PUBLICIDADE

Topo

Alto Astral

Nojinho na madrugada: saiba o que significa sonhar com baratas

Sonhar com barata: entenda o que significa - iStock
Sonhar com barata: entenda o que significa Imagem: iStock

Gabrielle Silva

Colaboração para Universa

17/06/2021 04h00

Assim que ouvimos a palavra "baratas" a nossa reação é de medo, nojo ou repugnância. Isso porque, de acordo com o astrólogo do Astrocentro Brendan Orin, simbolicamente elas estão ligadas à impureza, coisas ruins e sujas. Contudo, ele alerta que tudo depende da situação e de como ela aparece para você.

À Universa, a psicóloga e coordenadora do Núcleo de Sonhos da Clínica da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA), Marion Rauscher Gallbach, afirma que os nossos sonhos, muitas vezes, reproduzem emoções que tentam compensar e equilibrar aquilo que vivemos durante a vida acordada.

A psicanalista conta que essa é linha seguida por Carl Gustav Jung, que avalia que os sonhos têm a função de trazer uma mensagem à consciência.

"Na visão junguiana eles estão sempre procurando reequilibrar e equilibrar a postura consciente que tende a uma unilateralidade. A consciência é um facho de luz que ilumina só uma parte e deixa o resto no escuro e ela é, de certa forma, unilateral. Já os sonhos vêm do inconsciente com a intenção de compensar e reparar aquilo que está faltando", explica.

Além dos sonhos compensatórios, a autora do livro "Aprendendo Com os Sonhos" aponta que não podemos esquecer dos sonhos prospectivos, que são aqueles que nos contam algo sobre aquilo que está por vir.

"Falamos muito dos sonhos compensatórios, mas na linha junguiana a gente também fala dos sonhos prospectivos, aqueles que trazem uma visão sobre alguma atividade futura. Às vezes você sonha uma coisa que ainda vai acontecer, mas aquele sonho vem para te mostrar que você está indo nessa direção, seja para o bem ou para o mal", diz.

Sonhos possuem significados?

Marion ressalta ainda que por mais irracionais que sejam, todos os sonhos possuem significados. É importante, portanto, ficar atento a essas mensagens que recebemos durante a noite.

"Os sonhos parecem irracionais, mas todos têm significados. Com o tempo, terapia e observação as pessoas aprendem a trabalhar os seus sonhos e compreender. É importante olhar para o sonho com profundidade porque no sonho nada é aleatório, nada é à toa. Sempre tem alguma coisa que está relacionada", conta.

O que significa sonhar com baratas?

Então, vamos aos sonhos com baratas, segundo o sacerdote Wiccaniano, Brendan Orin.

"Em geral, sonhar com barata simboliza impureza. Ao ter este sonho, o melhor a se fazer é avaliar os aspectos da sua vida e pensar sobre as coisas que mais te perturbam e que você tem medo de enfrentar. Infelizmente, na maioria dos casos, este tipo de mensagem não é nada boa, pois, assim como no mundo real, nos sonhos as baratas também estão associadas a coisas ruins e sujas. É preciso o máximo de atenção ao seu redor. Mas tudo depende da situação e de como ela aparece para você", explica o astrólogo.

O que significa sonhar com barata voadora?

"Se a barata é voadora e estava te perseguindo no sonho, não ignore isso. Pois, pode ser um aviso do seu inconsciente para que você perceba que algo lhe faz mal. E isso influência negativamente na forma como você lida com as emoções e pessoas", conta.

O que significa sonhar com barata morta?

Nesse tipo de sonnho, a mensagem é mais positiva. "Matá-las em sonho é sinal de que você irá superar obstáculos. A dica é não desanimar, ter força e perseverança, pois coisas boas tendem a acontecer", aponta.

O que significa sonhar com muitas baratas?

"Sonhar com baratas em diversas quantidades e tamanhos pode ser um pouco preocupante, pois quanto mais baratas aparecem em seu sonho, mais problemas você tem. E se forem enormes, significa que os obstáculos que você tem ou terá que enfrentar também são. Busque positividade e proteção para encarar tudo que está por vir", conclui Orin.

Alto Astral