Topo

Franjas: escolha os melhores cortes e estilos para você

As franjas nunca saem de moda e conferem um ar fresh ao visual. E são ótima opção para mudar o look sem mexer no comprimento - AleksandarNakic/iStockphoto
As franjas nunca saem de moda e conferem um ar fresh ao visual. E são ótima opção para mudar o look sem mexer no comprimento Imagem: AleksandarNakic/iStockphoto

Karina Hollo

Colaboração para Universa, em São Paulo

07/04/2022 04h00

Tem a shaggy, a reta, a cascata, a curtinha, a cortina, a blunt, a micro/baby, a cacheada, a ondulada, em camada, a lateral, a Birkin, a Bardot... São tantos estilos que um, certamente, vai ser a sua cara. "A franja nunca saiu de moda, assim como jeans e camiseta branca. Só que tem épocas que ela fica ainda mais trendy, como agora", diz o hairstylist Marco Antonio de Biaggi, do salão MG Hair Design, em São Paulo.

Kaia Gerber

Ele diz que a franja é um passaporte direto para quem está deixando o cabelo crescer ou quer mudar de cara sem mexer no comprimento do cabelo. "Você corta uma franja, parece que repaginou o visual inteiro. Sem falar que rejuvenesce o visual", continua ele.

Carla Bruni

Entre todas as franjas que estão na moda, a Brigitte Bardot é a top 1: na altura dos olhos, arredondada, maior nas têmporas, fica linda com rabo de cavalo. "Quem usa franja como ninguém é a Penélope Cruz. Naomi também vive de franja, mas reta, com seu cabelão em V, liso, chapado até o bumbum", lembra Marco.

Naomi


A tendência é ideal para quem não quer fazer uma mudança radical, mas quer renovar o visual. "As curtain bangs, por exemplo, são muito estilosas e elegantes, perfeitas para quem quer mudar o look, mas sem abrir mão do comprimento dos fios", fala a hairstylist Gabi Balan, do TP Beauty Lounge.

Mais curtas no meio e mais longas nas laterais, elas formam um degradê ou uma cortina, como o próprio nome já diz, e garantem uma aparência mais leve, descolada e prática, sem falar que ficam lindas com rabo de cavalo.

Para todas

Todo mundo pode ter franja. Rosto largo pede franja mais suave e desfiada na vertical. Já a longa dá para usar até atrás da orelha. Para rosto redondo, aposte na versão mais longa da franja cortininha. Formato quadrado pede um estilo mais curto para dar um toque delicado ao visual.

Anne Hathaway

Segundo Gabi, elas funcionam para todos os tipos de cabelo, longos ou curtos. "O corte long bob também recebe super bem esse estilo, e até as cacheadas podem aderir à moda", conta a hairstylist.

"Vale tudo. Só não vale tentar cortar em casa —você tem que calcular na altura do nariz para ela vir parar na sobrancelha, tem que levar em conta o redemoinho", alerta Marco.

Na hora de arrumar

Toda celebridade já usou franja, de Gisele a Ariana Grande. Até curto fica bem —quem lembra de Linda Evangelista e suas Linda Bangs? Na hora de arrumar, vale tudo: escova arredondada, reta, chapinha...

"Tudo vai depender de como é o seu cabelo. Quem tem a raiz mais lisa, aconselho secar passando a escova raquete de um lado pro outro sabe, seja ela mais reta ou cortininha", fala Gabi.

Melodie Vaxelaire

Mas não é porque seus fios são cacheados que você vai ficar fora dessa. Basta amassar com modelador de cachos e sair linda.