Grávida transa, sim: as melhores posições sexuais pra cada fase da gestação
A gravidez é um momento de grandes transformações no corpo da mulher. Um turbilhão de emoções, somado às oscilações hormonais, alterações de humor... Sem contar a animação com a grande mudança que se aproxima da vida do casal. E aí surge mais uma questão: tem espaço para sexo nesse mix?
Sexo na gestação é cheio de mitos. Muitos casais se preocupam, por exemplo, em prejudicar o desenvolvimento do bebê por causa das relações sexuais. Mas isso não é verdade: o sexo não impacta de nenhuma forma o ser humaninho em formação. "A história de que sexo machuca a criança e que orgasmos podem desencadear trabalho de parto prematuro não é verdade. Na gestação, inclusive, a mulher tem mais lubrificação vaginal e pode ter aumento no desejo", diz a ginecologista e obstetra Carolina Ambrogini, de São Paulo.
Então, sexo está mais do que liberado durante a gravidez. Só não vale se render a pressão. É importante ressaltar que não é em todo momento que a libido fica aguçada. Para Carolina Burgarelli, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Pro Matre, isso acontece principalmente no segundo trimestre.
"No começo da gravidez, a mulher sente náuseas e o corpo começa a mudar. É necessário uma conversa franca entre o casal, pois ela pode estar em uma fase de menor desejo. Já no segundo trimestre, a libido tende a voltar e algumas pacientes têm até um aumento no desejo sexual"
Se você é uma grávida com o tesão lá em cima, chega mais: temos as posições sexuais ideias para você ter muitos orgasmos em todas as etapas da gestação.
As melhores posições sexuais para tentar durante a gravidez
Aos 3 meses
A barriga está começando a aparecer, então ainda há espaço para tentar novas manobras - e aproveitar as queridinhas.
Papai e Mamãe
Se vocês gostam dessa posição e acreditam que ela traz conforto, aproveitem enquanto a barriga ainda permite. Com a mulher deitada de costas na cama, ela deve deixar as pernas abertas para que o parceiro possa se encaixar entre elas e fazer o movimento de vaivém da penetração.
Encostadinhos na parede
Saiam um pouco da cama para deixar o sexo mais diferente. A mulher grávida deve encostar as costas em uma parede e levantar uma das pernas na altura da cintura do parceiro. Ele dará apoio a esse pé que está fora do chão enquanto a penetra. Bônus: a mão que não está sendo usada pode estimular o clitóris na hora do sexo.
Aos 5 meses
Agora o bebê está maiorzinho e a barriga já está bem aparente. Posições nas quais a mulher está de costas facilitam a hora do sexo.
Sob quatro apoios
A mulher deve apoiar o peso do corpo nas mãos e joelhos, deixando as pernas abertas. Por trás, o parceiro deve se ajoelhar e encaixar-se entre as canelas da grávida, penetrando-a por trás e fazendo o vaivém.
Conchinha sexy
Com a mulher deitada de lado, o homem deve encaixar-se por trás para fazer a penetração. Para facilitar o caminho, ela pode passar uma perna por cima do parceiro. Bônus: com as mãos, ele pode estimular os mamilos ou o clitóris durante o vaivém.
Aos 7 meses
Você sabia que com 30 semanas o bebê já pode estar do tamanho de um repolho? Pois é! E como ele está ocupando muito espaço em sua barriga, vocês precisarão soltar a criatividade!
Cowgirl
O homem deve se deitar com as costas apoiadas na cama e as pernas bem abertas - a mulher que comandará a penetração dessa vez. Ela se encaixará por cima, descendo lentamente no pênis até a altura que achar confortável. Fazendo forças com os joelhos na cama, ela fará o sobe e desce.
De ladinho
Como a barriga já está grande, vamos tentar um ladinho diferente? A mulher deve deitar com as costas apoiada na cama e deixar as pernas com os joelhos flexionados e pés no colchão. O parceiro irá se encaixar em um ângulo de 90 graus no espaço entre as pernas, que agora deverão passar por cima do quadril dele. O movimento de vaivém dependerá de uma rebolada extra do boy, mas ele consegue.
Aos 9 meses
Está quase na hora! Se você, grávida, ainda se sentir confortável, é possível tentar posições nas quais a barriga fica fora do caminho. Se pentração estiver fora de questão, fica a fica: sexo oral e masturbação também podem ser prazerosos.
Cadeira do prazer
O parceiro deve sentar-se na cadeira, com as costas encostadas, e afastar um pouco as pernas. A mulher encaixa-se por cima, com as costas virada para o peito do homem, e controla o vaivém na profundidade que for confortável.
Safadinhos no sofá
Que tal mudar um pouco os ares e levar a transa para a sala? Usem o encosto do sofá como ajuda para a manobra dessa posição. A mulher deve inclinar levemente o tronco para frente, apoiar as mãos no encosto do sofá e deixar as pernas abertas. O parceiro vem por trás, a segura pela cintura e faz o vaivém.
* Com informações de Arnaldo Schizzi Cambiaghi, ginecologista obstetra com certificado em reprodução assistida do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (IPGO)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.