Topo

Nirvana, troca de cor: a história do look de 'Patricinhas de Beverly Hills'

Cena de "As Patricinhas de Beverly Hills"; à direita, Alicia Silverstone com o clássico look amarelo - Divulgação
Cena de 'As Patricinhas de Beverly Hills'; à direita, Alicia Silverstone com o clássico look amarelo Imagem: Divulgação

De Universa, em São Paulo

27/08/2020 15h24

Poucos figurinos do cinema são mais instantaneamente reconhecíveis do que o terninho amarelo xadrez de Cher Horowitz (Alicia Silverstone) na cena de abertura de "As Patricinhas de Berverly Hills" — mas você sabia que ele quase foi de uma cor diferente? A própria Alicia contou essa história à Vogue.

Havia três opções para a cena de abertura: uma versão azul, uma versão vermelha e uma versão amarela. Amy [Heckerling, diretora] e Mona [May, figurinista] decidiram que a versão amarela era a mais adequada para a cena. É uma referência a um uniforme de colegial comum, mas de um jeito elevado, chique, muito fashion. E também é muito absurdo. Imediatamente você é transformado, você é mergulhado neste mundo diferente, porque isso não é o que as pessoas normalmente vestem na escola."
Alicia Silverstone sobre o visual de Cher na cena de abertura do filme

Na onda do Nirvana

A atriz também comentou que o visual foi inspirado no estilo grunge, que estava em alta durante os anos 1990, especialmente por conta do Nirvana e de seu vocalista, Kurt Cobain.

"Todo mundo estava usando roupas muito largas, botas, jeans, camisas xadrez. [...] No filme, você vê os meninos [ao redor de Cher] vestidos desse jeito grunge, e é um grande contraste. Ela é um raio de sol amarelo brilhando no meio daquilo, mas ainda há uma referência presente", contou.

Estilo de Kurt Cobain inspirou figurinos de 'As Patricinhas de Beverly Hills' - Getty Images - Getty Images
Estilo de Kurt Cobain inspirou figurinos de 'As Patricinhas de Beverly Hills'
Imagem: Getty Images

Revolução fashion

Alicia também admitiu que, durante as filmagens de "Patricinhas", não conseguia entender porque as roupas de Cher eram tão importantes. "Eu acho que tive 64 figurinos no filme todo. Eu ficava no trailer experimentando as roupas e reclamando, cansada", relembrou.

Com o lançamento do filme, no entanto, ela entendeu o impacto do visual da personagem no mundo real:

Eu me lembro do quanto as pessoas se apegaram ao figurino imediatamente. 'As Patricinhas de Beverly Hills' fez a ponte entre a moda grunge e uma nova tendência, mais divertida e feminina. Foi a transição entre um período em que era 'cool' não se importar com suas roupas e outro em que as pessoas realmente se importavam muito, e estavam sempre pensando em looks fofos."
Alicia Silverstone avalia impacto de 'As Patricinhas de Beverly Hills' na moda

Referências

"Ninguém sabe onde está aquele terninho hoje em dia, mas ele adquiriu vida própria. Eu o vejo todos os anos nas passarelas. E eu acho fascinante o quanto as pessoas são fascinadas por ele, como ele continua vivo", declarou a atriz.

Além de receber fotos no Halloween de pessoas vestidas como Cher ("e é sempre aquele look amarelo, nunca é nenhum outro"), ela também lembrou a homenagem que Iggy Azalea fez ao filme no clipe de "Fancy". Lembra?