Topo

Redação sobre Rihanna ajuda estudante a ser aprovado em vestibular no CE

A cantora Rihanna - Reprodução
A cantora Rihanna Imagem: Reprodução

Ed Rodrigues

Colaboração para Universa, de Recife

28/02/2022 13h44

O que te deixaria mais tranquilo em uma redação de vestibular do que poder escrever sobre a vida de um ídolo? No Ceará, o estudante Filipe Aragão, 18 anos, colocou todo o seu conhecimento e apreço pela cantora Rihanna em um texto biográfico que lhe rendeu quase a nota máxima. A aprovação na UECE (Universidade Estadual do Ceará) veio e o surpreendeu. "Fiquei em choque", disse o jovem.

A Universa, Filipe contou que a UECE deu duas opções de redação aos estudantes. O texto poderia ser feito no formato editorial, sobre mulheres negras, latinas e caribenhas; ou no estilo biografia, escrita em terceira pessoa e discorrendo sobre a história de uma mulher que conseguiu mudar a própria vida por meio do estudo.

"A biografia de Rihanna, de quem sou muito fã, veio logo à minha mente. Ela teve problemas administrativos dos bens e da carreira quando começou, chegando quase a falir, mas se reergueu. Ela começou a ser mais ativa na administração dos ganhos dela. Estudou e hoje gere a própria carreira e é CEO de sua empresa", explicou.

O estudante Filipe Aragão, 18 anos, escreveu redação sobre a cantora Rihanna no vestibular - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
O estudante Filipe Aragão, 18 anos, escreveu redação sobre a cantora Rihanna no vestibular
Imagem: Arquivo Pessoal

O jovem marcou 59 dos 60 pontos máximos permitidos na redação quando apostou em um tema com qual tinha mais proximidade. Filipe disse que teve a ideia por causa de uma música de outro artista, que menciona Rihanna.

"Tive a ideia e percebi que eu conseguia encaixar a vida da cantora na redação, sem contar que eu sou fã dela. Me pareceu uma boa história, já que ela estudou para administrar a própria carreira, o que permitiu que abrisse suas marcas de lingerie e maquiagem."

Filipe Aragão se identifica como pansexual e diz que é ligado a pautas humanitárias, mas que esse tipo de conhecimento deveria ser buscado por todos. "Acredito que são conhecimentos humanitários básicos e que a sociedade como um todo deveria apreender sobre."

Apaixonado pelos animais

Filipe Aragão, que nasceu e mora em Fortaleza, ingressou na UECE no curso medicina veterinária. Tornar-se um profissional que cuida de animais era um sonho de infância.

"Um sonho que, felizmente, vai começar a se tornar realidade neste ano. Tenho muita afinidade com os bichos. Sempre brinco falando que meus cachorros são meus filhos. Eu amo animais de toda natureza e sempre quis trabalhar perto deles."