Topo

Para manter cabeça sã em meio ao desespero coletivo: meditação, ioga e mais

Meditação de manhã - iStock
Meditação de manhã Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

23/03/2020 04h00

Não tem jeito: por mais que a gente tente manter a serenidade, basta se deparar com uma nova notícia a respeito do coronavírus para surgirem pensamentos infinitos - a maioria deles, negativos.

Só que se desesperar é caminho errado. A melhor saída é buscar o autocontrole e, para essas horas, muitas técnicas ajudam a encontrar o equilíbrio. Recorremos a um time de especialistas, que indicam opções para colocar a cabeça no lugar e encarar a atual situação de maneira mais serena.

Meditação
O que é:
prática milenar que visa livrar e acalmar a mente da agitação, do estresse e dos pensamentos negativos.
Por que é útil? A meditação ajuda a acalmar os batimentos cardíacos e a respiração, algo fundamental para controlar os pensamentos negativos. Permite enxergar com mais clareza problemas, desafios e dificuldades, facilitando a decisão sobre como encarar o momento.
Como praticar: um exercício fácil para quem ainda não medita é buscar um lugar tranquilo, com música agradável e baixa ao fundo, sentar confortavelmente e se concentrar na respiração, que deve ser tranquila. No primeiro minuto, inspire por 4 segundos e expire por 6 segundos. Permaneça em estado de calma por, pelo menos, 20 minutos, uma vez ao dia.

Por ser altamente difundida, a meditação se ramifica e ganha formatos e propostas diferenciadas, como:

Meditação quântica: ajuda a reduzir o ciclo de ondas cerebrais para faixas alfa e theta e, com isso, diminuir os níveis de cortisol e adrenalina no corpo. Favorece a paz e a harmonia coletiva, acalmando os ânimos e a tensão no planeta. Dica: faça a respiração "Há". Para tanto, inspire e expire três vezes consecutivas. Faça cada movimento com intervalos de 7 segundos. Depois, imagine e sinta a paz que deseja experimentar para você, as pessoas e o mundo todo. Fique em silêncio absoluto, evite qualquer pensamento, emoção ou preocupação. Tente se manter nesse estado o tempo que puder.

Meditação com propósito específico: resgata o foco durante atividades multitarefas e em momentos caóticos. O estado de atenção plena no momento aumenta recursos pessoais internos. Pratique: escolha um local tranquilo, onde não seja interrompido. Sente-se e foque na respiração. Faça três respirações profundas e lentas, enchendo os pulmões. Inspire pelo nariz e solte pela boca. Deixe todos os pensamentos que surgirem fluírem livremente. Deve-se experimentar o silêncio profundo por, pelo menos, 10 minutos diários, com os olhos fechados e observando todo o corpo, mente e pensamentos. Medite com um propósito específico, ou seja, foque em algo que é importante para você e sua vida nesse momento - uma cura ou saúde mundial, por exemplo.

Meditação ativa: envolve não apenas na mente, mas também o corpo. As técnicas respiratórias, aliadas a movimentos corporais específicos, desintoxicam o sistema corpo/mente. Assim, promove serenidade, paz e bem-estar. Fortalce também o sistema imunológico. Para praticar, escolha lugar tranquilo e reservado. Selecione músicas tranquilas e de relaxamento para cerca de 30 minutos. Fique em pé, com os pés afastados um do outro, alinhados aos ombros. Flexione levemente os joelhos, deixe a coluna reta e os quadris encaixados. Sinta os pés criando raízes, conectando-se à terra. Comece um movimento de chacoalhar. Deixe que toda e qualquer parte do corpo chacoalhe. Se perceber que alguma delas está tensa, bloqueada ou travada, force o movimento. Vá ampliando gradativamente o ritmo e entrega desse chacoalhar. Não reprima nenhum pensamento. Apenas observe e permita que vá embora. Durante a prática, respire suavemente pelo nariz. Após 20 minutos, normalize e pare suavemente seu corpo. Deite-se em silêncio e busque manter a mente vazia por, no mínimo, 10 minutos antes de retornar às atividades normais. Essa prática é recomendada, no mínimo, duas vezes por semana. Em épocas de alto estresse, repita diariamente.

