Topo

Xampu feito sob medida? Ele já é realidade e dá para comprar on-line

Cada cabelo exige um tipo específico de cuidado - Getty Images
Cada cabelo exige um tipo específico de cuidado Imagem: Getty Images

Karina Hollo

Colaboração para Universa

08/05/2021 04h00

Há quem nutra uma relação única e especial com o cabelo. E é fato também que ele parece ter humor e necessidades diversas a depender do dia. Ainda assim, nas últimas décadas, a indústria trabalhou as dores de forma generalizada — oleoso, ressecado, danificado, com pontas secas, com caspa. Mas a história começa a mudar agora. Hoje, já é possível combinar ativos de forma específica em xampus, máscaras, condicionadores e leave-ins para cuidar de cada fio de forma individualizada. É o setor de cuidados com o cabelo mergulhando na era da personalização, uma forte tendência de mercado.

O desejo de possuir produtos feitos sob medida e focados somente no que é essencial está por trás do movimento. A onda, liderada pela geração z, começou nas categorias de skincare e maquiagem, mas chegou ao cabelo.

"Neste caso, chamamos de movimento 'hair power', definido pela celebração das madeixas como parte do empoderamento de comunidades. Elas estão rejeitando a imposição de padrões de beleza estabelecidos e redescobrindo as suas identidades", explica Isabela Bez, expert da WGSN, bureau de tendências de comportamento e consumo.

Cada empresa trabalha de um jeito, mas, em todas elas, diagnóstico e compra podem ser feitos pela internet com a ajuda de formulários e da inteligência artificial.

Xampus e condicionadores personalizados

Just For You - Divulgação - Divulgação
Linha Just For You
Imagem: Divulgação

Just For You

Este é o caso da marca Just For You. O processo é conduzido por uma inteligência artificial chamada Jul.IA, que já fez mais de um milhão de fórmulas em 2020.

"Temos mais de 100 ativos, em sua maioria naturais e cruelty free. Jul.IA combina as informações do questionário para chegar à fórmula ideal. Entregamos os produtos poucos dias após o pedido e não trabalhamos com 'itens de prateleira'. Se a consumidora não gostar de algum elemento indicado para ela, pode pedir para alterá-lo com a ajuda do nosso time de suporte, que irá orientá-la sobre cada um", conta Rodrigo Stoqui, um dos sócios-fundadores da empresa.

O kit de xampu e condicionador sai por 149,90 reais.

Linha personalizada MeuQ - Divulgação - Divulgação
Linha personalizada MeuQ
Imagem: Divulgação

MeuQ

A MeuQ, startup brasileira de produtos capilares customizados, segue proposta parecida. A empresa usa uma plataforma de inteligência artificial e ciência de dados para produzir xampus, condicionadores e leave-in 100% sob demanda. As fórmulas são criadas a partir de um questionário no e-commerce da marca, que contempla variáveis como tipo de cabelo, estrutura capilar e couro cabeludo, além de objetivos como hidratação, nutrição, proteção de cor, volume e definição de cachos.

"O algoritmo nos oferece um conhecimento profundo de cada cliente. Assim, quando ela responde o quiz, temos uma tecnologia que direciona os ativos ideais. Depois desta etapa, é possível escolher a fragrância e intensidade que mais agrada, a cor do produto e o nome impresso na embalagem", conta Pedro Nunes, sócio-proprietário da MeuQ. Há ainda a opção de receitas veganas, sem sulfato, sem sal, sem petrolato, sem parabenos e sem ftalatos.

Xampu, condicionador e leave-in saem por 69, 79 e 39 reais, respectivamente.

Linha completa GE Beauty - Divulgação - Divulgação
Linha completa GE Beauty
Imagem: Divulgação

GE Beauty

Quem quer testar variedade pode seguir para outro tipo de personalização. A ideia é que a consumidora misture os produtos sozinha na hora do uso. É o caso da marca GE Beauty, que oferece xampu, máscara condicionante e boosters de tratamento — hidratação, definição, força e antioxidantes. Na hora de passar, é só jogar a base (que também funciona sozinha) em um potinho e adicionar quantas gotas e de quais boosters quiser.

"A gente sabe que, na vida real, não tem fórmula ideal que sirva a todas as pessoas. Por isso, a intenção é que cada um possa dar ao seu cabelo exatamente o que ele precisa. Por exemplo: tem dias que queremos mais hidratação ou definição. Em outros, sentimos que ele precisa de força ou daquela proteção potente contra a poluição", explica Camila Coutinho, fundadora e CEO da marca.

O kit com xampu, máscara condicionante, leave-in e quatro boosters (hidratação, antioxidante, fortificante e definição) custa 364,90 reais. As fórmulas também são limpas.

Linha customizada Hair Concept - Divulgação  - Divulgação
Linha customizada Hair Concept
Imagem: Divulgação

Hair Concept

Existe ainda uma terceira modalidade de customização, que mescla as duas anteriores. Depois de responder a um questionário on-line que leva em conta necessidades, estilo de vida, frequência de lavagens, síndromes hormonais e outras questões, a consumidora recebe os produtos em casa. Na hora de usar, mistura as ampolas dos tratamentos específicos às bases da linha.

"Quando trabalha há personalização, é possível ir direto no foco do problema a ser tratado para um resultado mais eficaz, argumenta Roberta Gomes, tricologista e idealizadora do Hair Concept, que acaba de lançar o Recovery Treatment, protocolo para tratar a queda. Diferentemente dos outros, esta linha tem cuidado especial com o couro cabeludo.

O kit básico contendo xampu para o couro cabeludo, xampu para os fios e condicionador sai por 390 reais.

É proibido mentir

O segredo para preparar o produto perfeito é manter a sinceridade sobre os seus problemas e desejos, uma espécie de mergulho no autoconhecimento capilar, enquanto responde às perguntas sobre o tipo de cabelo, comprimento, hábitos alimentares e de atividades físicas, rotina de cuidados, principais queixas, doenças e expectativas. A ideia é que você não precise comprar itens complementares nem cometa desperdícios.