Topo

Twiggy não queria corte de cabelo icônico: 'Tive vergonha de dizer não'

25.08.1967 - Twiggy durante coletiva de imprensa antes de desfile da Eaton em Toronto (Canadá) - Bob Olsen/Toronto Star via Getty Images
25.08.1967 - Twiggy durante coletiva de imprensa antes de desfile da Eaton em Toronto (Canadá) Imagem: Bob Olsen/Toronto Star via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

13/08/2020 14h09

Quando você ouve o nome Twiggy, qual é a imagem que vem à cabeça? É bem provável que você tenha pensado na modelo britânica em sua fase andrógina, de cabelos curtinhos e loiros, lá nos anos 1960 — mas aquele visual icônico quase não aconteceu.

Falando ao podcast "Table Manners", Twiggy disse que o look foi ideia do famoso cabeleireiro Leonard of Mayfair, e que "teve vergonha de dizer não" quando ele sugeriu a mudança radical. Na época, a modelo tinha cabelos longos e castanhos.

Eu fui lá só para lavar o cabelo e fazer um penteado, e Leonard me viu e disse: 'Deixe eu experimentar uma coisa em você'. Eu tinha deixado o cabelo crescer por um bom tempo. Por um momento, pensei: 'Eu não sei se quero cortá-lo'. Mas aquele era um salão chique, fiquei com vergonha de dizer que não queria, então só assenti com a cabeça."
- Twiggy reconta o dia em que fez corte de cabelo icônico

A modelo, que hoje está com 70 anos, recordou que precisou retornar no dia seguinte ao salão para terminar o corte e a pintura, e que o processo todo durou sete horas. "Foi uma loucura", definiu.

Ela reconhece, no entanto, que o look foi importante para sua carreira. "Leonard tirou umas fotos e as colocou na parede do salão. Um jornalista viu aquelas imagens, e a partir daí tudo começou a acontecer", lembrou.

Olhos rebeldes

Outro aspecto marcante do visual clássico de Twiggy são os grandes olhos azuis, realçados com rímel tanto nos cílios de cima quanto debaixo do olho. Este, sim, foi um detalhe que ela própria criou, ainda na adolescência.

Eu fui a uma escola muito rígida, usávamos uniforme todos os dias e maquiagem era proibida. Então, nos fins de semana, eu e minhas amigas ficávamos brincando com maquiagem o tempo todo, e foi aí que eu desenvolvi o meu look."
- Twiggy sobre a criação de sua maquiagem icônica

A maquiagem icônica dos olhos de Twiggy foi criação da própria modelo - Divulgação - Divulgação
A maquiagem icônica dos olhos de Twiggy foi criação da própria modelo
Imagem: Divulgação