PUBLICIDADE

Topo

Beleza

Quer alisar cabelo em casa? Rodrigo Cintra dá dicas para escova perfeita

Mari Gonzalez - Reprodução/Instagram
Mari Gonzalez Imagem: Reprodução/Instagram

Rodrigo Cintra

Colaboração para Universa

02/06/2020 04h00

Ivete Sangalo, Simaria e Mari Gonzalez são donas de fios lisos e brilhantes. Copiar o look das famosas ou adotar novos visuais durante o isolamento é uma das alternativas para sair da mesmice ou driblar os fios sem manutenção -principalmente o baby hair.

Se você quer mudar de visual durante a quarentena sem precisar apelar para o salão, minha sugestão é usar produtos para fios lisos e investir em uma escova bem modelada. Na hora de secar, aplique um CC Cream com proteção térmica, que além de hidratar, protege os fios do calor do secador.

Aqui vem o truque para ganhar um cabelo com movimento: coloque a escova na raiz e seque levantando os fios. Depois, separe mechas pequenas, com cerca de dois dedos de largura, coloque a escova em cima da mecha, enrole e direcione o jato de ar para os fios. Deslize a escova da raiz até as pontas.

Dica: se quiser mais brilho, coloque a escova na parte debaixo da raiz e deslize até as pontas girando rapidamente a escova.

Produtos para alisar

Sei que a escova vai durar poucos dias, mas é o que se pode fazer no momento. Alerto para não comprar produtos para alisar os fios em casa, alguns podem fazer mal à saúde. Consulte seu cabeleireiro, mesmo que seja por uma chamada de vídeo, assim ele consegue verificar o estado do seu cabelo e te orientar sobre o que você pode fazer nesse período, como uma hidratação potente, para deixar os fios mais maleáveis.

Por que evitar o formol?

Se mesmo assim você não está convencida, explico: alguns produtos que prometem manter o liso perfeito em casa podem conter formol, substância proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pois pode levar desde a problemas no couro cabeludo, como a descamação, queimaduras e queda de cabelo, irritação nos olhos, coceira na garganta e desconforto para respirar. Por isso, sempre leia o rótulo.

A função do formol é basicamente encapar o fio, impermeabilizando-o, e conservando da forma que está. Logo, o procedimento alisa e não trata o cabelo. Nem a água do próprio banho ou produto de hidratação consegue alcançar a parte interna do fio. Por isso, o cabelo tende a ficar muito mais ressecado, quebradiço e, com o tempo, sem vida.

Outro ponto negativo para as fãs do descolorido. Alisamento com formol e coloração não combinam. Muitos desses cabelos não aguentam a química e tendem a quebrar. Existem outros métodos mais saudáveis para deixar os fios alisados, sem prejudicar a sua saúde.

Progressiva sem formol extraída de cogumelos

Experts em beleza desenvolveram procedimentos com o ativo biolacase, um componente extraído do cogumelo Tramete Versicolor, que promove o realinhamento da fibra de forma natural, sem agredir os fios. Aliado à queratina hidrolisada, aumenta a força tensora, previne pontas duplas e auxilia a regeneração dos cabelos danificados.

O produto é uma base ácida onde amolece o fio por dentro e o profissional pode determinar a forma que a cliente deseja: totalmente liso ou mais ondulado. A vantagem é que essa alteração da cadeia de enxofre é interna, com isso, você pode serfeito com outros processos químicos, como a descoloração/coloração.

Mas você vai precisar esperar um pouquinho, pois esse tratamento também só pode ser realizado no salão. Vale lembrar que todas as opções para o alisamento saudável partem do princípio de utilizar produtos legalizados, testados por profissionais e que em muitos casos, apenas seu cabeleireiro vai ter o conhecimento adequado para aplicar corretamente.

Por isso mesmo, é fundamental saber o que não fazer nos momentos de desespero por uma manutenção. Não vale correr riscos pela sua saúde. #vaipassar #fiqueemcasa

Beleza