Topo

Grávida transa, sim: as melhores posições sexuais pra cada fase da gestação

Transar na gestação é seguro e saudável, garantem os especialistas. - Pri Barbosa/UOL
Transar na gestação é seguro e saudável, garantem os especialistas. Imagem: Pri Barbosa/UOL

Rafaela Polo

Colaboração para Universa

03/03/2021 04h00

A gravidez é um momento de grandes transformações no corpo da mulher. Um turbilhão de emoções, somado às oscilações hormonais, alterações de humor... Sem contar a animação com a grande mudança que se aproxima da vida do casal. E aí surge mais uma questão: tem espaço para sexo nesse mix?

Sexo na gestação é cheio de mitos. Muitos casais se preocupam, por exemplo, em prejudicar o desenvolvimento do bebê por causa das relações sexuais. Mas isso não é verdade: o sexo não impacta de nenhuma forma o ser humaninho em formação. "A história de que sexo machuca a criança e que orgasmos podem desencadear trabalho de parto prematuro não é verdade. Na gestação, inclusive, a mulher tem mais lubrificação vaginal e pode ter aumento no desejo", diz a ginecologista e obstetra Carolina Ambrogini, de São Paulo.

Então, sexo está mais do que liberado durante a gravidez. Só não vale se render a pressão. É importante ressaltar que não é em todo momento que a libido fica aguçada. Para Carolina Burgarelli, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Pro Matre, isso acontece principalmente no segundo trimestre.

"No começo da gravidez, a mulher sente náuseas e o corpo começa a mudar. É necessário uma conversa franca entre o casal, pois ela pode estar em uma fase de menor desejo. Já no segundo trimestre, a libido tende a voltar e algumas pacientes têm até um aumento no desejo sexual"

Se você é uma grávida com o tesão lá em cima, chega mais: temos as posições sexuais ideias para você ter muitos orgasmos em todas as etapas da gestação.

As melhores posições sexuais para tentar durante a gravidez

Aos 3 meses

A barriga está começando a aparecer, então ainda há espaço para tentar novas manobras - e aproveitar as queridinhas.

Papai e Mamãe

papai mamãe para grávidas - Pri Barbosa / UOL - Pri Barbosa / UOL
Adora a posição Papai-mamãe? Aproveite para praticá-la no começo da gestação. Depois vai ficando mais difícil...
Imagem: Pri Barbosa / UOL


Se vocês gostam dessa posição e acreditam que ela traz conforto, aproveitem enquanto a barriga ainda permite. Com a mulher deitada de costas na cama, ela deve deixar as pernas abertas para que o parceiro possa se encaixar entre elas e fazer o movimento de vaivém da penetração.

Encostadinhos na parede
Saiam um pouco da cama para deixar o sexo mais diferente. A mulher grávida deve encostar as costas em uma parede e levantar uma das pernas na altura da cintura do parceiro. Ele dará apoio a esse pé que está fora do chão enquanto a penetra. Bônus: a mão que não está sendo usada pode estimular o clitóris na hora do sexo.

Aos 5 meses

Agora o bebê está maiorzinho e a barriga já está bem aparente. Posições nas quais a mulher está de costas facilitam a hora do sexo.

Sob quatro apoios

A mulher deve apoiar o peso do corpo nas mãos e joelhos, deixando as pernas abertas. Por trás, o parceiro deve se ajoelhar e encaixar-se entre as canelas da grávida, penetrando-a por trás e fazendo o vaivém.

Conchinha sexy

Conchinha sexy para grávidas - Pri Barbosa/UOL - Pri Barbosa/UOL
Conchinha sexy: posições em que a mulher está de costas costumam ser as melhores a partir do meio da gestação
Imagem: Pri Barbosa/UOL

Com a mulher deitada de lado, o homem deve encaixar-se por trás para fazer a penetração. Para facilitar o caminho, ela pode passar uma perna por cima do parceiro. Bônus: com as mãos, ele pode estimular os mamilos ou o clitóris durante o vaivém.

Aos 7 meses

Você sabia que com 30 semanas o bebê já pode estar do tamanho de um repolho? Pois é! E como ele está ocupando muito espaço em sua barriga, vocês precisarão soltar a criatividade!

Cowgirl

Cowgirl para grávidas - Pri Barbosa/UOL - Pri Barbosa/UOL
Cowgirl para grávidas: ideal pois a mulher pode controlar a penetração
Imagem: Pri Barbosa/UOL

O homem deve se deitar com as costas apoiadas na cama e as pernas bem abertas - a mulher que comandará a penetração dessa vez. Ela se encaixará por cima, descendo lentamente no pênis até a altura que achar confortável. Fazendo forças com os joelhos na cama, ela fará o sobe e desce.

De ladinho

Como a barriga já está grande, vamos tentar um ladinho diferente? A mulher deve deitar com as costas apoiada na cama e deixar as pernas com os joelhos flexionados e pés no colchão. O parceiro irá se encaixar em um ângulo de 90 graus no espaço entre as pernas, que agora deverão passar por cima do quadril dele. O movimento de vaivém dependerá de uma rebolada extra do boy, mas ele consegue.

Aos 9 meses

Está quase na hora! Se você, grávida, ainda se sentir confortável, é possível tentar posições nas quais a barriga fica fora do caminho. Se pentração estiver fora de questão, fica a fica: sexo oral e masturbação também podem ser prazerosos.

Cadeira do prazer

O parceiro deve sentar-se na cadeira, com as costas encostadas, e afastar um pouco as pernas. A mulher encaixa-se por cima, com as costas virada para o peito do homem, e controla o vaivém na profundidade que for confortável.

Safadinhos no sofá

Safadinhos no sofá - Pri Barbosa/UOL - Pri Barbosa/UOL
Na reta final, o sofá pode ser mais confortável que a cama, para variar a posição
Imagem: Pri Barbosa/UOL

Que tal mudar um pouco os ares e levar a transa para a sala? Usem o encosto do sofá como ajuda para a manobra dessa posição. A mulher deve inclinar levemente o tronco para frente, apoiar as mãos no encosto do sofá e deixar as pernas abertas. O parceiro vem por trás, a segura pela cintura e faz o vaivém.

* Com informações de Arnaldo Schizzi Cambiaghi, ginecologista obstetra com certificado em reprodução assistida do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (IPGO)