Topo

Simbologia mística das aves: coruja retrata sabedoria e morte. Veja outras

Cada pessoa tem um animal com o qual se identifica, tanto pela sua personalidade quanto pelas características - pchoui/ iStock
Cada pessoa tem um animal com o qual se identifica, tanto pela sua personalidade quanto pelas características Imagem: pchoui/ iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

14/11/2021 04h00

Talvez você não imagine, mas todos os animais têm significado espiritual. Além disso, cada pessoa tem um animal com o qual se identifica, tanto pela sua personalidade quanto pelas características. Neste grupo também entram as aves, obviamente, trazendo histórias, crenças e referências de diferentes culturas.

"Tanto histórica quanto espiritualmente, cada animal ganhou a associação de conotações, em decorrência da energia e dos atributos que representa. Esses atributos são aqueles que se refletem em nossa forma de ser e de agir", diz a mística espiritualista Cigana Kélida.

Todo animal traz consigo uma mensagem de grandeza, amor e grandes lições espirituais, conforme lembra a especialista. Para quem quer saber mais sobre a própria personalidade, basta pensar rapidamente em um animal e o que vier primeiro à mente dirá bastante a respeito de suas características. Assim, saber o significado espiritual dos animais ajuda a promover o processo de autoconhecimento.

Mas não é só isso. É possível que diferentes culturas atribuam simbolismos distintos à fauna. No caso das aves, por exemplo, a águia representa tanto uma conexão com o divino quanto sabedoria. A seguir, a especialista apresenta significados espirituais e místicos de algumas delas.

Coruja

Dona de uma visão excepcional, que lhe garante a fama de ótima caçadora, a coruja desperta tanto admiração quanto temor, desde a antiguidade. Em termos espirituais, a ave simboliza a lua e o misticismo e representa sabedoria e conhecimento.

Mas em algumas culturas, ela é associada a cenários negativos. "Para os astecas, seu significado espiritual é o 'deus do inferno'. A ave é um símbolo de morte e destruição. Por outro lado, na cultura medieval, era considerada uma 'bruxa disfarçada', cujo significado está intimamente relacionado à morte", conta Kélida.

Pomba

Em muitas civilizações, a pomba é considerada ave da paz e do amor. Gentileza, sacrifício, comunicação e graça também estão na lista de simbolismos.

"Como animal espiritual, a pomba tem o poder de ajudar a nos tornarmos pessoas melhores e a transformar nossas vidas", diz a espiritualista. Segundo ela, há muito tempo, acreditava-se que deuses e o divino estavam dentro desses pássaros.

Beija-flor

Na cultura asteca, a crença propagava que as almas dos guerreiros falecidos voltavam à Terra na forma de beija-flor. "Segundo o xamanismo, o beija-flor é um símbolo do amor romântico, graça, alegria, cura, sorte e suavidade", diz Kélida.

Por isso, reza a lenda que, quando alguém vê um beija-flor, é que uma alma amada veio visitar e mostrar que está bem. Como o pássaro está sempre atrás do néctar das flores, seu simbolismo também é associado à persistência, ou seja, a necessidade de buscar sempre o lado doce da vida, perseverando nessa busca, mesmo diante das dificuldades.

Águia

Já a águia simboliza a conexão com o divino, devido à sua proximidade com o sol e, acima de tudo, o princípio da espiritualidade. "Por isso os índios norte-americanos sempre usaram a pena de águia em seus rituais e no dia a dia, pois os ajudavam a se conectar com o espiritual", comenta Kélida.

Além do mais, como a águia voa muito alto, diz-se que se desloca ao lado dos deuses, razão pela qual também é associada à sabedoria. Por fim, é vista como animal de poder, pois ensina a ver os problemas com perspectiva, do alto.

Andorinha

Esse pequeno pássaro reúne uma série de simbolismos —a maioria deles positivos. Na China, por exemplo, a andorinha simboliza a felicidade das crianças e promete um bom casamento.

Por suportar muitas mudanças, incluindo mau tempo, a andorinha mostra que todos são capazes de ressurgir após problemas, com novas esperanças e grande confiança. Assim, é considerada um pássaro de força, sendo também rápida, progressiva e habilidosa.

A presença da andorinha representa liberdade e boa sorte. Por fim, a ave está conectada com a cura e simboliza esperança e prosperidade.

O mito da fênix

Apesar de não existir no "mundo real", a fênix tem presença forte no imaginário coletivo, graças ao seu significado. A ave surgiu entre os gregos. Pela literatura mitológica, quando morria, a fênix entrava em processo de autocombustão e, depois de algum tempo, renascia das próprias cinzas. Assim, ganhou significado espiritual fortíssimo, simbolizando a capacidade de recomeçar.

O renascimento é visto não apenas como a possibilidade de vida depois da morte, como aprendemos com o catolicismo, mas também se encaixa numa simbologia mais cotidiana, sendo a força capaz de mover alguém, mesmo depois de se sentir derrotado.

Outra característica era sua força descomunal, capaz de transportar cargas muito pesadas. Por isso, a ave mitológica é símbolo de força e coragem para continuar a vida, mesmo com todos os percalços e dificuldades.