PUBLICIDADE

Topo

Beleza

Aliviando a quarentena: automassagens para você fazer em casa

iStock
Imagem: iStock

Paula Roschel

Colaboração para Universa

08/04/2020 04h00

Em dias de isolamento por causa da pandemia de coronavírus que estamos atravessando, buscamos alternativas caseiras para manter a rotina de beleza e bem-estar sem dar as caras na rua. Tem gente participando de aula de automaquiagem em transmissões ao vivo, no Instagram. Outros estão aprendendo a fazer penteados e tratamentos para manter o cabelo em dia no conforto do lar, por tutoriais no Youtube.

Mas há um outro ponto nessa nova rotina que exige nossa atenção: o excesso de tempo sentado, muitas vezes em situações em que a ergonomia não é o forte, e com pouca circulação entre os cômodos. Para aliviar dores pontuais ou relaxar um pouco, especialistas indicam a seguir algumas manobras drenantes, energizantes e relaxantes para serem feitas de forma rápida e segura.

Para começo de conversa, dormir bem é um antídoto contra fatiga ou olheiras. Uma boa automassagem antes de descansar pode ser a chave para um dia seguinte radiante.

Marcos Yshida Ferrari, massoterapeuta do Kurma Spa, de São Paulo, diz que uma boa técnica para relaxar profundamente é tirar a tensão dos ombros. "Nessa região e no trapézio, realize movimentos circulares com a ponta dos dedos. Faça pressão nos pontos mais duros. Repita o procedimento até oito vezes", indica.

Se você gosta de uma massagem guiada, a esteticista Renata França, famosa por atender celebridades como Taís Araújo e Camila Coutinho, tem um vídeos bem didáticos em seu canal do Youtube, como este:

Xô, inchaço

Para quem quer iniciar ou manter uma rotina de tratamento corporal em casa, a fisioterapeuta Laís Maciel e a influencer Lu Ferreira mostram como fazer uma autodrenagem para diminuir inchaços. Além dos movimentos drenantes, ela mostra algumas manobras que também ajudam o trânsito intestinal:

Hora de aliviar o pescoço

É comum a gente perceber que esqueceu de dar atenção ao pescoço e ao colo depois que aquela dorzinha de fatiga dá as caras. Para Isabel Luiza Piatti, especialista em estética e cosmetologia, as áreas não podem ser deixadas de lado.

Para fazer a massagem nesses pontos, a profissional primeiro indica a limpeza da pele. Logo em seguida, pode-se aplicar uma loção tônica antes de partir para o óleo vegetal ou hidratante, que é o elemento que facilitará o deslizar da manobra para melhorar a circulação local e aliviar tensões.

"Repetindo até cinco vezes os movimentos, no colo, deslize os dedos do centro para o ombro. Use sempre a mão contrária, para facilitar a automassagem", diz Isabel. Os movimentos podem ser feitos com a ponta ou a articulação dos dedos.

"Já para o pescoço, com a mão espalmada, faça o deslizamento de baixo para cima, sempre usando a mão contrária ao lado de aplicação", completa. A profissional ainda indica a automassagem na musculatura frontal. Para isso, deslize a ponta dos dedos da região da sobrancelha para o couro cabeludo. Repita o movimento até oito vezes.

Antes da make

A beauty artist Carla Biriba também já postou um vídeo com uma massagem facial que costuma fazer em si e em suas clientes. A técnica, segundo a especialista, é recomendada para deixar o rosto mais radiante e com melhor contorno:

Com acessórios

Se você tem em casa os populares rolinhos de pedra jade ou de quartzo e pequenas espátulas, batizadas como "gua sha", também conseguirá fazer uma sequência de massagem e drenagem facial, mesmo sem qualquer habilidade. Para facilitar o deslizar das ferramentas, passe algumas gotas de óleo facial vegetal em todo o rosto e pescoço.

Os movimentos -abaixo dos olhos, a partir do queixo ou a partir do lábio superior- são de dentro para fora.

Basta repetir cada movimento oito vezes, com pressão média ou leve.

Para completar o momento

Unindo beleza com autocuidado mental, vale experimentar sessões de meditação guiada e mantras enquanto você executa os movimentos de massagem ou drenagem, para também acalmar a mente. Aplicativos como o Calm, Meditação Natura e playlist de mantras da apresentadora Maria Eugênia Suconic, a Mareu, são algumas das ferramentas populares nas redes sociais em tempos de isolamento.

Apesar dos benefícios, a automassagem é contraindicada para pessoas que tenham feridas na pele (como pode ser o caso dos diabéticos), fraturas, pressão alta (e que não faça acompanhamento médico), câncer (exceto com orientação médica) e varizes.

Beleza