Topo

Stalkeadas

Um olhar diferente sobre o que bomba nas redes sociais


Stalkeadas

De Hebe a Freddie Mercury: ela se transforma em famosos com maquiagem comum

A maquiadora Letícia Gomes já se caracterizou de Habe Camargo e outros famosos - Reprodução
A maquiadora Letícia Gomes já se caracterizou de Habe Camargo e outros famosos Imagem: Reprodução

De Universa, em São Paulo

12/10/2022 04h00

A maquiadora paulistana Letícia Gomes, 28, já chamou a atenção dos cantores Wesley Safadão e Luan Santana, do ator estadunidense Ed Westwick, conhecido pela série "Gossip Girl", e do elenco da série "A Casa de Papel". Com produtos comuns de maquiagem, ela se transforma radicalmente em outras —deixando até mesmo a pessoa em quem ela se inspirou chocada com a semelhança.

Com mais de 4 milhões de seguidores no Instagram para ver suas transformações, Letícia começou a se maquiar em casa. Aos 12 anos, ela fazia cosplay das personagens que gostava, como a personagem Roberta da novela "Rebelde".

Ela conta que cada transformação é única: já foram mais de cem caracterizações —como personagens da série "Stranger Things", o cantor Freddie Mercury, a ex-BBB Juliette Freire e o comediante Paulo Gustavo. O processo leva até oito horas para terminar e começa na escolha de uma foto da pessoa que quer reproduzir.

O grande segredo, ela conta, é o jogo de luz e sombra —corretivo e contorno. Os produtos que ela usa para fazer a transformação são os mesmos que ela utiliza em seu dia a dia.

Contornos fortes mudam formato do rosto

"Quando a gente faz maquiagem social, temos um contorno mais discreto. Mas, para transformar, preciso deixar os traços bem marcados para realmente mudar o formato do meu rosto. Sempre começo escondendo minha sobrancelha e passando uma base. Até meu rosto virar uma tela em branco."

A maquiadora Letícia Gomes já se tranformou em mais de uma centena de personagens com maquiagem - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
A maquiadora Letícia Gomes já se tranformou em mais de uma centena de personagens com maquiagem
Imagem: Reprodução/Instagram

A apresentadora Hebe Camargo foi a transformação que Letícia mais gostou de fazer. "Pela pessoa que ela era e também porque quando fiz essa transformação, usei uma jaqueta que foi usada por ela. Foi muito especial."

Luan Santana ajudou a dar visibilidade

"Desde pequenininha, gostava de imitar os personagens e pessoas, até com roupas e acessórios", lembra.

Quando começou a era dos tutoriais na internet, a jovem consumia tudo o que podia sobre maquiagem. Em 2015, quando cursava faculdade de design de moda, decidiu fazer um curso técnico de maquiagem.

A maquiadora Letícia Gomes  - Instagram - Instagram
A maquiadora Letícia Gomes
Imagem: Instagram

Quando decidiu ser maquiadora, começou a buscar referências para aprimorar suas técnicas. Foi quando, em 2016, conheceu o trabalho de uma italiana chamada Lucia Pittalis, que se transformava em várias pessoas famosas. "Achei aquilo fantástico", lembra.

O primeiro personagem em que se transformou foi Jack Sparrow, personagem vivido por Johnny Depp no filme "Piratas do Caribe". Desde então, não parou mais e passou a gravar o resultado de suas maquiagens em 2017.

Em 2019, ela teve o primeiro conteúdo que viralizou quando se transformou no cantor Michael Jackson. Na sequência, foi a vez de Luan Santana, que chegou a republicar a transformação surpreso com a semelhança. "Muita coisa começou a acontecer ali e fui tendo mais visibilidade", lembra.

Influencer quer lançar linha de maquiagem

Agora, a maquiadora vai lançar um curso online com maquiagem básica, já que as técnicas que ela usa para transformações também podem ter aplicações para uma maquiagem mais rotineira.

"Podemos nos transformar em outra pessoa mas, também, criar várias versões de nós mesmas", diz. "Tem dia que estou me sentindo mais alegre, então quero fazer uma maquiagem mais colorida. Outro dia, uma make mais dramática", diz.

"A maquiagem também é para brincar com isso, dá muitas possibilidades."

Futuramente, a influenciadora pretende seguir os passos de outras blogueiras famosas, como Bruna Tavares e Boca Rosa, e lançar sua própria linha de maquiagem, com paletas de contornos e outros produtos voltados às transformações.

"Para mim, a maquiagem é uma forma de terapia."

Stalkeadas