Topo

Atenção, bege! Butter, o amarelo amanteigado, é o novo neutro do momento

Reprodução/@shahirahahmed/@alexmichaelmay/Instagram
Imagem: Reprodução/@shahirahahmed/@alexmichaelmay/Instagram

Aline Fava

Colaboração para Universa

28/10/2020 04h00

Versátil e moderno, o butter yellow veio para acabar com a ideia de que amarelo é uma cor difícil de combinar. Seu tom amanteigado (daí vem seu nome - em inglês, butter significa manteiga), é uma opção para substituir tons neutros como bege, camelo, areia, e até a dupla branco e preto.

Em 2019, ele marcou presença nas coleções de verão 2020 de Jacquemus, o estilista francês sensação do momento, e de marcas como Bottega Veneta. Desde então, a aposta é que o butter yellow, que se destaca na tendência Cottagecore, estilo campestre que tomou conta do Instagram, se torne o novo rosa millennial, ligado à geração Y e que transformou o rosa em uma cor genderless (ou agênero).

Nessa temporada de desfiles, que aconteceu entre setembro e outubro pelo mundo, o butter yellow foi destaque na coleção de Verão 2021 da Chloé, em Paris, e na de Molly Goddard, em Londres.

Como usar

Das marcas lançadoras de tendência para as araras das redes de fast fashion, o amarelo amanteigado já está bombando no street style. Uma dica para fazer essa tendência funcionar é usá-la como se fosse branco, preto ou bege. Confira sugestões:

Tudo neutro

A mistura de tons é uma das grandes tendências entre os looks neutros e ganhou mais uma opção com o butter yellow, que combina perfeitamente com uma cartela toda no off-white ou com cores terrosas.

Cores vibrantes

Aqui dá pra perceber como o butter yellow funciona mesmo como tom neutro, seja com uma roupa néon ou acessórios ultracoloridos.

Estampas

Saindo das produções lisas para as opções com estampa, elas oferecem uma infinidade de variações, que vão do xadrez ao animal print.

Com branco

A mistura de amarelo com branco não é das mais populares, mas o butter yellow tira a comparação com "ovo frito" que as duas cores juntas podem trazer. O branco com estampa de bolinha, por exemplo, pode deixar o visual ainda mais interessante.

Monocromático

Esta tom pode ser uma boa opção para quem não curte ou fica na dúvida na hora de montar looks monocromáticos com cores fortes. O resultado é um colorido bem suave.

Mas também dá para experimentar a combinação de peças com diferentes tonalidades de amarelo.

Acessórios

Bolsas amarelo clarinho funcionam como uma alternativa para os acessórios pretos e marrons. O mesmo também vale para os sapatos.