Ioga
O que é: outra prática milenar, utiliza o corpo, as respirações e a meditação para ajudar a equilibrar toda a estrutura física e a mente.
Por que é útil? Ajuda a acalmar a mente e proporciona serenidade. As posturas (chamadas asanas) pressionam determinadas regiões do corpo e estimulam a produção de hormônios, enquanto as respirações atuam na oxigenação, liberando o excesso de gás carbônico, permitindo receber oxigênio renovado.
Como praticar: para quem nunca experimentou a ioga, é indicado que um instrutor ajude a realizar os exercícios corretamente. Há muitos canais no YouTube que auxiliam na prática. Em Viva Bem, ensinamos 6 exercícios para aliviar a tensão nas costas.

Reiki
O que é: terapia de origem japonesa, ocorre através da imposição das mãos e utilização de símbolos. O objetivo é canalizar a energia vital para restaurar o equilíbrio físico, mental e emocional, regularizando funções vitais do corpo.
Por que é útil? Quando o terapeuta reikiano estende as mãos sobre os centros energéticos (chakras) da pessoa, transmite a energia vital em cada chakra. Beneficia, principalmente, pessoas que guardam emoções, sentem muita raiva, são ansiosas ou depressivas.
Como praticar: é feita por um terapeuta formado, que abre o canal reikiano por meio de símbolos, durante aproximadamente 1 hora. É possível enviar reiki à distância - basta ter o nome e endereço da pessoa.

Barra de Access
O que é:
técnica baseada no toque de 32 pontos energéticos na cabeça (onde estão armazenados pensamentos, crenças e emoções), vinculados a diferentes aspectos e áreas da vida - relacionamentos, dinheiro, criatividade, sentimentos e outros.
Por que é útil? Contribui para o bem-estar, desintoxicando a mente de toda informação e pensamentos negativos.
Como praticar: requer um praticante ou facilitador para aplicar a técnica, ou seja, tocar tais pontos para liberar a carga eletromagnética de tudo o que pode ter limitado a pessoa.

Terapia de frequência vibracional
O que é:
parte do princípio de que o interior de cada átomo é formado por uma frequência vibracional. Logo, todas as pessoas são frequências vibracionais e podem escolher qual delas desejam sintonizar.
Por que é útil? Ajuda o praticante a se manter na vibração da paz, do equilíbrio, da saúde perfeita e da harmonia.
Como praticar: umas das técnicas utilizadas é fazer perguntas que não precisam ser respondidas. Para este momento de caos, um bom questionamento é: "Que vibração eu posso ser que vibre além da vibração dessa realidade?" Recomenda-se repetir a pergunta 5 vezes ao acordar, outras 5 vezes durante o dia e mais 5 antes de dormir. Não é necessário interromper as atividades cotidianas para isso.

Reflexologia
O que:
Massagem nos pés.
Por que é útil? Os pés representam apoio. A massagem produz bem-estar e reduz o estresse. Extra: em tempos de isolamento, fazer a reflexologia nos familiares reforça os laços.
Como praticar: tanto para a automassagem como em outras pessoas, use óleo ou azeite morno - se não tiver produtos específicos, recorra ao que tiver em casa. Mulheres devem começar pelo pé esquerdo e homens, pelo direito. Sente-se confortavelmente, coloque o pé em cima da perna e passe o óleo nele. Massageie o pé, apertando com ambas as mãos, deslizando-as em direção aos dedos. Aperte a sola com os polegares. Faça o mesmo com as pontas dos dedos, que representam a cabeça. Repita o procedimento no outro pé, dedicando de 5 a 10 minutos a cada um deles.

Música
Por que é útil:
deixa as pessoas mais alegres e leves.
Como praticar: em vez de ouvir notícias o tempo todo sobre a pandemia na TV, em algum momento do dia, ouça músicas que façam recordar momentos felizes da vida ou transportem para um lugar de alegria.

Cromoterapia
O que é:
técnica que estimula e equilibra o físico, mental e emocional através das cores.
Por que é útil? Traz tranquilidade em momentos de medo e angústia.
Como praticar: sente-se com a coluna reta e mentalize uma cascata de luz caindo sobre a cabeça. Comece com a cor violeta para limpar todo o corpo sutil e físico. Imagine a luz levando para longe o que não serve mais. Mentalize sem pressa a cascata de luz verde - cor da cura, esperança e amor incondicional. Depois, mentalize o rosa (cor da ternura) preenchendo corações e alma. Permaneça nessa tonalidade quanto achar necessário. Passe para o azul celeste, acalmando e equilibrando o sistema nervoso. Mentalize-se nitidamente embaixo dessa cascata. Troque o azul pelo amarelo dourado e, depois, o branco prateado. Respeite seu tempo e faça uma inspiração profunda.

