Topo

Quer comprar máscaras? Rede mapeia costureiras em 170 cidades do Brasil

Por meio de mapa, Rede Asta oferece contatos e localização de mais de 800 costureiras brasileiras - AngelaMacario/Getty Images/iStockphoto
Por meio de mapa, Rede Asta oferece contatos e localização de mais de 800 costureiras brasileiras Imagem: AngelaMacario/Getty Images/iStockphoto

De Universa

07/05/2020 12h15

Uma rede de artesãs lançou plataforma virtual que mapeia o trabalho de costureiras que estão fazendo máscaras caseiras para vender durante a pandemia de coronavírus. Com mais de 800 profissionais cadastradas, a Rede Asta, negócio social que atua desenvolvendo empreendedoras pelo país há 15 anos, traz informações de cada uma delas (endereço, telefone e capacidade de produção de máscaras) em pelo menos 170 cidades.

A rede representa um apoio às costureiras para geração de renda — já que em tempos de crise econômica, o mercado artesanal também foi impactado. "Elas são muitas vezes a única pessoa da família a ter uma renda. Por isso, estão sofrendo o impacto direto com a pandemia e muitas passando necessidades. O Brasil possui mais de 10 milhões de artesãs. Reunimos nesta ferramenta uma parcela delas, mas outras ainda podem entrar", diz uma das fundadoras da rede, Alice Freitas.

A ideia é que a pessoa entre diretamente em contato com a artesã, sem intermediários, para que ela possa atender às encomendas das máscaras que estão sendo feitas em casa.

Como funciona

A Rede Asta tem um "localizador de máscara", com o mapa do Brasil e a indicação de onde há profissionais cadastradas. Já as costureiras interessadas em fazer parte da rede devem preencher um formulário com os dados pessoais e profissionais dentro do site da Rede.