Barbie botox: faz sentido aplicar toxina para deixar 'saboneteira' visível?

A hashtag #BarbieBotox já passou de 10 milhões de visualizações no TikTok e é mais uma tendência que faz uso da toxina botulínica e está ganhando as redes sociais. Dessa vez, a aplicação é feita no trapézio (músculos grandes localizados na região posterior do pescoço e do tórax) para aquelas mulheres que buscam uma 'saboneteira' —nome popular da clavícula— mais aparente.

Segundo a cirurgiã plástica Eliza Minami, coordenadora de cosmiatria da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), a técnica já é utilizada há anos e não traz novidade para os especialistas, mesmo que cause estranheza ao público leigo. O principal objetivo não é estético, e, sim, aliviar a tensão muscular na região do trapézio.

Esse músculo é muito forte e responsável pelo contorno de ombro e pescoço. Quando aplicamos botox, ele relaxa, dando a sensação de alongamento. Nicolly Machado, dermatologista

A influenciadora americana Catherine Lockhart, 27, publicou um vídeo em seu TikTok falando sobre como se sentiu quatro semanas após realizar o Barbie Botox. Em entrevista à Universa, ela contou que escolheu fazer o procedimento para aliviar sua dor nas costas e que descobriu sobre ele vendo vídeos na rede social.

@catherine_lockhart Barbie botox 4 week update! Can you tell a difference in my shoulder? Ill do another at 6 weeks! #barbiebotox #traptox ? original sound - Catherine Lockhart

"Produzo conteúdos para as redes sociais, então passo o tempo todo olhando para o celular. Meus ombros ficam doloridos. Estava falando para meu namorado que precisava de massagem quando apareceu um vídeo sobre o assunto para mim", disse.

Catherine não sabia que existia a possibilidade de usar botox para aliviar dores nas costas.

O resultado pode ser bom, mas a duração é curta. "Depois de um tempo, o músculo volta. Depende do paciente, mas pode levar de 4 a 12 meses para perder o efeito", explica a dermatologista Carolina Milanez, especialista pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e membro da SBCD (Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica).

Influência e efeitos colaterais

A medicina faz uso da toxina botulínica há 40 anos, e apesar de seus possíveis efeitos colaterais serem conhecidos, ainda há alguns campos incertos sobre a sua aplicação.

Continua após a publicidade

Sabemos, por exemplo, que a técnica relaxa os ombros. Mas quanto de botox deve ser usado ainda não é certo. Betina Stefanello, dermatologista e coordenadora do setor de cosmiatria da SBD-RJ

Segundo ela, se a dose for alta demais o paciente pode ter dificuldade de manter a cabeça reta ou movimentar os braços.

"Não usaria para casos estéticos, ainda mais porque é necessário uma dose muito grande de botox para aliviar a região. O paciente corre o risco de se tornar imune a novas doses da toxina no futuro", explica Stefanello.

No vídeo em que publicou no TikTok, Catherine reforça que o procedimento aliviou a tensão em seus ombros, mas que pessoas ao seu redor disseram que seu pescoço também estava mais fino. Questionada se não tem medo dos efeitos colaterais do botox em excesso, ela garantiu que não.

"Não me preocupo em injetar toxina botulínica no meu corpo. Aplico botox preventivo no rosto desde os 19 anos, para garantir que envelheça bem, nunca tive nenhuma reação", explica. Ela acredita que, aplicando essas pequenas doses desde jovem, vai precisar de menos botox quando envelhecer.

Para a cirurgiã plástica Eliza Minami, o uso da toxina botulínica não deve trazer preocupações. "O risco é muito baixo, desde que se tenha conhecimento da anatomia humana. Existem poucas contraindicações, como mulheres grávidas e amamentando, e pessoas com doenças neuromusculares importantes", explica.

Continua após a publicidade

Para a dermatologista Nicolly, é preciso mais atenção. "No meu ponto de vista, esse procedimento é contraindicado para fins estéticos, pois trata-se de uma aplicação em um músculo grande e o paciente precisa ser exposto a uma grande quantidade de produto", explica. O risco, segundo ela, é a pessoa se tornar resistente ao botox e se o profissional errar a dose, causar botulismo.

O biomédico Dieick De Sá Oliveira reforça que em algumas situações a opção estética do uso da técnica pode ser compreendida. "Algumas mulheres trans fazem o procedimento para diminuir o músculo hipertrófico e ficar com a região mais feminina", diz.

Mas ele alerta: "A longo prazo, o excesso de procedimento pode deixar o músculo enfraquecido. Se você faz musculação, por exemplo, não verá um grande desenvolvimento no local", explica.

Deixe seu comentário

Só para assinantes