Topo

Fe Garay sobre pausa no vôlei para ser mãe: "Homens têm filho e vida segue"

Nathália Geraldo

De Universa

14/12/2021 04h00

Um dos destaques das Olimpíadas 2021, a jogadora de vôlei Fernanda Garay é a primeira entrevistada desta temporada de "E Aí, Beleza?", talk show de Universa apresentado pela maquiadora Fabi Gomes. Em um papo sobre carreira, maquiagem e planos de vida, a atleta reforçou o motivo que a fez dar um "descanso" da seleção brasileira de voleibol: a dedicação ao planejamento de engravidar.

O programa faz parte do UOL no Verão e tem patrocínio da Eudora. Nesta quarta temporada, tem oito episódios, que vão ao ar toda quarta-feira, às 17 horas, no canal do UOL, com convidados famosos batendo papo sobre beleza real, autoestima e experiências pessoais. Confira no vídeo a entrevista completa de Fe Garay e, abaixo, alguns dos assuntos abordados em sua participação.

Fernanda Garay em quadra: maquiagem e apoio externo

Inspiradora na trajetória dentro e fora das quadras, Fernanda Garay contou para Fabi Gomes que a força que demonstrou nos Jogos Olímpicos de Tóquio tem tudo a ver com se sentir responsável por representar as pessoas que a apoiam. "A força vem da minha trajetória de vida. Quando entro na quadra, tento dar o meu melhor e porque inevitavelmente levo as pessoas que me acompanham e minha família comigo até ali".

Planos para engravidar e a pausa na carreira

Para ela, as Olimpíadas foram um "momento pleno", em que também estava em boa fase técnica. Logo após o fim dos Jogos, Fe Garay anunciou a pausa profissional.

"Quero engravidar e estar presente neste momento", explicou na entrevista. "Mulheres precisam ter excelente planejamento porque somos atletas e vivemos de acordo com nossos contratos. Sei que algumas engravidam sem planejar e deve ser muito desafiador."

A atleta destacou que o esporte ainda "está atrás" quando se pensa nas oportunidades de homens e mulheres para viverem a fase de ter filhos. "Como mulheres somos lesadas, enquanto homens têm família, filho, e a vida continua. Estamos atrás em relação a isso. Aí a mulher ou tem filho jovem e tenta conciliar com a carreira ou estica ao máximo, como eu fiz, para ter a opção de voltar ou não depois."

Fernanda ainda comentou que o esporte é uma porta de inclusão para pessoas negras, como se refletiu em sua trajetória de vida. "Quando me destaquei no vôlei, vi uma oportunidade de mudar de vida. Inclusive para minha família ter acesso a coisas melhores."

"E Aí, Beleza?" temporada no UOL no Verão

Em oito episódios, Fabi entrevista diferentes personalidades. Além de Fernanda Garay, estão escaladas a criadora de conteúdo Alexandra Gurgel e as cantoras Daniela Mercury e Raquel Virgínia. O programa também receberá o apresentador Otaviano Costa, do Otalab, e o criador de conteúdo Vítor diCastro.

Aos domingos, Fabi Gomes dá dicas de maquiagem no quadro "Make Sem Drama", com truques e produtos que facilitam o dia a dia de quem gosta de se maquiar sem perder tempo. Acompanhe no YouTube de Universa e nas redes sociais.

Veja como fazer a maquiagem "glossy" que Fabi Gomes usou neste episódio: