Topo

Devo sair com alguém de signo oposto? Saiba por que a resposta é 'sim'

Por conta da desigualdade, uma pessoa pode ser extremamente saudável ao outro, trazendo equilíbrio para a relação - lechatnoir/iStock
Por conta da desigualdade, uma pessoa pode ser extremamente saudável ao outro, trazendo equilíbrio para a relação Imagem: lechatnoir/iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

10/07/2021 04h00

A roda do zodíaco, também conhecida como mandala zodiacal, reúne os doze signos, encaixando-os em eixos. Isso faz com que cada um fique em posição contrária a algum outro. As duplas formadas recebem denominação especial - são chamadas de opostos complementares.

A princípio, essa oposição pode despertar a ideia de que os perfis sejam extremamente diferentes - e, por isso, a convivência entre representantes dos dois lados não daria certo. Mas a verdade está bem longe disso: por causa dessa desigualdade, um é extremamente saudável ao outro, trazendo equilíbrio para a relação.

Os pares em posição antagônica formados na disposição da roda são:

  • Áries e Libra
  • Touro e Escorpião
  • Gêmeos e Sagitário
  • Câncer e Capricórnio
  • Leão e Aquário
  • Virgem e Peixes

"O termo 'oposto' acontece no nível simbólico e não na prática do relacionamento. É como uma alquimia: esses signos são opostos complementares. Então, muitas vezes, o que pode parecer uma grande diferença, na verdade é ótima oportunidade para enxergar algumas características comuns a ambos, ainda que com cores diferentes", pontua a astróloga, taróloga e psicanalista Virginia Gaia.

Como lembra o astrólogo e professor Victor Augusto de Souza, esses signos vibram em polaridades diferentes. "O que um tem como excesso, o outro não tem e essa diferença tende a ser muito importante para o equilíbrio da relação", comenta.

Além disso, um signo pode ensinar a habilidade ou a atitude que tem de sobra para o outro, acarretando novos conhecimentos para a vida de ambos.

Análise detalhada do mapa

Apesar disso, a astróloga Virginia Gaia ressalta a importância de não se rotular as pessoas somente pelo signo solar — identificado apenas pela data de nascimento.

"Quando dizemos que alguém é de determinado signo, estamos nos referindo somente à posição do Sol no céu quando a pessoa nasceu. É preciso considerar o mapa todo, avaliando a posição da Lua e de todos os demais planetas e pontos do mapa", ressalta.

Isso porque, quando há uma concentração grande de planetas e pontos em determinado signo, a pessoa apresentará muitas características desse signo em questão, mesmo que não seja o Sol dela.

Virginia ressalta que a única técnica astrológica fundamentada para avaliar relacionamentos é a sinastria. "Com ela, são analisados os mapas astrais completos do casal e ainda gerado um terceiro mapa, que é o que mostra como ficam ambos dentro da relação", resume.

Dá jogo?

Apesar de a análise dos mapas natais do casal trazer informações bem mais detalhadas, é possível identificar algumas "vantagens" do encontro de pessoas identificadas como opostas, considerando-se a essência dos signos solares. É o que mostra a astróloga Vivi Pettersen, que indica o que um pode aprender com o outro.

Áries e Libra: o ariano tem mais atitude, não tem medo de encarar desafios e se joga diante das adversidades. Ele acaba estimulando o libriano a ter mais coragem para correr atrás do que quer, sem tantos receios. De forma contrária, Libra mostra a Áries como o uso da diplomacia no dia a dia, sem ser tão estourado e imediatista, traz vários benefícios.

Touro e Escorpião: o taurino oferece o amor e o escorpiano, intensidade. Ao lado de Escorpião, Touro enxerga que a vida é para ser vivida, deixando a vulnerabilidade e o apego de lado. Da mesma forma, o escorpiano consegue controlar os impulsos e aprende sobre estabilidade e determinação.

Gêmeos e Sagitário: ambos os signos são livres e gostam de se aventurar, mas enquanto o geminiano é mais superficial e perde o interesse fácil, o sagitariano gosta de se aprofundar para expandir a mente. Assim, Gêmeos aprende que precisa olhar com mais profundidade e Sagitário entende que só tem a ganhar ao se comunicar de forma mais clara.

Câncer e Capricórnio: há muita troca de conhecimento, pois os perfis são bem diferentes. Capricórnio entende a importância das relações familiares e de expressar sentimentos. Enquanto isso, Câncer percebe como é necessário ter os pés no chão, viver a realidade e ser determinado para conquistar a estabilidade.

Leão e Aquário: enquanto Aquário mostra para o par a importância de se envolver com questões coletivas (já que é meio egocêntrico), Leão ensina sobre a necessidade do autocuidado e que cuidar de si mesmo também é necessário para alcançar uma vida equilibrada.

Virgem e Peixes: a praticidade e objetividade de Virgem mostra para o pisciano que não se pode sonhar e fantasiar o tempo todo, focando mais na realidade para executar projetos de vida. Na contramão, Peixes deixa o virginiano mais leve e o faz entender que o sonho também é importante para o equilíbrio, assim como levar em conta a intuição pessoal em várias situações.