Topo

Motociclista é flagrado dando tapa na bunda de mulher em rua de Fortaleza

Ed Rodrigues

Colaboração para Universa, de Recife

23/03/2022 15h24

Um vídeo de câmeras de segurança registrando mais um caso de importunação sexual contra uma mulher viralizou na internet e tem causado revolta entre as pessoas que assistem às imagens. Nas cenas, é possível ver um motociclista se aproximando de uma mulher que caminhava pela rua, passando a mão nas nádegas dela e acelerando o veículo. O caso ocorreu na última segunda-feira (21) em Fortaleza, no bairro Ellery.

O homem estava sozinho no veículo e com a placa tampada por um pano e, até o momento, não foi identificado. Em nota, a SSPDS-CE (Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará) disse que foi aberta uma investigação e que policiais militares realizaram rondas para encontrarem o agressor.

No vídeo ainda é possível ver como a vítima fica assustada com agressão em plena rua e, a partir do ataque, desiste de seguir sua rota e retorna correndo pela mesma via. A jovem já foi identificada e prestou depoimento à Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (23).

A SSPDS acrescentou que as investigações ocorrem de forma integrada entre a delegacia local e a Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza. A secretaria informou ainda que as imagens de câmeras de segurança estão auxiliando os trabalhos policiais.

O que é importunação sexual?

Em 2018, a chamada importunação sexual se tornou crime no Brasil, com pena prevista de um a cinco anos de prisão. É definida como sendo a prática de um "ato libidinoso", algum tipo de contato sexual contra uma pessoa sem que ela tenha dado consentimento. O projeto de lei surgiu após diversos casos de homens que se masturbaram ou agrediram sexualmente mulheres dentro de transporte público terem ganhado repercussão nacional.

Como denunciar?

A SSPDS destacou a importância de as vítimas denunciarem essas agressões em qualquer unidade policial. Se for possível, porém, a orientação é procurar uma delegacia especializada em atendimento a mulheres.

Em casos como o que ocorreu em Fortaleza, o órgão explicou que a população pode contribuir com as investigações, repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais por meio dos disque-denúncia de suas cidades.

No Ceará, as denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp pelo qual podem ser feitas as queixas via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. As informações também podem ser direcionadas para o telefone (85) 3108-2950, da Delegacia da Mulher de Fortaleza, com sigilo e anonimato garantidos, garante a SSPDS.

Se você foi ou conhece uma mulher que tenha sido vítima de importunação sexual ou outro tipo de crime de gênero, também pode ligar para o número 180, canal do Governo Federal que registra denúncias e dá orientações de como agir ao sofrer esse tipo de violência.

Em caso recente, agressores foram identificados

Em setembro do ano passado, uma mulher de 25 anos também foi vítima de importunação sexual enquanto andava de bicicleta, em Palmas, no Paraná. Andressa Lustosa seguia por uma via movimentada quando um automóvel se aproximou e um homem desferiu um tapa nas nádegas da ciclista, que se assustou e caiu da bicicleta, o que causou vários ferimentos pelo corpo. Na época, o vídeo da agressão também viralizou na internet. Os agressores foram identificados.

Em outubro, a Justiça do Paraná aceitou a denúncia contra os dois homens que estavam no carro. Ambos se tornaram réus por importunação sexual e lesão corporal. Se condenados, somadas as penas, os dois podem pegar até nove anos de reclusão. O caso ainda teve razão de gênero como qualificadora, uma vez que a vítima era mulher.