas bem-feitas e esmalte tinindo, o inverso também é verdadeiro. Manicure descascada pode acabar com a autoestima. Eis que uma brasileira, a Daniele Honorato, desenvolveu uma técnica para o efeito de esmalte novinho durar muito mais tempo. "Quando era criança, roía as unhas e minha tia me ensinou a cuidar delas para ver se conseguia parar com o hábito de roer. Deu certo e peguei gosto", conta.

Começou a cuidar e ver a unha crescer. Ela amava esmaltar e desde sempre foi sua própria manicure. "Fui fazer as unhas em salão quando tinha uns 23 anos, no dia da minha formatura. E não gostei do resultado. Refiz tudo no dia seguinte", lembra.

O começo do blog Unha Bonita

Em 2009, já formada em publicidade e trabalhando com o marido na área de editoração e informática, começou a estudar sobre sites, domínios. "Resolvi fazer um site para testar e pensei: gosto de unhas e adoraria falar sobre o assunto." E assim nasceu o Unha Bonita. Os acessos foram aumentando e ela ficou surpresa com a quantidade de pessoas interessadas no assunto. Desde então, ele virou uma empresa, um hobby que virou negócio. "Hoje temos o site, redes sociais, prestamos serviços (consultoria, palestras) a grandes marcas, porque o Unha Bonita é referência no mercado. E também uma linha própria de cosméticos, voltada e desenvolvida especialmente aos cuidados das unhas e cutículas."


A inspiração da técnica das "7camadas"

Unha Bonita - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Unhas feitas com a técnica das "7Camadas"
Imagem: Arquivo Pessoal

Essa é uma das várias técnicas que Dani criou ao longo dos anos. "Desenvolvi depois que coloquei unhas em gel. Após a retirada, elas ficaram extremamente fracas e sensíveis. Não seguravam esmalte. Esmaltava todos os dias, pois sempre soube que unha fraca sem esmalte é unha sem proteção e agrava ainda mais a situação. O esmalte lascava. E eu esmaltava de novo. E aí comecei a criar camadas, testar a ordem, produtos, tudo que aumentasse a aderência do esmalte. Até que um dia contei as '7camadas'."

Sucesso no Instagram

O sucesso veio depois que a influenciadora Lara Nesteruk falou sobre a técnica no Instagram dela. Depois, muita gente testou, um famoso boca a boca —ou unha a unha. "A coisa viralizou e isso aconteceu um pouco antes da pandemia. Durante o isolamento social, apareceu uma enxurrada de pessoas querendo ter essa liberdade e independência de saber cuidar das próprias unhas."

Sim, esmalte descascado é horrível. Melhor não ter nada nas unhas do que um esmalte descascado. Mas com as "7camadas", isso não acontece. E você está com suas unhas naturais e saudáveis.

A receita da "7Camadas"

Daniele Honorato - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Daniele Honorato
Imagem: Arquivo Pessoal

Importante: se você não fizer na ordem certa, vai dar errado. Parece complicado, mas não é. Parece demorado, mas também não é. "O trabalho é totalmente compensado com o tempo que você vai economizar por estar com as unhas sempre bem-feitas." Ah! Antes de começar, elimine qualquer resquício de produto (óleo, creme), que impede que o esmalte crie aderência. "Antes de começar com a base, use um algodão com removedor na superfície das unhas para limpar qualquer resíduo."

1ª camada: Base

Vale qualquer uma de sua preferência. Pode ser fortalecedora, cetim, seda —menos niveladora e fosca, já que essas, em contato direto com a unha, tendem a desfolhar. "Evite também bases com formol. A substância com o uso a longo prazo causa descamação nas unhas, amarelamento e também o surgimento de alergias."

2ª camada: Base

A segunda camada de base garante mais aderência e maior proteção às unhas em relação aos pigmentos. Também use uma base de sua preferência.

3ª camada: Base fosca

A superfície fosca criará uma aderência ao esmalte e ainda mais sustentação na superfície. Pode ser base, top coat, qualquer coisa que fique 100% matte/fosco.

4ª, 5ª e 6ª camada: Cor

Pode misturar tons e acabamentos. Mas sempre são 3 (pode usar mais que três, mas nunca menos). Aqui conta a estrutura e superfície que está sendo criada e não a cor e cobertura em si.

Secante

A ordem é importante e o secante —que deve ter disiloxane na composição deve vir após a última camada de cor. "Foi assim que testei inúmeras vezes. Pelo produto evaporar, não conta como camada."

7ª camada: Top coat

Não pode escolher qualquer um. "Hoje, existem vários produtos nomeados 'top coat' no mercado, mas nem a metade faz o que deve ser feito que é: secar muito rápido (esmaltação completamente seca em 1 minuto, por exemplo), dar brilho espelhado e tirar qualquer imperfeição da esmaltação como amassados e bolinhas." Dani conta que vive testando todos os top coats que são lançados e que seu crivo para aprová-los é bem difícil. "Fiz uma lista dos aprovados e que realmente funcionam. Você pode esmaltar à noite e ir dormir que irá acordar com as unhas perfeitas e a esmaltação lisinha, que vai durar por dias."

Dicas extras

As camadas devem estar sempre bem secas entre uma e outra, desde a base. Passe a camada, verifique se está "seca": basta apertar, se não grudar/formar fio, o esmalte não se movimentar, pode passar para a próxima. "Uma camada não seca fará com que as próximas camadas não criem aderência, formando uma película, o que resultará em esmalte lascado, vai sair tudo como se fosse adesivo."E o vento, ao contrário do que a maioria pensa, não é inimigo da esmaltação. "Você pode usar uma fonte de vento para acelerar a secagem das camadas (ventilador, ventilador portátil ou até mesmo secador de cabelo no jato frio)."

Unha Bonita - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Criada por Daniela Honorato, a técnica das "7Camadas" proporciona unhas duradouras
Imagem: Arquivo Pessoal

Outra coisa importante: as camadas devem ser finas. Nem pouco, nem muito produto. "Muito melhor várias camadas do que uma grossa e que nunca vai secar. Camadas finas e secas também são garantia de que a esmaltação não formará bolinhas. Mas, caso forme, um top coat aprovado irá "matar" todas elas."

Além disso, o secante deve ter disiloxane e precisa ser passado depois da última camada de cor. "Óleo secante nunca teve propriedades de secagem, já que era apenas óleo mineral e servia para criar uma película e não deixar grudar pelinhos na esmaltação. Mas, isso só piorava porque o esmalte não conseguia evaporar com essa película e inúmeras bolinhas surgiam. A 'mágica' acontece com o disiloxane, um silicone super volátil que, de fato, ajuda na evaporação e, consequentemente, na secagem do esmalte. É depois da última camada de cor que deve ser aplicado, antes de receber o top coat, que só virá depois da limpeza geral de todas as unhas.

Unha fraca não segura esmalte?

Verdade. Mas não desista. Insista! "Se suas unhas estiverem fracas e você fizer as "7Camadas" pela primeira vez e descascar, faça de novo. Fazendo constantemente, suas unhas vão ficando mais fortes e saudáveis, já que o esmalte trabalha como um escudo de proteção." Dani ressalta que cuidar das cutículas, da matriz ungueal --onde nascem as unhas-- também é essencial. "Uso e indico minhas canetas para isso. A linha PrimeCuticle foi desenvolvida especialmente para o fortalecimento das unhas e regeneração da pele, deixando as cutículas sempre no lugar."

Finalmente, se for mexer com água, espere pelo menos uma hora após a esmaltação para todo o trabalho não ir, literalmente, por água abaixo. "A água faz com que o esmalte descole da unha", finaliza.