Topo

Batons 2.0: eles têm poder de skincare e acabamento de maquiagem

Jessica Arruda

Colaboração para Universa

22/07/2021 04h00

A pele dos lábios nem sempre é lembrada na rotina de cuidados. Por ser mais fina e sensível, também fica suscetível à desidratação e aos sinais da passagem do tempo. Se por muitos anos o batom foi usado apenas para colorir os lábios, com o avanço da tecnologia e a revisão dessas necessidades, ele ganha status de protagonista na hidratação e nos cuidados com a região. Com ativos antioxidantes e muito emolientes, virou um forte aliado para preencher linhas, reforçar os contornos da boca e até simular um volume saudável.

"Hoje em dia, tratar os lábios faz parte do skincare diário, conferindo uma aparência mais jovem à boca. Ativos antienvelhecimento, preenchedores e antioxidantes recuperam e protegem a pele e também a pele dos lábios", explica a cosmiatra Ludmila Bonelli. A melhor parte: com cores e acabamentos variados.

Seja líquido ou em bala, fique atenta ao rótulo

Com a baixa produção de oleosidade da região, uma rotina de hidratação contribui para proteger os lábios. Ainda mais agora, com o uso diário de máscaras de proteção, que pode deixar a boca ainda mais ressecada.

Os produtos que você costuma aplicar na pele o rosto são eficazes no tratamento de linhas que aparecem ao redor dos lábios, também conhecidas como "código de barras". Mas é preciso ir além.

Além da ingestão de água, produtos com ingredientes umectantes e nutritivos, como óleos vegetais e manteigas, caso das derivadas de karité, cacau ou cupuaçu, trazem propriedades reparadoras que ajudam a manter a barreira protetora da pele. "Um exemplo de bom ativo é o óleo de rosa mosqueta. Além de hidratar, contém ômegas 6 e 9 para a lubrificação e reconstrução desta pele tão frágil", diz a especialista.

Itens com vitaminas A e E trazem propriedades antioxidantes que neutralizam os radicais livres e retardam o envelhecimento da pele dos lábios. Além, é claro, de melhorar a textura e aparência da região. "Acrescento ainda a Coenzima Q10 que além de diminuir o estresse oxidativo da pele é biocompatível com o nosso organismo, deixando os lábios ainda mais nutridos e sem causar nenhuma intercorrência", acrescenta Ludmila.

De olho nos ácidos e na proteção solar

O ácido hialurônico associado ao filtro solar e ativos regeneradores como glicerina, pantenol e ceramidas também age na elasticidade da região, estimulando a produção de colágeno. Quando utilizadas diariamente, estas substâncias proporcionam não só uma hidratação profunda, mas também como efeito preenchedor a longo prazo.

Vale lembrar ainda que proteção solar é fundamental — e não deve ser menor que FPS30. "Hidratação e proteção solar já são grandes aliadas, mas entram como cuidados preventivos e que precisam ser contínuos para promover a manutenção da qualidade dessa pele", afirma o dermatologista Otávio Macedo, de São Paulo.