Topo

9 cortes de cabelo para rosto redondo

Isis Valverde cabelo rosto redondo - Reprodução Instagram @isisvalverde
Isis Valverde cabelo rosto redondo Imagem: Reprodução Instagram @isisvalverde

Karina Hollo

Colaboração para Universa, em São Paulo

08/08/2022 04h00

Mariana Ximenes tem, Giovanna Antonelli tem também. GKay, idem. Na lista das celebridades internacionais estão Selena Gomez, Gemma Chan, Lupita Nyongo, Mila Kunis, Kirsten Dunst. Se você der uma busca nos melhores cortes de cabelo para rosto redondo no Google, vai encontrar 990 mil! Quem tem a largura das maçãs do rosto quase igual ao comprimento do rosto precisa saber que acertar o penteado é o segredo para equilibrar a face.

"Para começar, muitas coisas antigas que não valem mais: quem disse que rosto redondo não pode ter franja\/ Pode, sim, mas é melhor que não seja reta", avisa o hair stylist Marco Antonio de Biaggi, do salão MG Hair Design, em São Paulo.

Mariana Ximenes


O corte dela é um shaggy cut, totalmente desconectado, para usar amassado com babyliss ou com a ponta espetada. "É um cabelo rock'n'roll, repicado ao redor do rosto. A franja também é longa e esse repicado e essa secagem equilibram as feições redondas", analisa Marco.

Gio Antonelli

Lívia (Giovanna Antonelli) em Filhas de Eva - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Imagem: Divulgação/Globo

Uma das táticas para equilibrar rosto redondo é criar ângulos no corte de cabelo para alongar a face. "Esse curto com franjão dá um charme, aquela coisa que cai no olho, coloca atrás da orelha... Funcioa muito bem para rosto largo", diz. O segredo é secagem rápida e depois passar a mão com pomada para fazer a caretice passar longe. No franjão, spray aerossol.

Selena Gomez

Franja desfiada, desconectada, com finalização moderna. "No caso de rosto redondo, melhor evitar volume, a menos que seja assim moderno, nada de volumão", fala Marco.

Isis Valverde

Os longos e cortes em camadas longas também são uma opção para esse formato de rosto —principalmente com ondas suaves que trazem volume.

Mila Kunis

Também funciona muito cabelo liso straight, que se faz com escova larga, depois chapinha (esse corte tem um leve repicado que também funciona). "O liso chapado entra, emoldura o rosto, o que equilibra a face arredondada", avisa Marco.

Kirsten Dunst

Uma boa dica de estilo? Usar o cabelo penteado para o lado. Luzes são outras aliadas de quem tem rosto redondo, porque trazem dimensão ao corte de cabelo e ressalta as camadas —sem falar que faz a pele parecer mais jovem e luminosa. "Aqui, Kirsten usa franja lateral — cabelo para trás favorece muito. O segredo é fazer escova ou babyliss, escovar muito e para colocar atrás da orelha usar um gel. Coloque duas pinças e espere secar. Assim, não cai para frente. Fica bacana", ensina Marco.

Gemma Chan

"Esse é um look undone, uma finalização desfeita. Um repicado mais largo, um palmo abaixo da saboneteira, com franja lateral, parecendo que cresceu. O ar de modernidade é dado pelo babyliss rápido (deixe as pontas de fora para dar o ar moderno, de mulher que gosta de moda). Depois, escove bem.

Lupita Nyongo

O importante, nesse caso, é deixar o rosto à mostra! "Cabelo afro em rosto redondo pode ser torcidinho com uma cera poderosa (torcendo no dedo), ter trança de raiz toda para trás... São muitas possibilidades", diz ele.

GKay

Ela tem o rosto largo e escolheu um chanel reto escovado. "Fez uma chapinha rápida para o cabelo ter balanço e entrar no rosto. Repare que o corte tem um leve repicadinho só na frente. É um chanel sem bico", finaliza Marco.