Topo

Cabelo partido de lado está ultrapassado? Geração Z defende tese no TikTok

Hailey Bieber é uma das famosas que reparte ao meio - Reprodução/Instagram
Hailey Bieber é uma das famosas que reparte ao meio Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa, em São Paulo

31/10/2020 15h12

Quem cresceu nos anos 1990 e 2000 provavelmente aprendeu que usar o cabelo repartido ao meio era quase um crime — mas, segundo a geração Z, partir o cabelo na lateral, deixando a franja de lado, está totalmente ultrapassado.

A discussão virou assunto no TikTok, onde a geração Z marca forte presença, depois que jovens nascidas depois de 1995 passaram a defender o penteado partido ao meio — garotas que têm entre 16 e 19 anos disseram à Cosmopolitan britânica que o cabelo repartido na lateral "é muito 2013" e acreditam que ninguém fica mais bonito com o cabelo para o lado do que repartido ao meio.

Você pode discordar, mas não acho que haja uma única pessoa que fique melhor com uma parte para a lateral do que ao meio", diz uma delas, em vídeo.

@ladygleep

When I don't have bangs I rock the middle part I swear ##BeautyTutorial ##fyp ##middlepart

? Middle part baddies - lady gleep

"Quando o cabelo está separado [de lado], parece muito 2013" diz Phoebe Langwell, uma TikToker de 19 anos de Portland. "Não quero parecer rude, mas franja de lado parece coisa do início dos anos 2000."

Mona, de 19 anos e também uma usuária assídua da plataforma, diz que vê pessoas com o cabelo repartido como "mais confiantes e extrovertidas", enquanto quem usa o cabelo de lado parece mais "intelectual e introvertido".

Outra TikToker, Yudi, de 16 anos, acredita que repartir os fios na metade da cabeça são "ar mais profissional" ao visual; segundo ela, "parece que você se esforçou para se pentear".

Em um dos vídeos, uma garota diz que o que separa uma menina de uma mulher é a divisão do cabelo: de lado é menina, ao meio é mulher.

Marissa Viviann, uma TikToker que afirma ter nascido nos anos 1990 e ter mais de 25 anos, brinca, em um vídeo: "Quando eu estava crescendo, era um crime repartir ao meio. Agora o TikTok me faz questionar meus valores fundamentais".

Algumas mostraram a diferença no visual quando estão com o cabelo dividido ao meio e quando jogam os fios para a lateral. Veja:

Falsa simetria

Santi Vazquez, estilista do salão Ilo Collective, em Los Angeles, dá crédito a celebridades como Kardashian e Jenner por trazer o cabelo repartido ao meio de volta à moda.

Ela disse à Cosmopolitan que desenhar uma linha reta com o cabelo é sinal de "status social", que diz "olha como eu sou perfeito". Mas não se engane, ela alerta: os famosos usam maquiagem para fazer o contorno do rosto parecer perfeito e ainda mais simétrico; além de filtros e preenchimentos também.