Topo

Vem verão: saiba como deve ser rotina de cuidados com a pele e os cabelos

Karina Hollo

Colaboração para Universa

21/12/2021 04h00

Verão pede mais caminhadas ao ar livre assim como mergulhos no mar e na piscina. É a época do ano em que os dermatologistas mais reforçam a importância da proteção solar diária e dos cuidados especiais com a pele e com os cabelos.

Os efeitos nocivos da radiação solar são, sobretudo, o envelhecimento precoce, as manchas na pele, o aumento da flacidez e até o surgimento de câncer de pele. Proteger a pele é fundamental. "Filtro solar é indispensável em qualquer época do ano, mas principalmente no verão. Ele precisa ter FPS igual ou maior do que 30", recomenda a dermatologista Ana Paula Fucci, do Rio de Janeiro.

Para o rosto, é importante observar que o filtro seja adequado ao tipo de pele: seca, oleosa, mista ou acneica, por exemplo. Já para o corpo, os sprays facilitam a vida na hora de espalhar o produto.

Novidades no mercado

A boa notícia é que são muitas as novidades de protetores solares para 2022. "Há o filtro solar com efeito de iluminador, texturas cada vez mais secas para efeito mate em peles muito oleosas, mais opções de filtros com cores para abranger peles mais escuras e filtros solares com ácido hialurônico ou com antioxidantes com ação anti-idade", conta Nanashara Valgas, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Clínica Derm & Vasc, em Macaé (RJ).

Outras novidades são: filtros solares em bastão; filtros compactos e em pó que investem em toques mais secos; filtro em spray com toque seco para uso corporal; e filtros que protegem contra UVA, UVB, luz azul e luz visível principalmente para quem trabalha em frente ao computador ou para quem tem melasma.

Ficar na piscina ou na praia requer atenção especial. "Chapéus, viseiras, óculos escuros e roupas com fator de proteção são sempre indicados. E recomendo evitar a exposição solar nos horários sabidamente mais prejudiciais, entre 10h e 16h", diz Ana Paula.

Hidratação dos cabelos

O sol não causa danos apenas à pele, ele pode também atingir a queratina dos fios e danificar os cabelos. "O resultado dessa exposição sem os devidos cuidados é um fio ressecado e quebradiço", alerta a dermatologista Mariana Corrêa, do Distrito Federal, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A radiação UV é uma grande agressora para os cabelos, causando oxidação dos aminoácidos dos fios, o que diminui a sua resistência. "Danifica também os lipídeos capilares, causando perda da coesão da cutícula protetora (a camada externa do fio). Ocorre ainda um desbotamento da cor, seja ela natural ou não, pela degradação da melanina", explica a médica.

Por isso, a rotina de cuidados com cabelos e couro cabeludo deve incluir o uso de produtos adequados ao tipo de fio, normalmente envolvendo xampu, condicionador e algum finalizador, além do uso regular de máscara capilar hidratante.

"Use xampu e condicionador para cabelos danificados, com fórmulas bem nutritivas e hidratantes, além de produtos com ativos como ceramidas e óleos vegetais, que podem ajudar a recuperar os fios. Tenha também cuidado ao desembaraçar: faça isso apenas quando o cabelo estiver úmido e condicionado", ensina Regislaine Miquelin, de São José do Rio Preto (SP), dermatologista membro da SBD.

O condicionador após a lavagem restabelece a maciez. Os fios de quem pratica esportes aquáticos, por exemplo, sofrem mais agressões, necessitando de maior frequência nos cuidados. "Normalmente uma boa máscara hidratante capilar uma vez por semana é suficiente, restaurando a maleabilidade e o brilho", diz Ana Paula.

As substâncias químicas como o cloro e os minerais presentes na água do mar também atingem a cutícula dos fios. Na praia, vale usar produtos com proteção solar e com vitaminas para proteger os fios.

"Para blindar os cabelos antes de se expor ao sol, há vários cosméticos com vitaminas que protegem os fios da raiz ao comprimento. Depois, para os fios ressecados pela ação do sol, recomendo óleos capilares, como o de argan, que ajudam a recuperar os lipídios dos fios, ajudando a dar mais brilho para o cabelo", finaliza Mariana.