Topo

Limpar energia da casa com defumação tem ervas e técnicas específicas; veja

Que tal ter em casa opções de ervas para energizar os ambientes? - MichellePatrickPhotographyLLC/Getty Images/iStockphoto
Que tal ter em casa opções de ervas para energizar os ambientes? Imagem: MichellePatrickPhotographyLLC/Getty Images/iStockphoto

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

11/09/2020 04h00

A defumação é um método superantigo de queimar ervas para limpar ou consagrar um ambiente. Em diversas culturas e religiões, o hábito faz parte de ritualísticas, missas e até mesmo cerimônias como casamentos e batizados. A fumaça da erva traz propriedades energéticas específicas que podem ser usadas para diversos objetivos. É possível, inclusive, fazer combinações de ervas para ter uma atuação casada.

Para fazer defumações energéticas, a técnica é reduzir as ervas ao estado seco para retirar toda água de seu interior, favorecendo a queima. Para isso, podemos usar a sombra, o sol ou estufas. Como o objetivo da secagem é conservar o aspecto e as propriedades das ervas, devemos tomar muito cuidado com o processo. Também é possível já comprar as ervas secas.

Ervas para defumar a casa: como usá-las

Ao colher as ervas frescas, é recomendado lavá-las e enxugá-las delicadamente com um pano de prato ou papel toalha. Para fazer o processo de secagem, basta colocá-las de ponta cabeça em varais que podem ser improvisados, como de barbante, ou o próprio varal de roupas. Na primeira opção, de 15 a 30 dias elas estarão prontas para o uso. Para fazer a defumação, coloque a erva em um pratinho ou em uma cumbuca de ferro ou barro. Acenda, espere a brasa apagar e assopre a fumaça pelos cômodos.

Já para confeccionar bastões, os incensos naturais, é indicado enrolar as ervas escolhidas ainda frescas, amarrando-as com barbante ou outra linha de tecido natural. Com o bastão pronto e fresco, repita o processo de deixá-lo de ponta cabeça por 15 dias. Queime-o como um incenso habitual.

Ação e propriedade de cada erva

Veja abaixo 7 ervas incríveis para trabalhar a energia de casa e suas propriedades dentro da defumação.

Sálvia

É uma das ervas mais usadas em defumações, desde a antiguidade, graças à sua capacidade de queima. De energia ancestral, possui propriedades de limpeza e também de consagração. Além de limpar energeticamente o ambiente, purificando todos os cômodos, pode tirar a energia estagnada de alguns objetos e pessoas. Outro aspecto legal da sálvia é que ela traz sabedoria e maturidade, além de conexão espiritual.

Arruda

A arruda é aquela erva que toda avó diz para ter em casa. Se secar, é porque alguém jogou olho gordo na gente. Não é assim?

Talvez seja a mais clássica erva para proteção energética e, por isso mesmo, é muito eficaz quando usada em defumações. É capaz de fazer uma limpeza profunda e quebra de padrões. Atua quebrando padrões energéticos negativos e qualquer tipo de energia invasiva. Ótima defumação para ser feita em ambientes com grande fluxo de pessoas ou após situações de brigas e desentendimentos.

Hortelã

É uma erva poderosa que, com seu frescor, refresca até mesmo climas mais pesados. Quando usado em defumações, o hortelã faz uma energização no ambiente, deixando o clima mais leve e descontraído, ajudando a limpar o ambiente de preocupações materiais que às vezes impactam na energia do lar. Traz energia para que possamos nos concentrar nos afazeres domésticos e também intelectuais.

Tabaco

O tabaco em seu estado natural é uma grande medicina para os povos indígenas. Já dentro do xamanismo, ele é visto como um grande pai que a todos acolhe. Trabalha com limpezas energéticas profundas no nosso campo racional e permite o aterramento com leveza. Sendo considerado como um elemento vegetal de vibração alta, é possível fazer defumações com tabaco para limpar ambientes e até mesmo cristais e outros objetos.

Lavanda

Seu cheiro marcante traz calma e harmoniza nossos campos emocional e físico. É uma planta que tem energia tranquilizadora, favorecendo o sono e equilibrando nossa alma. Em ambientes, ela também age fazendo limpezas energéticas e uma verdadeira transmutação pela chama do raio violeta. Ótima para fazer defumações em espaços de meditação e conexão espiritual, ou espaços de bem-estar e relaxamento, principalmente durante o isolamento social.

Alecrim

Além de ser delicioso, o aroma desta planta tem propriedades terapêuticas que trazem energia, confiança, positividade e vontade de viver. O alecrim gera vontade de mudar e conhecer o novo, por isso é tão legal se usado em defumações. Tem a capacidade de reorganizar nosso campo sutil para que fiquemos protegidos. Ótima alternativa para uma energização depois de uma defumação de limpeza.

Louro

Louro é uma erva conhecida dentro da culinária, mas é usada como sinal de sucesso, sabedoria, iluminação e glória desde a antiguidade Associada à prosperidade, é muito usada em rituais de ano novo e pedidos de ganho financeiro. Por isso mesmo, ao usarmos em defumações, ela ilumina o ambiente, favorece nossa evolução e chama o que? Ela mesma, a prosperidade que tanto queremos.