Topo

Stalkeadas

Um olhar diferente sobre o que bomba nas redes sociais


Stalkeadas

Ele escondeu pedido de casamento codificado em cartas por 3 anos: 'chocada'

Carta enviada por Ilber a Jéssika - Jéssika Silva/Arquivo pessoal
Carta enviada por Ilber a Jéssika Imagem: Jéssika Silva/Arquivo pessoal

Júlia Marques

De Universa, em São Paulo

27/09/2022 04h00

Os solteiros não têm um minuto de paz. Em meio a pedidos de casamento inusitados que aparecem todos os dias nas redes sociais, um jovem goiano decidiu inovar. E preferiu fazer tudo à moda antiga.

Durante quase três anos, o contador Ilber Rocha, 31, escreveu cartas à namorada, a estudante de psicologia Jéssika Silva, 28. As juras se pareciam com as de qualquer casal apaixonado, não fosse por um detalhe. Cada carta tinha um código. E, juntas, as correspondências formavam um pedido de casamento.

Ilber e Jéssika se conheceram na igreja católica que frequentam, em Goiânia. Ambos tinham terminado relacionamentos longos, que não deram certo. Quando começou a se relacionar com Jéssika, em 2018, Ilber queria que fosse para valer.

Ele já sabia que ela gostava de ler e resolveu escrever cartas. Trinta dias depois do início do namoro, mandou a primeira à namorada. Também entregou uma caixa para que Jéssika guardasse todas as outras cartas que ele enviaria.

casal carta - Danilo Eduardo - Danilo Eduardo
O casal goiano Jéssika Silva e Ilber Oliveira
Imagem: Danilo Eduardo

As 11 correspondências, enviadas entre 2018 e 2021, contavam a história do casal. Algumas continham poemas; outras, letras de música. O detalhe é que, em meio às frases, ele sublinhou letras em cada uma das correspondências.

"Cada letra era grifada de forma sutil, para não dar na cara, como se fosse um erro, uma sujeirinha, mas não era", conta ele. Ilber já havia planejado, desde o início, que as letras grifadas formariam a frase em inglês "Will you marry me?", que significa "Quer casar comigo?".

Enquanto recebia as correspondências, Jéssika nem sonhava com os códigos escondidos nas cartas. "Sempre via uma letrinha grifada, mas nunca imaginei que elas tinham sentido." A última correspondência foi colocada na caixa de correio, no ano passado.

A revelação sobre o sistema de códigos veio no dia do noivado, em uma capela. Parentes chegaram de surpresa com as cartas nas mãos. Ninguém sabia que Ilber tinha planejado o pedido em códigos desde o início.

Parentes levaram as cartas em cerimônia de noivado de Ilber e Jéssika - Danilo Eduardo - Danilo Eduardo
Parentes levaram as cartas em cerimônia de noivado de Ilber e Jéssika
Imagem: Danilo Eduardo

"Fiquei chocada. No primeiro mês, ele já queria casar comigo. Como assim?", lembra Jéssika. Ilber explica: "Sempre sonhei em ter uma família, desde criança", diz. "Não é que eu sabia que iria querer me casar com ela, mas já tinha a intenção."

A forma do pedido viralizou no Twitter, com reações como "obrigada por estabelecer um padrão altíssimo de relacionamento que jamais vai acontecer comigo" ou "meu pobre coração romântico não aguenta".

Jéssika e Ilber dão risada. Para ela, o noivo "elevou o patamar" para os solteiros. "Acho que merecemos esse tratamento. Não temos que aceitar menos do que isso", diz Jéssika.

Apesar do romantismo, o casal conta que teve desafios como qualquer um. "Tive dúvidas, momentos em que pensei que não ia dar certo", afirma ele. "Mas a gente conversava, trocava ideia. Não deixava a peteca cair."

Jéssika disse sim e eles vão se casar no próximo dia 12. O plano é que as alianças sejam levadas ao altar dentro da caixa que guardou por anos as cartas. E Ilber já planeja uma nova investida romântica: quer transformar essa história em livro.

Stalkeadas