Sonhar com comida: o que significam imagens de bolo, arroz e mais alimentos

Se você dormir com fome ou passar um dia inteiro cozinhando, é bem possível que vá sonhar com comida à noite. Mas, vez ou outra, acontece de os alimentos surgirem no universo onírico sem qualquer motivação aparente. Neste caso, são sonhos premonitórios ou que têm alguma mensagem ou insight espiritual.

Se o sonho não é de liberação do inconsciente - ou seja, de situações vividas ou latentes na pessoa -, eles têm significados mais profundos.

Sonhos que trazem mensagens espirituais, geralmente, também vão mexer com algum aspecto emocional. É por isso que a pessoa acorda agitada, um pouco mais impressionada com aquela questão.

Sonhar com comida está relacionado a dois temas principais: segurança material (prosperidade e relação com a parte financeira) e bem-estar emocional.

Além disso, tem uma conexão forte com figuras femininas. Se a pessoa estiver preocupada com a mãe, a avó, a namorada, também pode sonhar com a algo relativo à alimentação.

Significados dos sonhos com comida

Sonhar que está comendo algo que dá prazer representa que a pessoa está rodeada de boa sorte, seja no âmbito material ou no afetivo. Entretanto, se na experiência noturna ela ingerir algo que não goste ou tenha nojo, a mensagem é que está ou vai ser magoada por alguém em breve.

Simboliza que está engolindo situações ou palavras, que não está processando o que deseja para a vida dela, se sentindo obrigada a tomar decisões que não gostaria. Também pode mostrar algum tipo de medo que existe em relação a alguém próximo. Esse medo ainda pode estar relacionado com alguém que a machuque ou minta para ela.

Alguns alimentos, porém, têm significado específico:

Continua após a publicidade

Sonhar com banana

Pode indicar que o sonhador precisa dar mais atenção aos projetos em geral ou que alguma figura masculina pode ser a ajuda necessária dentro de um plano profissional ou na vida íntima. Além disso, simboliza felicidade com alguém do sexo masculino. Se a pessoa está solteira, pode indicar um novo relacionamento.

Sonhar com manga

Fala sobre a necessidade de se recolher um pouco, para que consiga atingir os objetivos. Ainda pode retratar fofoca e, por isso, recomenda-se não compartilhar planos com outras pessoas. Outra interpretação do consumo da fruta no sonho mostra que a pessoa vai receber ajuda de uma figura feminina ou até de um casal. Representa, ademais, um forte desejo e necessidade de crescer na vida.

Sonhar com maçã

Representa conhecimento. A dica é para reforçar os estudos ou pensar mais no assunto. Se sonha que está comendo maçã, quer dizer que precisa entender alguma questão, se aprofundar racionalmente, olhar friamente para uma questão que está angustiando. Se sonhar que está cortando a fruta, o insight é para a necessidade de limpar os pensamentos e o raciocínio e eliminar distrações que estão atrapalhando o dia a dia.

Continua após a publicidade

Sonhar com pão ou bolo

Ambos têm significados muito parecidos, mas cada um está associado a um gênero - se envolver pão, tem a ver com sexo masculino; bolo, com feminino. Os dois casos apontam prosperidade profissional, emprego e saúde física (se os alimentos são bonitos). Falam sobre a necessidade de se reconciliar ou perdoar uma pessoa (homem, se for pão; mulher, se for bolo) ou ainda indica notícias que virão de alguém (mesma questão do gênero x alimento). Se sonhar com algo negativo, como machucar a boca ou o pão e o bolo estiverem ruins ou não conseguir comê-los, vai simbolizar chateação, notícia ruim que virá de homem ou mulher, dependendo do alimento sonhado.

Sonhar com carne

Sempre tem a ver com briga. Se, no sonho, estiver comendo, cortando ou manipulando carne crua, simboliza rivalidade, o que pede atenção com pessoas próximas. Se consegue comer aquela carne, significa que vai brigar, mas terá êxito em alguma disputa que está havendo no momento. Cortar também mostra sucesso, como se estivesse cortando fofoca ou algo que faria mal. Agora, se durante o pensamento onírico a pessoa engasga, se a carne está estragada ou se tenta comer e não consegue, mostra que haverá alguma situação ruim - ser atacado, ludibriado, difamado, por exemplo -, sem conseguir se defender como gostaria e precisaria.

