PUBLICIDADE

Topo

Beleza

Ariana Grande e Hailey Bieber são fãs: aprenda looks com rabo de cavalo

Ariana Grande é adepta do rabo de cavalo em todas as ocasiões  - Reprodução/Instagram
Ariana Grande é adepta do rabo de cavalo em todas as ocasiões Imagem: Reprodução/Instagram

Karina Hollo

Colaboração para Universa, em São Paulo

04/04/2022 04h00

Ele vai da academia para o tapete vermelho: está bom para você? Funciona para todas as texturas de cabelo e tipos de rosto, fica lindo com franja, é fresquinho, dá aquele truque no dia em que não deu tempo de lavar os fios?

Por essas e por outras, a gente ama rabo de cavalo —e ele realmente é tipo um penteado salva-vidas no dia a dia. Inspire-se nos looks de famosas como Marina Ruy Barbosa, Ariana Grande, Hailey Bieber e JLo e dê aquele up no visual em poucos minutos.

Rabo de cavalo é democrático

Assim como a trança, ele permite inúmeras versões. "Isso faz com que eles se adaptem aos mais diversos tipos de cabelo e formatos de rosto", fala o hairstylist Rudi Werner, do Rio de Janeiro.

O penteado funciona para qualquer tipo de textura de cabelo. "No caso de cabelos com comprimento médio, a versão mais baixa do penteado pode ser ideal. Com relação à textura, para cabelos com muito frizz ou baby hair, recomendo usar finalizador em gel ou pomada para domar os fios que ficam fora do lugar", sugere Rudi.

Da academia ao red carpet

Para malhar, ele é unanimidade —dificilmente você vê alguém com o cabelo preso de outra forma. "E ele pode ser uma verdadeira estrela no red carpet, principalmente em looks que já têm muita informação no colo e pescoço. É uma alternativa para deixar a área menos 'poluída' de informação e com um toque elegante", fala Rudi. "Em eventos de gala, pode ser interessante investir em um aplique para dar mais volume e comprimento aos fios naturais."

Look polido e arrumado

Para não parecer que você simplesmente passou um elástico no cabelo, os fios precisam ser bem modelados —no caso dos lisos, faça uma escova e, para quem tem cabelo cacheado, finalize a secagem com um bico difusor para manter os cachos definidos.

"Penteie muito bem antes de prender os fios e, na hora de prender, use não apenas elásticos, mas também grampos que ajudarão a manter o penteado no lugar por mais tempo", sugere Rudi. Para um acabamento mais profissional, separe uma mecha de cabelo solta e enrole-a em volta do elástico, para escondê-lo. Por fim, aplique pomada finalizadora para manter os fios no lugar.

Franja e volume

Esses detalhes variam de acordo com o formato do rosto. "Uma face com formato mais longo combina com as franjas, de preferência mais volumosas", diz Rudi. Em rosto oval, pode ter uma franja mais leve e dividida ao meio que emoldura o visual, principalmente quando combinada ao rabo de cavalo.

"Volume também pode ser uma boa alternativa. Pessoas com rosto em formato trapezoidal costumam combinar muito com penteados que proporcionam mais volume na região acima das linhas da maçã do rosto. No geral, para dar volume ao penteado você pode investir em um babyliss 'podrinho', produtos de textura ou até mesmo em apliques", diz Rudi.

Em todas as ocasiões

Jlo e Ariana Grande são "embaixadoras do rabo de cavalo". "Elas usam o ponytail sempre —e divinamente— em todas as suas versões", observa o hairstylist Marco Antonio de Biaggi.

O estilo que elas mais usam é um rabo de cavalo esticado. Para copiar, você precisa de uma pomada potente (não de gel). "Nem precisa escovar. A pomada ajuda a prender o rabo de cavalo alto, que geralmente contorna o aplique." Sim, sim, ambas usam aplique. "JLo passa babyliss e escova bem, e Ariana prefere lisérrimo."

Meio rabo de cavalo

Já a rainha Beyoncé faz diferente. "Ela parte o cabelo no meio, deixa o repicado da franja solto e sobe o restante, de orelha a orelha, em um semi rabo de cavalo que também vai servir de base para o aplique", ensina Marco, acrescentando que o penteado é bem alto, no melhor estilo Jeanie é um Gênio, lembra?

Rabo de cavalo baixo

Para copiar esse look da Bella Hadid, separe um quadrado no topo da cabeça e faça um coquinho. "Também com pomada, prenda com grampos. Com ¾ dos fios, com ajuda da pomada, faça um rabo mais baixo —que também serve de base para o aplique", fala Marco.

Nesse caso, vale ter a textura gel: no cabelo sujo, coloque o produto no pente e já vá passando e esticando os fios. Ah! Marco observa que o aplique é lisérrimo, sem textura gel, o chamado sleek ponytail muito usado na passarela.

Princesinha

Este é o princess ponytail ou Barbie Ponytail, como estão chamando por aí. "Com pomada, separe de orelha a orelha, suba num rabo de cavalo. Na frente, passe pomada numa risca baixa lateral. O produto sempre ajuda na hora de prender", diz Marco. E para dar aquele toque final, vale lacinho, tiarinha, presilha, grampinhos de pérola?

Beleza