Topo

Stalkeadas

Um olhar diferente sobre o que bomba nas redes sociais


Stalkeadas

Andrea Meza: 7 vezes em que a Miss Universo lutou pelo direito das mulheres

17/05/2021 11h36

A mexicana Andrea Meza, de 26 anos, recebeu ontem a coroa da 69ª edição do Miss Universo, deixando a brasileira Julia Gama com o segundo lugar. Nas redes sociais, Andrea deixa claro que é uma mulher de opinião: é formada em engenharia de software, vegana, dona de marca de roupas e embaixadora do turismo no estado de Chihuahua, ela também se define como ativista pelos direitos das mulheres através do recado "stop gender violence" ("chega de violência de gênero") na biografia do Instagram.

A seguir, reunimos sete momentos em que a Miss demonstrou suporte ao feminismo através das redes sociais:

1. Dá aulas de maquiagem para mulheres em situação vulnerável

"Adoro a profissão de maquiadora porque em questão de minutos é possível notar como sua arte impacta na autoestima de uma pessoa. Essa é uma das razões pelas quais comecei a dar aulas de automaquiagem como um presente a grupos de mulheres vulneráveis, já que a autoestima é uma peça fundamental na recuperação de mulheres violentadas".

2. Participou da campanha #YoTeEscucho, contra violência doméstica

"Estou me unindo a campanha #YoTeEscucho, de combate à violência doméstica que tristemente aumentou durante esses dias de confinamento (...) Se você percebeu que alguém próximo está vivenciando uma situação de violência, ajude a denunciar. Você pode fazer a diferença".

3. Alerta sobre aumento dos casos de feminicídio no México

"Ontem estava realizando gravações para o Miss Universo, passeando pela cidade, e me deparei com essas paredes. Fiquei chocada, porque há três semanas pedíamos justiça para que o número de feminicídios diminuíssem, já que, ano após anos eles não apenas se mantêm, como também aumentam, com 10 mulheres assassinadas diariamente. Tristeza total".

4. Valoriza o trabalho das artesãs mexicanas

"As mulheres raramuri (da Serra Tarahumara) elaboram suas vestimentas à mão, usando metros e metros de tecido para criar bonitas saias floridas, com muito volume e cor. Sou muito orgulhosa do México, das suas etnias e tradições"

5. Convida o público a se unir à luta feminista

"Feliz Dia da Mulher? Hoje comemoramos uma valente luta pelos direitos das mulheres. Hoje seguimos buscando igualdade de oportunidades e acabar com a violência de gênero. Hoje, dia 8 de março, levante a sua voz e se una à luta feminista. Pelas que estão vivas, pelas que já se foram e por aquelas que ainda virão".

6. Incentiva mais mulheres a ocuparem cargos na engenharia

"Feliz dia a todos aqueles que transformam o mundo com sua criatividade. Feliz dia do engenheiro! Um #tbt do dia da minha graduação como engenheira de software. Uma das poucas mulheres que conseguiram ingressar nessa carreira. Eu adoraria ver mais mulheres se desenvolvendo nessa área tão enriquecedora"

7. É embaixadora de uma campanha contra o abuso

No vídeo abaixo, ela lista três medidas para que mulheres se sintam mais seguras ao caminhar pelas ruas: respeitar o espaço vital das pessoas, não verbalizar opiniões sobre outros corpos e tomar uma atitude sempre que presenciar um abuso pelas ruas.

Stalkeadas