Topo

Adele volta com make 'classuda': veja passo a passo dos truques da cantora

Adele lançou novo clipe, "Easy on me" - Instagram/Reprodução
Adele lançou novo clipe, 'Easy on me' Imagem: Instagram/Reprodução

Nathália Geraldo

De Universa

17/10/2021 12h19

Adele olha pelo retrovisor do carro e "pã": seus olhos com côncavos marcados, o gatinho feito milimetricamente com delineador preto e cílios postiços volumosos e curvados estão lá. Essa é uma das cenas do clipe de "Easy on me", lançado pela cantora em 15 de outubro e que já acumula 63 milhões de visualizações no Youtube.

Adepta da maquiagem clássica, a artista britânica que entregou aos fãs a primeira composição do novo álbum, "30", mantém a pose de "classuda" nesse retorno. "O delineado gatinho é algo clássico e faz nos lembrar de mulheres como a Adele. É uma marca para ela", explica a maquiadora Raíssa Coutinho. O disco será lançado em 19 de novembro.

Maquiagem de Adele: detalhes da beleza

Há quem goste de delineadores coloridos, geométricos, conceituais. O papo com Adele, diz Raíssa, é mais reto. "É algo 'classudo', que ela usa apenas trocando a cor do batom, escolhendo entre nude e vermelho, mantendo o olho com o delineado. Como ela é uma artista, é importante para ela ter essa imagem, além da voz", analisa.

Como fazer delineado gatinho

Fazer o gatinho dá trabalho? Para muitas pessoas, sim, mas vale a pena treinar a técnica.

No vídeo de "E Aí, Beleza", a maquiadora Fabi Gomes mostra uma sequência fácil de movimentos para que a linha fique certinha e rente aos cílios. Tutorial rápido:

  • Com o olho aberto, comece fazendo a 'extensão' do traçado.
  • Feche a pálpebra com o dedo e desenhe do canto externo para dentro do olho, completando o tracejado.
  • Pense no acabamento ao mesmo tempo, para que a linha não fique sanfonada.
  • Por fim, segue no canto de fora do olho para preencher a região interna

Tons marrons na pálpebra, contorno e 'open' cílios

Para o delineado gatinho — esse em que o desenho termina com o traço afinando para fora do canto externo do olho — a dica é apostar em "esquentar" a pálpebra com alguma sombra marrom. "Adele não tem um olho muito grande, então ela usa uma pálpebra bem marcada para dar mais profundidade".

A beleza é composta ainda por uma quantidade considerável e volumosa de cílios postiços e por contorno caprichado na área do rosto um pouco abaixo de onde se passa o blush.

Dá para 'copiar e colar' beleza de Adele?

A maquiadora explica que sim, mas que o "copia e cola" das famosas para a vida real deve ser feito com parcimônia. "Vivemos em uma era em que blogueiras, youtubers pessoas do Instagram copiam a maquiagem dos famosos mas, principalmente em relação ao contorno, é preciso entender a leitura de cada rosto. Assim como o delineado, que pode ficar diferente em cada pessoa", comenta.

"Nesse clipe, Adele tem o contorno bem marco porque há cenas em que ela está em preto e branco; mas, talvez, no dia a dia, seja suficiente apostar em delineador e blush apenas.

Mais: veja como fazer 'delineado invertido' com a maquiadora Fabi Gomes, no "E Aí, Beleza?", de Universa, apresentado no Canal UOL: