Topo

Conforto, estilo e look de Instagram: a papete vai ganhar seu coração

Reprodução/@sincerelyjules/Instagram
Imagem: Reprodução/@sincerelyjules/Instagram

Aline Fava

Colaboração para Universa

01/11/2020 04h00

Conforto, praticidade e, por que não, estilo? Essas três características estão presentes na papete, o calçado-sensação do verão. Das grifes de luxo às fast fashion, dá para encontrar os mais variados modelos - e combiná-los em diversos estilos.

Amanda Nunes e Bruna Mayer, pesquisadoras de tendência da Zaxy, explicam que a papete nasceu no universo esportivo, mas que ela vem ganhando com força linhas mais descoladas desde o ano passado: "Para nós, a papete é um produto que vai muito além do verão, pode ser usado com meia no inverno, por exemplo".

Entre os modelos que se destacam, além da clássica birken, estão as com fechamento em velcro ou com salto flatform, que também recebem o nome de chunky sandals.

"Como estilo, acreditamos que o fechamento em velcro tem tudo a ver com a praticidade desse calçado. Já na cartela de cor, além dos tons mais básicos e neutros, como o preto e branco, também é tendência as misturas de cores tanto nas tiras quanto na sola, para dar um destaque maior ao calçado no look", destaca Amanda.

Papete de luxo tem também

Graças à Chanel, que lançou em 2019 sua sandália com fechamento em velcro, o modelo que era comumente ligado à imagem de dad shoes, ou calçados de pai, em português, virou o acessório perfeito para vestidos, saia, jeans e até looks de alfaiataria. Prada e Balenciaga também estão entre as marcas do mercado de luxo que lançaram suas versões.

2020 também foi um bom ano para a Birkenstock. A tradicional marca alemã viu sua sandália Arizona, criada em 1973 e que ficou conhecida como birken, ocupar o topo da lista dos 10 produtos mais desejado pelas mulheres de acordo com o Lyst.

Como usar

Mais pesadas que as rasteirinhas tradicionais, a papete atualiza os looks fresquinhos de verão com microvestidos.

A mesma ideia também funciona para vestidos longos e peças de comprimento midi, como a calça pantacourt.

Mas a papete não fica restrita apenas aos vestidos. Seu formato esportivo contrasta com conjuntos de alfaiataria e renovam o look para o trabalho.

Outro contraste interessante é combinar a papete com brilho ou com tecidos mais finos, como seda.

Para uma proposta bem confortável, o calçado finaliza o conjunto de moletom ou o look com peças esportivas, como a legging.

15 modelos de papete a partir de R$ 49,99 para escolher