Topo

Halloween hoje? Antigo calendário diz que esta noite atrairá bons fluidos

Getty Images
Imagem: Getty Images

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

01/05/2020 14h06Atualizada em 01/05/2020 14h10

O Halloween é uma data conhecida mundialmente por suas fantasias, bruxarias, gostosuras e travessuras. O que poucos sabem é que a comemoração é fruto de um antigo calendário seguido pelas religiões pagãs, a roda do ano. Nele, os ciclos eram contados a partir das estações do ano e do ápice de cada uma delas.

O dia das bruxas nasceu como Samhain, comemorado no hemisfério Norte na noite do dia 31 de outubro. Porém, aqui, no Hemisfério Sul, o certo seria celebrar a energia do Halloween agora, no dia 1º de maio.

O Samhain — se pronuncia "souen" — é considerado a Noite Sagrada, um verdadeiro ano novo, já que marca o fim de um ciclo para um novo começar. É representado pela morte do Deus Sol, o que anuncia que o inverno está se aproximando e a parte escura do ano também. A colheita se encerra e é necessário se preparar para uma época mais introspectiva e com poucos recursos.

O festival marca o momento em que honramos e agradecemos a nossos ancestrais. É uma noite poderosa para esse contato, já que acredita-se que o véu entre o mundo material e o mundo espiritual está mais fino.

Dizem que as almas de nossos antepassados podem passear livremente entre nós e ouvir nossos pedidos. Ou seja, é um momento interessante para atrair bons fluídos e se livrar do que traz desequilíbrio.

Pela proximidade do frio, em certos lugares como na Irlanda, faziam-se fogueiras duradouras para iluminar e aquecer todo o povoado. O ciclo de morte e renascimento da natureza pode ser de grande ensinamento quando percebemos, nas sutilezas, seus reflexos em nosso dia a dia. Por isso, para celebrar esta fase da vida, você pode fazer alguns rituais. Veja dicas abaixo.

Relembrando seus ancestrais

Relembrar e homenagear nossos antepassados que já se foram é uma boa pedida para a noite deste dia. Para isso, pegue fotos das pessoas em questão e disponha em uma mesa ou em um varalzinho improvisado. Você pode acender velas e colocar músicas que lembrem momentos vividos com eles. Outra dica é colocar algum cristal perto das fotos para potencializar a energia deste altar.

Reciclagem de ideais

Samhain é quando devemos estabelecer metas para o ano que entra. É o momento de morrer e renascer. Por isso, que tal escrever em um papel sulfite, a lápis, aquilo que você gostaria de trazer para sua vida nos próximos meses? Lembre-se que o inverno traz consigo a introspecção e o recolhimento. Pense em coisas que possam te aproximar de você mesma e trazer mais bem-estar para o mental, o físico e o espiritual. Enterre esse papel em um vasinho de plantas e, se quiser, jogue junto sementes, para que sejam semeadas junto com seus ideais.

Gostosuras no cardápio

Como na tradição de Halloween, os doces são uma ótima pedida para este momento. Cozinhar bolos, doces caseiros e colocar neles a intenção do que você deseja para este novo momento aproxima ainda mais a energia desta noite tão potente. Se você mora com sua família ou com mais pessoas, que tal fazer um jantar coletivo? Cada um cozinha uma parte, sempre jogando os desejos e sentimentos para a comida.

Limpeza energética

Assim como você escreveu em um papel seus propósitos, pode escrever em uma outra folha aquilo que não deseja continuar levando para sua vida. O ato de escrever permite materializar alguns conceitos impregnados em nossa mente, por isso é importante não censurar os pensamentos. Não se preocupe com pontuação ou coerência, o importante é por para fora de sua mente. Depois, queime em uma vela e visualize tudo aquilo indo embora para dar espaço para o novo. Se não tiver uma vela, vale queimar no fogão.

Estreite relações

Em um momento de distanciamento social, é comum que familiares e pessoas queridas estejam longe, cada um em sua própria casa. Se a noite de Samhain é para resgatar a importância da nossa ancestralidade, nada mais justo do que fazer isso com nossos queridos. Faça chamadas de vídeo, combinem um jantar virtual e lembrem os bons momentos vividos por aqueles que deram origem a esta união.