Topo

Delineado invertido, cílios sem borrar: truques de make da Fabi Gomes

Fabi Gomes com delineado invertido feito com lápis verde no tutorial "Make sem Drama" do "E Aí, Beleza?" - UOL
Fabi Gomes com delineado invertido feito com lápis verde no tutorial "Make sem Drama" do "E Aí, Beleza?" Imagem: UOL

De Universa

31/10/2021 04h00

A vida social é retomada aos poucos, mas o uso da máscara facial continua sendo importante em tempos de pandemia. Como manter a maquiagem expressiva enquanto nariz e boca permanecem cobertos? Bem, o foco é no olhar.

Nesta temporada do talk show de Universa "E Aí, Beleza", apresentado pela maquiadora Fabi Gomes, no Canal UOL, os melhores truques de maquiagem ficaram para quem ama técnicas e produtos destinados à área dos olhos. Como tendência, Fabi deu aula sobre delineado invertido. Já as dúvidas sobre como passar máscara de cílios sem borrar e como manter a sobrancelha expressiva, mas sem carregar, foram entregues em outros tutoriais. Veja abaixo.

Maquiagem para os olhos: dicas de Fabi Gomes

Sobrancelha sem marcar

Fabi Gomes usa poucos produtos para deixar a sobrancelha preenchida sem estar totalmente marcada. Primeiro, a orientação é escovar os fios naturais e, depois, escolher uma sombra com cor neutra e fundo mais acinzentado. Com ela, é possível preencher o fundo. E essa técnica que trará mais volume para os fios.

Para quem tem sobrancelha com falhas, a recomendação é usar lápis ou caneta cosméticas para passar sobre os fios, desenhando "tracinhos" nas partes vazias. Finalize com um gel incolor para sobrancelhas.

Veja como fazer:

Cílios sem borrar

Para que os cílios fiquem levantados e volumosos com a máscara preta, mas sem "carimbar", também tem truque. A maquiadora sugere que, ao passar o produto, o cuidado está na inclinação da cabeça: enquanto você desliza o pincel da raiz a ponta do fio, jogue um pouco o pescoço para trás, para que a pálpebra fique lisa e não atrapalhe a maquiagem. A dica serve tanto para pincéis mais gordinhos quanto para os que alongam os fios naturais.

Assista ao tutorial:

Delineado invertido

A técnica do delineado invertido — que bomba nas fotos e vídeos das redes sociais — precisa de atenção. No passo a passo, comece escolhendo uma sombra marrom com três ou quatro tons acima do tom de pele para passar na pálpebra.

Depois, vem o "destaque" da maquiagem: com um lápis macio, pinte a raiz dos cílios inferiores. Com um pincel chanfrado, é a hora de "puxar" o lápis do cantinho externo, formando um "gatinho invertido".

Por fim, pegue um lápis preto e aposte em um traço na linha d'água inferior e na superior. O desenho do delineado pode ser reforçado com sombra, depositada com um pincel sobre a linha traçada.

Veja em vídeo: