Topo

Adeus, retrógrados! Saturno, Júpiter, Plutão e Mercúrio voltam a caminhar

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

15/10/2021 04h00

Os últimos meses foram lentos e enroscados para você? Então chegou a hora de comemorar! Em outubro temos a finalização do movimento retrógrado de quatro planetas, o que promete movimentar muitos setores da vida. Por isso, a sensação evidente durante todo o mês será a de alívio, já que quatro astros retrógrados mexem diretamente com a gente.

Segundo a astróloga Sara Koimbra, podemos esperar que as diligências devido às correspondências planetárias que estavam estacionadas deixem, a partir de agora, a vida a fluir um pouco mais. "Todos nós passamos por maus bocados, propositalmente proporcionados pelo cosmos para que a gente olhasse com mais atenção para as questões coletivas, com senso de humanitarismo", diz.

Toda retrogradação planetária diz respeito ao aparente movimento contrário ou estacionado de um astro. Como para a astrologia o que vemos no céu influencia diretamente nossa vida, quando um planeta está retrógrado, tudo aquilo que ele rege também caminha a passos lentos ou para trás, pedindo reavaliações e revisões. Pausas também são necessárias, ainda que não feitas de maneira consciente.

Sara explica que o sentimento de alívio vivido em outubro será notável porque os planetas em questão influenciam diretamente nossa vida e o contexto social que nos cerca diariamente. Não que a retrogradação seja ruim, até porque a astróloga enfatiza que planetas retrógrados só têm um motivo para acontecer: aprendizado, "afinal, não se mexe em time que está ganhando".

"Estávamos em uma vibe de reavaliar qual era a nossa fé e o que fazia nossa consciência expandir, além de questionarmos qual é nosso papel em relação à humanidade. Tudo isso mexeu muito com nossa fé, nossa esperança e a bondade das pessoas", conta a astróloga. O primeiro planeta a deixar a retrogradação foi Plutão, no dia 7, seguido de Saturno, no dia 11. Por fim, Júpiter e Mercúrio voltam ao movimento direto no dia 18.

Abaixo, Sara destaca as principais influências de cada planeta em movimento direto.

Saturno

Saturno retrógrado é pesadíssimo, já que está muito ligado à responsabilidade e à maturidade. Quando o astro estaciona, aspectos cármicos da nossa vida vêm à tona e é possível sentir o peso das questões pendentes, bem como da responsabilidade em relação ao signo que ele está tocando. Como Saturno estava retrógrado em Aquário — signo que é muito voltado para o coletivo e para as inovações tecnológicas — ele mexeu muito com o senso coletivo. Em contrapartida, a exemplo da vacinação que atrasou, podemos enxergar que, a partir de agora, tudo deve ocorrer com mais rapidez. As questões sociais, inclusive relacionadas à pandemia, serão mais fluidas. Somos, enfim, brindados com mais responsabilidade e firmeza.

Júpiter

Quando Júpiter está retrógrado, a sensação é de estarmos no meio de uma maré de azar. Não nos sentimos protegidos e, com isso, reavaliamos a nossa fé e o que nos faz expandir a consciência. Com o astro em movimento direto, a gente não tem mais a questão da lei de Murphy. Ou seja, as coisas começam a andar, assim como a espiritualidade passa a ser menos confusa. Quanto ao ensino, a gente tende a aprender sobre coisas mais abstratas. A sociabilidade e a bondade em relação ao todo passam a fluir melhor. Portanto, agora começa um período propício para as viagens longas e o conhecimento mais abstrato, em que as filosofias e os dogmas passam a ter mais fluidez na vida de todos.

Plutão

É um planeta de grandes transformações e que traz acontecimentos densos visando o crescimento da alma. Plutão tem uma função muito específica de implodir as coisas para que a gente possa renascer, se transformar, encerrar um ciclo e começar outro. Quando Plutão está retrógrado é tudo caótico, ainda mais quando está em Capricórnio, signo que representa a estrutura dos acontecimentos mais tensos em relação à estrutura social, ao trabalho e à carreira. Isso acontece para que possamos reavaliar o que desejamos nessas áreas. Agora, com Plutão em movimento direto, as estruturas — principalmente da sociedade — tendem a ser mais amenas e as catástrofes tendem a ser menores.

Mercúrio

É o planeta que rege a comunicação e todos os aparelhos eletrônicos. No período retrógrado tivemos um exemplo bastante claro de sua influência no dia em que Instagram, Facebook e WhatsApp ficaram fora do ar, todos ao mesmo tempo. Saindo da retrogradação e entrando em movimento direto, tudo que corresponde à comunicação ficará mais fluido.As pessoas irão falar e vamos entender com mais clareza. Além disso, será possível assinar contratos sem grandes problemas e fazer pequenos deslocamentos sem percalços.