Topo

Os cabelos e penteados mais populares no TikTok para você copiar

Penteado com acessório no desfile da Chanel - Reprodução
Penteado com acessório no desfile da Chanel Imagem: Reprodução

Karina Hollo

Colaboração para Universa, em São Paulo

24/03/2022 04h00

Quer saber quais os penteados mais vistos e desejados do momento? Basta dar aquela olhadinha nas buscas no TikTok. A rede social virou uma bússola de tendências —e o que é melhor: tem sempre uma tiktoker disposta a gravar tutoriais.

E quais são as trends do momento na rede quando o assunto é cabelo? Em uma pesquisa feita pela Tudo pra Cabelo, "beleza sem esforço" foi o tema que mais apareceu. Reflexo da pandemia? Talvez.

O que a gente quer é praticidade e rapidez —tanto que a hashtag "penteados fáceis" aparece em primeiro lugar nas buscas, com 289 milhões de visualizações. Vem conferir.

Rabo de cavalo
O rabo de cavalo é um clássico. Rápido, prático, fácil de fazer, fica lindo em quem tem fios longos ou franja. Um estilo que anda fazendo sucesso inclusive no tapete vermelho é o rabo de cavalo Barbie, superalto. "Um truque para dar acabamento mais sofisticado é separar uma mechinha para cobrir o elástico que prende o ponytail", ensina o hair stylist Marco Antonio de Biaggi, do salão MG Hair Design, em São Paulo.

Ele não demora mais de cinco minutos para ser feito e deixa você linda o dia todo. "Na hora de fazer, não aposte tudo em um único rabo. Separe o cabelo e faça dois rabos de cavalo: um na parte de cima, outro no meio da cabeça. Assim, ganha volume e fica com um rabo de cavalo cheio. Outra dica: deixe os fios mais bagunçados, messy, para um look glamouroso", fala o cabeleireiro Felipe Benítez, do salão Felipe Hairdresser, de São Paulo.

Penteados soltos
É assumir a textura natural do seu cabelo e sair por aí. Claro que produtinhos como spray de brilho, pozinho para dar volume na raiz ou até um ativador de cachos podem ajudar. "Ele é o mais democrático de todos porque fica incrível tanto nos lisos quanto nos cacheados. O que sugiro, que é mais atual, é dividir o cabelo ao meio, separar duas mechas da franja e puxar para trás, fazendo um mini rabinho no topo da cabeça e deixar a parte de baixo solta. Fica legal fazer umas ondas com babyliss ou até deixar liso reto", diz Felipe. Cool e despojado, dá aquela cara de arrumada sem muita montação.

penteado solto - Reprodução TikTok - Reprodução TikTok
Penteado solto fica incrível tanto nos lisos quanto nos cacheados
Imagem: Reprodução TikTok


Spikey bun
Tendência dos anos 2000 que volta à moda entre a geração Z. É aquele coque bem puxado para trás, com os fios grudados na raiz, finalizado com as pontas puxadas para fora - o tal efeito spike. A modelo Bella Hadid ama e vive aparecendo com esse look descomplicado. Para finalizar, makão e páh!

Bella Hadid com o penteado spikey bun  - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Bella Hadid com o penteado spikey bun
Imagem: Reprodução Instagram

"Nada mais é do que um coque superbagunçado. Você faz um rabo de cavalo bem alinhado no topo da cabeça, sem nenhum fiozinho eriçado, finaliza as pontas com chapinha para ficar bem espigado e torce o cabelo como se fosse fazer um coque de bailarina. As pontinhas que vão saindo para fora são os spikes. Vale passar pomada de finalização seca só nas pontas para aumentar o impacto. É um penteado maravilhoso que vai do dia a dia até um evento noturno", diz Felipe.

Coque baixo
Está com pressa? Aposte no coque baixo, elegante e sofisticado. "Tudo o que você vai precisar é de um gel (para efeito molhado) ou de um spray de fixação forte (para efeito mate)", ensina Marco.

coque baixo - Reprodução TikTok - Reprodução TikTok
Aposte no coque baixo: prático e sofisticado
Imagem: Reprodução TikTok

Zig Zag part
O risco em zigue-zague dá um toque à risca no cabelo. Esse é outro hit dos anos 2000 que volta com tudo -com um impulso extra da série "Euphoria". Bônus: esse estilo de risca ajuda a dar mais volume aos fios do topo da cabeça e por isso pode ser uma boa escolha para quem tem fios finos ou naquele dia corrido, quando não deu tempo de lavar o cabelo.

zig zag - Reprodução TikTok - Reprodução TikTok
Zig Zag part: o risco em zigue-zague dá um toque à risca no cabelo
Imagem: Reprodução TikTok

Penteado com acessório
Quem aí se lembra dos looks do desfile da Chanel, que aconteceu nas últimas Semanas de Moda? O toque especial, sem dúvida, foram as presilhas das modelos. Os acessórios voltaram com tudo -fivelas, piranhas, banana clips, tic-tacs, bicos de pato? Escolha o seu!