PUBLICIDADE

Topo

Beleza

Sobrancelhas falhadas: 4 jeitos de preencher sem fazer micropigmentação

Varie no tipo de produto e jeito de aplicar a depender do efeito  - Getty Images
Varie no tipo de produto e jeito de aplicar a depender do efeito Imagem: Getty Images

Isabella Marinelli

De Universa

12/05/2021 04h00

Anos de depilação com cera e pinça, além das quedas hormonais com o passar do tempo, contribuem para o surgimento de falhas nas sobrancelhas. São áreas limitadas em que o pelo não cresce mais e deixa uma lacuna. O quadro é pior para quem já tem pouco volume ou ainda ostenta fios muito claros. Felizmente, há alternativas antes de recorrer à micropigmentação definitiva. Maquiagem e tratamento dermatológico podem ajudar.

Produtos para sombrear a região

Quando a sobrancelha é rala, tanto a ausência de pelos quanto a falta de sombra dos fios faz com que as falhas ganhem evidência. Existem várias técnicas e texturas específicas de produto para conquistar efeito desejado. O importante é escolher um tom levemente mais claro e acinzentado do que o natural para que não destoe ou fique marcado.

Cremosos e pastosos para quem precisa engrossar

"São ideais para agregar volume aos pelos. Use uma escovinha, que pode ser específica para isso ou uma versão reciclada de máscara para cílios, para pentear os fios no sentido do crescimento e espalhar uma pequena quantidade de produto. Os movimentos devem ser ascendentes", explica a maquiadora Angélica Silva, de São Paulo. Finalize com máscara transparente para manter os pelos no lugar — vale investir em versões com vitaminas que nutrem a região.

Em pó para quem precisa reaver o desenho

"Já as sombras em pó são mais indicadas para quem tem falhas maiores, quando o formato precisa de dimensão e de cor", afirma a expert. Use um pincel chanfrado para desenhar a sobrancelha respeitando a orientação natural. Se quiser, passe a escovinha para esfumar qualquer resíduo que esteja sobre o fio e repita a finalização anterior.

Desenho de fios para áreas pontuais

Para as adeptas de maquiagem supernatural, os mais indicados são os lápis de ponta fina e as canetas. "O traço imita o efeito de pelos, reproduzidos como na técnica fio a fio. Desenhe um por vez seguindo o sentido de crescimento dos pelos", ensina Angélica. É importante lembrar que as direções mudam a depender da área da sobrancelha.

Efeito "soap brows"

Aquele efeito de fios para cima, com carinha de bagunçados, pode ser um trunfo para quem quer simular volume. Isso, pois o processo ajuda a engrossar os pelos que já existem. "Ele é alcançado com sabonete de glicerina e escova para sobrancelhas. Borrife água nela, tire bem o excesso e forme uma pastinha. É preciso que fique consistente. Aplique penteando para a direção que preferir e espere secar", finaliza. Para remover, é só lavar o rosto como de costume.

Tratamento específico para as falhas

Se o make não basta, mas o desejo por sobrancelhas cheias persiste, saiba que há tratamento específico. Ele é feito em casa sob supervisão dermatológica e demonstra ótimos resultados.

"Trata-se de um medicamento inicialmente usado para tratar glaucoma, mas que mostrou eficácia no crescimento dos cílios. Logo, foi reformulado e, hoje, é indicado para quem sofre com perda ou falta de volume nas sobrancelhas também. O ativo não só aumenta o número de fios, como também engrossa e melhora a qualidade. Basta uma gota, bem espalhada com uma escovinha, para cobrir tudo. A única recomendação é que se evite o contato com olhos e com a pele de outras partes do rosto, pois pode ser prejudicial", explica a dermatologista Valéria Marcondes, de São Paulo.

Prepare o seu arsenal

Géis, máscaras, canetas, lápis e tints para cobrir falhas ou dar volume.

Beleza