Sonhar com arroz e feijão

Sonhar com arroz é ótimo, pois tem a ver com prosperidade. O significado, porém, é ampliado, dependendo de diferentes situações:

Continua após a publicidade
  • Alguém jogando arroz: além do simbolismo óbvio do casamento, está relacionado a bênçãos e proteção espiritual;
  • Arroz esparramado no chão alerta para a perda de oportunidades que a vida está oferecendo;
  • Comer arroz é sinônimo de prosperidade, boa sorte proteção e amparo;
  • Cozinhar arroz indica que vai apaziguar, colocar panos quentes em uma situação na família;
  • Comprar arroz pode indicar tendência a brigas ou descontentamentos, além de grande necessidade de economizar.

Já quando o sonho envolve feijão, a diferença é que se trata de uma questão mais objetiva. Enquanto o arroz simboliza prosperidade no geral, o feijão vai indicar prosperidade através do trabalho, através da disciplina e do colocar a mão na massa.

O feijão no sonho também vai simbolizar novas ideias chegando e surpresas agradáveis na vida. Mas isso pede mais energia nos projetos e atenção para os relacionamentos pessoais ou familiares. Pode ser negativo se o feijão está estragado ou azedo, pois simboliza que a pessoa pode acabar prejudicada porque não está se empenhando da forma que precisa e será cobrada por isso.

Sonho de quem está com fome, cozinhando...

Mas não é só o ato de comer e a presença de determinados alimentos que carregam significados. Saiba o que há por trás dos sonhos com mais manifestações noturnas que envolvem comida.

Sonhar que está com fome

Muito provavelmente, a pessoa está insatisfeita ou magoada com alguém próximo, sentindo-se desvalorizada por algum parente ou no relacionamento. Por outro lado, pode ser que vá viver um momento de insatisfação relacionado ao meio familiar.

Continua após a publicidade

Sonhar que está cozinhando

É reflexo de prosperidade e novidades em breve. Se o ato de cozinhar é algo prazeroso, reforça ainda mais o simbolismo e indica bons negócios, desenvolvimento profissional e caminhos abertos. É, ainda, uma deixa para a pessoa se preparar para o novo momento na carreira, atualizando o currículo ou ficando mais atenta a oportunidades próximas dela.

Sonhar que está cortando alimentos

Quer dizer que o sonhador está vivendo ou vai passar por um momento de limpeza de pessoas que "sugam" e minam os sonhos dele. Significa cortar críticas e informações que está recebendo e não são legais. Então, é um sonho bom.

Sonhar que está comprando comida

Tal manifestação mostra que a pessoa está indo ou irá, futuramente, atrás de recursos para a realização de algum projeto, pois surgirão situações para as quais ela precisa estar preparada.

Continua após a publicidade

É como se a vida falasse: busque seus sonhos, vá atrás daquilo que te deixe feliz, siga o que é importante, o seu propósito. É um gatilho para a pessoa ir atrás de auxílio - pessoas ou conhecimentos - e se estruturar para a realização de um sonho, que pode ser tanto no ambiente profissional como no amor.

Sonhar que está comendo com alguém

Se, no sonho, a pessoa está fazendo uma refeição acompanhada, é sinal de novo relacionamento à vista ou fortalecimento da atual relação. Do mesmo modo, pode indicar surgimento de parcerias profissionais, novos negócios e mesmo sorte no jogo.

A sorte em jogo aparece muito quando se está comendo com alguém e é um momento prazeroso ou se sonha que está ganhando comida, principalmente doces pequenos, como bombons. Aliás, quem sonha estar recebendo presentes pode ser surpreendido pela vida, com um aumento, fertilidade ou até gravidez.

Agora, se a refeição com outra pessoa e é uma situação desagradável, remete a briga ou discussão, dentro da família, relacionamento ou projetos pessoais. Quem sonha deve se impor e adotar limites para não ser prejudicado.

Sonhar com alimento estragado

Trata-se de um sonho pesado. Se tiver insetos, então, indica que é preciso rever urgentemente amizades e parcerias, pois a pessoa pode estar enfrentando algum tipo de traição material ou emocional.

Continua após a publicidade

Sonhar com comida estragada também pode simbolizar que está sendo passado para trás em questões ligadas à família. Ainda pode indicar algum tipo de necessidade de um cuidado maior com a saúde de uma mulher da família.

Fonte: Victor Augusto de Souza, astrólogo, tarólogo e especialista em ciências ocultas.

Deixe seu comentário

Só para assinantes