Topo

"Meu marido não consegue ter orgasmo durante a penetração"

de Universa

13/07/2020 04h00

Quando tinha 20 e poucos anos, no início de sua vida sexual, o marido da Cláudia*, de São Paulo, engravidou a primeira namorada por descuido, e a moça decidiu fazer um aborto. Essa "bobeada", como define Cláudia, acabou impactando negativamente a vida sexual de seu parceiro até hoje - e a dela também. "Ele nunca falou sobre isso, nem para os terapeutas, apenas enterrou. Mas, desde então, só goza fora, mesmo com camisinha. O orgasmo com ele é só com masturbação. É muito frustrante para os dois", conta.

O problema enfrentado pelo parceiro de Cláudia (e por ela também), segundo Ana Canosa, sexóloga e apresentadora do podcast Sexoterapia, tem relação com a dificuldade da maioria dos homens para falar sobre suas questões sexuais. Ana conta que é muito comum ser procurada por pacientes que, apesar de fazerem terapia, não têm coragem de contar suas questões sexuais para os terapeutas. "Isso revela a grande dificuldade masculina de entender e lidar com suas emoções", diz.

Neste caso, esse dificuldade parece ter um agravante: o componente da culpa. "A culpa, tão presente quando falamos em sexo, faz com que, muitas vezes, as pessoas deixem de gozar e ter prazer", afirma a sexóloga.

O conselho da sexóloga para esses homens é pedir ajuda das parceiras, pois as mulheres tendem a ser acolhedoras. "Os homens heterossexuais são privilegiados por se relacionarem com mulheres que costumam ajudar muito nesses processos." Cláudia é um exemplo desse acolhimento. "Estou tentando ensiná-lo a se soltar. Às vezes ele consegue, especialmente se eu não for muito inventiva, mas é bem raro", diz.

*Cláudia é um nome fictício, criado para preservar a identidade da personagem.

Acompanhe o Sexoterapia

Culpa é o tema do vigésimo quinto episódio do podcast Sexoterapia, e em sua terceira temporada falou sobre sexo e os sete pecados capitais. Nesse episódio, as apresentadoras Marina Bessa, editora chefe de Universa, e Ana Canosa, sexóloga, recebem Juliana Wallauer e Cris Bartis, criadores a apresentadoras do Mamilos Podcast.

Sexoterapia está disponível no UOL, no Youtube de Universa e nas plataformas de podcasts, como Spotify, Apple Podcasts, no Castbox e Google Podcasts.