Topo

Vivi Araújo vai desfilar grávida no Carnaval. Médicos avaliam se há riscos

Viviane Araújo no ensaio da Salgueiro - Beatriz Damy / AgNews
Viviane Araújo no ensaio da Salgueiro Imagem: Beatriz Damy / AgNews

Rafaela Polo

de Universa, São Paulo

29/03/2022 16h13

Viviane Araújo é, há 12 anos, Rainha de Bateria da Salgueiro. E este ano ela estará mais uma vez presente na avenida para o Carnaval 2022. Só tem uma diferença das outras edições: a atriz está grávida. O que levanta a discussão: é seguro fazer exercícios tão intensos neste momento?

Há pouco mais de um mês a atriz compartilhou em seu Instagram um vídeo emocionada dizendo que espera o primeiro filho, aos 47 anos. Quem a segue nas redes sociais, sabe, inclusive, que a rotina de exercícios físicos de Vivi continuou mesmo após a descoberta da gravidez - o que para os especialistas consultados por Universa é algo muito saudável.

"É possível se manter ativa até o dia de ir à maternidade, a não ser que a paciente tenha algum caso específico que exercícios sejam contraindicados. A mulher pode fazer exercício até no primeiro trimestre, época que muitas acham que precisam se afastar. Sempre, claro, com acompanhamento médico", diz a ginecologista Monique Novacek, de São Paulo

Só é preciso ficar atenta às cargas dos exercícios. "Via de regra, recomendamos os exercícios sem impacto. Na gravidez, por mais que a pessoa se exercite regularmente, o corpo libera um hormônio que relaxa as articulações, para se preparar para a hora do parto, o que aumenta a chance de lesões. É bom evitar também lutas e exercícios com contato que causem trauma", diz o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, de São Paulo. As contraindicações, segundo o médico, acontecerão apenas caso a gestação tenha algum risco.

Manter-se ativa é ótimo para as gestantes, principalmente aquelas que querem ter parto normal. "A atividade facilita a movimentação e ajuda no trabalho de parto", diz Monique. Mas o limite depende de cada mulher. "Importante é sempre ficar de olho na alimentação e hidratação adequada, como os batimentos cardíacos, que o da mãe não pode passar de 140 ou 150 por minuto. É importante também acompanhar o crescimento do bebê. Se o exercício estiver em excesso, o bebê pode não ganhar peso", diz Monique.

Não há necessidade de evitar nenhum tipo de exercício, apenas ficar atenta aos pesos e intensidades. Mas o acompanhamento médico é fundamental.

Para Viviane, que estará na Sapucaí por pouco mais de uma hora, alguns sinais precisam ser observados o tempo todo: como o cansaço e a hidratação. Até sua fantasia precisa de mais cuidados. "Durante a gestação, nossos ligamentos ficam mais frouxos. Por isso, o cuidado para não virar o pé precisa ser redobrado. Se o salto dela for menor, melhor. Mas ela pode manter as danças e coreografias contanto que não se canse", completa a médica.