Topo

Retratos

Instantâneos de realidade do Brasil e do mundo


Com Gabigol e sem Neymar, Rafaella Santos é coroada musa do Salgueiro

Luiza Souto

De Universa

28/03/2022 18h23

"Estou realmente nervosa porque é uma honra participar dessa família salgueirense", avisa uma tensa Rafaella Santos, ao ser apresentada como musa do Salgueiro no último sábado (26), na quadra da escola, no Andaraí, zona norte do Rio. A influenciadora digital, irmã caçula do jogador Neymar, vai entrar na Sapucaí no primeiro dia de desfiles, em 22 de abril.

O convite para o posto foi feito pelo presidente da escola Andre Vaz, que a recebeu em um dos camarotes com mais de 60 minutos de atraso do horário marcado para sua apresentação, junto à bateria Furiosa.

Vestindo macaquinho vermelho, brilho e franjas, look assinado por Marcio Ferreira Atelier, e um longo cabelo loiro cacheado, Rafaella chegou ao local acompanhada pelos pais, Nadine Gonçalves e Neymar Santos, e do namorado, o jogador de futebol do Flamengo Gabriel Barbosa, o Gabigol, além de um aparato de seguranças. Concentrada, cumprimentou o público, posou para os fotógrafos e desceu para o palco.

Após receber a faixa de musa e um sabiá de pelúcia —a escola foi fundada por Djalma Sabiá— Rafaella dançou e cantou parte do samba-enredo da vermelha e branca. Apesar de mostrar pouca familiaridade com o ritmo e sem saber a letra na ponta da língua, foi aplaudida e interagiu com os integrantes.

"Vou dar o meu melhor, com certeza, pra gente sair dessa campeã", prometeu a influenciadora, que completou 26 anos em 11 de março, uma semana antes do lançamento de sua marca de suplementos e cosméticos Akiwell.

Rafaella Santos é a musa do Salgueiro - Zô Guimarães/UOL - Zô Guimarães/UOL
Rafaella Santos cumprimenta fãs na quadra do Salgueiro
Imagem: Zô Guimarães/UOL

"Não existe consolo para o racismo"

Enquanto cantava parte da letra de "Resistência", samba que a escola apresentará esse ano, Rafaella erguia o braço com o punho fechado algumas vezes, e se emocionou. Ela vai desfilar à frente da alegoria que pede respeito e igualdade religiosa, no segundo setor. A escola pedirá na avenida respeito aos pretos no Brasil e no Rio de Janeiro.

Em 2020, Rafa defendeu o irmão Neymar após o jogador acusar de racismo outro atleta em campo, em um jogo entre PSG e Olympique de Marseille, válido pelo Campeonato Francês. Em dado momento da partida, o jogador disse que foi xingado de macaco pelo zagueiro espanhol Álvaro González, mas foi Neymar quem recebeu o cartão vermelho ao revidar com violência. Na época, Rafaella postou em seu perfil no Instagram:

"Vitórias e derrotas a gente aprendeu a lidar com o Juninho desde que ele é muito novinho, eu mais ainda, porque sou mais nova do que ele. Ele me ensinou que faz parte! Cresci assim, entre choros de derrotas e lágrimas das vitórias. Isso, mesmo eu ficando nervosa nos jogos, entendo que é o esporte. Aprendemos em todas as ocasiões, mas com racismo não! [Para] isso não existe consolo, não existe lágrima, existe revolta e desespero", declarou Rafaella em um post depois do jogo para os mais de 5,7 milhões de seguidores.

"Dia após dia fatos como esse de hoje, que ocorreu com meu irmão, ocorrem na vida e no esporte. E esses criminosos seguem aí, sem punição, rindo e debochando de seus crimes. Racismo é crime! Racismo não. Até quando", finalizou.

Rafaella Santos no ensaio da Salgueiro - Beatriz Damy / AgNews - Beatriz Damy / AgNews
Rafaella Santos no ensaio da Salgueiro
Imagem: Beatriz Damy / AgNews

Camarote e selfies

A apresentação de Rafaella durou cerca de meia hora. O pai, muito animado, fez questão de descer na quadra para acompanhar a filha ao camarote reservado pela família e amigos. Mas Neymar pai e dona Nadine pouco fotografaram com fãs. Rafaella chegou a pegar no celular de algumas salgueirenses que pediam foto, para ela mesma fazer selfies. Sua mão tremulava.

Gabigol também não se sentiu confortável em posar para a imprensa ao lado da namorada nem com flamenguistas que pediam um registro. "Ele disse que era o dia da Rafaella, não deles", contou uma das pessoas que acompanhava a família.

Apesar de ter posado para fotos, Rafaella também escolheu ficar em meio aos amigos, no espaço onde serviam espetinhos, e não quis dar entrevista.

"Ela quer curtir esse momento em família", justificou a assessora.

Em um outro camarote, amigos como o jogador Emerson Sheik se soltavam com os sambas, sertanejos e axés que por lá tocavam.

Rafaella Santos é a musa do Salgueiro - Divulgação - Divulgação
Rafaella Santos participou do ensaio técnico do Salgueiro na Sapucaí
Imagem: Divulgação

No dia seguinte, mais à vontade

Rafaella voltou a se apresentar com a escola na noite de domingo (27), desta vez na Marquês de Sapucaí, durante o ensaio técnico. De look branco também assinado Marcio Ferreira Atelier e trança alaranjada na ponta, ela soltou mais o sorriso.

Alguns integrantes que acompanhavam o desfile comentaram que esperavam mais samba no pé da famosa, natural de São Paulo. Mas seu esforço foi reconhecido com aplausos a cada beijo que mandava para a arquibancada.