PUBLICIDADE

Topo

Universa

Farrah Fawcett, é você? O tutorial de cabelo anos 70 que é hit nas redes

A beauty artist paulista Marcela Chiba ensina o passo a passo do look retrô - Acervo pessoal
A beauty artist paulista Marcela Chiba ensina o passo a passo do look retrô Imagem: Acervo pessoal

Isabella Marinelli

De Universa

09/05/2021 04h00

Ao som de "I Wonder If I Take You Home", de Lisa Lisa & Cult Jam, mulheres enrolam os cabelos com modelador ou escova, depois jogam os fios para ver resultado, que é de supervolume imediato. A ideia é reproduzir o cabelo da atriz Farrah Fawcett com o estilo icônico ondulado em muitas camadas. Na hashtag #FarrahFawcettHair, no Instagram e no TikTok, já são milhares de resultados com técnicas variadas aplicadas em diferentes tipos de fio.

Um dos primeiros vídeos virais é de Mallory Jade, dona da conta @Groovy_Mal. Ela repete o processo de dar forma às mechas em vários momentos com o uso de uma escova estreita. O resultado é sempre um cabelo cheio, com ondas em volta de todo o rosto, apelidado de "Fawcett Flip". A franja e o repicado ajudam na hora de modelar.

Prepare o terreno com o "shaggy hair"

Ele já foi moda, já foi considerado brega e agora está de volta. O corte shaggy hair é a base perfeita para modelar à la Fawcett. "Ele é um corte geométrico, em camadas, com franja e formas arredondadas. Pode ficar na altura das orelhas, dos ombros ou ainda mais longo", segundo o cabeleireiro Celso Kamura, de São Paulo. Os muitos comprimentos de fios ajudam a construir andares de ondas e volumes, potencializando o efeito do penteado.

Copie o "Fawcett hair"

Se não quiser cortar, não tem problema. É possível conquistar o efeito também com fios alongados. O primeiro passo é secar o cabelo ou prepará-lo com uma escova lisa.

"A seguir, use um modelador de cachos para enrolar. É importante que o aparelho fique na posição horizontal e que as mechas da franja sejam modeladas desde a raiz. Enrole todas as mechas para o lado de fora, contrário ao rosto, e finalize com spray fixador para manter os cachos firmes", explica a beauty artist Marcela Chiba, de São Paulo, a Universa.

O pulo do gato é usar uma escova de cerdas naturais ou mistas para soltar os cachos. Se ela for redonda, com diâmetro menorzinho, melhor ainda. Deslize da raiz às pontas, mais uma vez, virando as madeixas para fora. "Ela será responsável por garantir o visual de ondas macias. Se quiser, nesta hora, use o secador para reforçar o acabamento das mechas frontais. Para finalizar, precisa balançar os fios para frente e para trás. O movimento vai dar caimento!", finaliza.

Universa