Thetahealing
O que é: técnica baseada em meditação guiada, que diminui a frequência das ondas mentais para o estado theta.
Por que é útil? A onda cerebral theta é capaz de reprogramar e transformar a realidade de forma rápida, proporcionando profundo relaxamento.
Como praticar: feche os olhos. Imagine uma energia subindo pela sola dos pés até a base dos quadris e, depois, até o topo da cabeça. Ali, esta energia se transforma em bolha de luz. Imagine uma miniversão de você entrando dentro dessa bolha, que é a sua consciência. Visualize que a bolha se desprendendo e subindo, atravessando as nuvens, estrelas e todo o universo, superando camadas e camadas de luzes, até alcançar uma dourada, outra gelatinosa e, por fim, uma camada de pura luz branca, muito forte e cintilante. Mentalmente diga: "Criador de tudo que é, sou eu. Estou aqui". Faça os pedidos que desejar. Ao terminar, agradeça, imagine-se enxaguando nessa luz de amor incondicional.

Acupuntura
O que é: técnica milenar chinesa que estimula pontos específicos do corpo por meio de agulhas.
Por que é útil? Com a inserção de agulhas em pontos localizados nos meridianos ao longo do corpo, é possível direcionar o Qi (energia) para restabelecer o equilíbrio físico e mental.
Como praticar: é necessário um acupunturista para aplicação das agulhas nos pontos definidos após anamnese.

Aromaterapia
O que é:
uso de óleos essenciais para tratar determinados sintomas e prevenir patologias.
Por que é útil? A estreita ligação entre receptores olfativos e o cérebro facilita uma resposta imediata na área específica correspondente
Como usar: óleos essenciais podem ser usados como perfume, vaporizador e em borrifadores de ambiente. Lavanda tem propriedades calmantes e contribui para sono reparador; laranja, cravo-da-índia, canela, eucalipto e alecrim melhoram a imunidade; alecrim também eleva a alegria; e gerânio acalma o estado mental agitado.

Heart Healing
O que é
: o foco da terapia é promover ambiente de cura no organismo, usando a frequência do coração.
Por que é útil? Bons sentimentos desencadeiam reações químicas que ajudam o corpo a se equilibrar e se proteger. Quando a atenção está no medo, a estrutura física entra em tensão e gera estresse; quando se volta para a alegria, fica leve, gerando bem-estar e saúde.
Como praticar: ao ativar a glândula timo, na região central do peito, consegue-se aumentar as vibrações positivas nesse momento de incertezas. Para tanto, inicie uma massagem no centro do tórax. Faça movimentos circulares, com pressão leve, por 5 minutos. Na sequência, siga uma série de 10 respirações tranquilas, prestando atenção no peito. Depois, siga respirando calmamente e comece a pensar em situações que trazem felicidade e despertam amor. Pense, sorria e sinta. Repetir a prática duas vezes ao dia é suficiente para dar o estímulo necessário ao timo.

Fontes consultadas: Agnideva Simha, terapeuta e instrutor de desenvolvimento tântrico, da Aldeia Estrela Azul do Oriente; Amanda Dreher, autora de "Meditar Transforma", astróloga e terapeuta, da equipe Luz da Serra; Ana Carvalho, idealizadora da Consonare, plataforma de terapias integrativas; Ana Leda Borges Sumodjo, terapeuta ayurvédica, facilitadora de constelação sistêmica familiar, massoterapeuta e fundadora do Espaço Integrativo Bem Viver; Carlos Florêncio, psicoterapeuta; Ciça M. Henrique, terapeuta, consteladora familiar e meditante da meditação transcendental; Daniele Costa, facilitadora certificada de Barras de Access; Déborah Azevedo, terapeuta; Elainne Ourives, treinadora mental, terapeuta e psicoterapeuta holística; Júnior Moura terapeuta holístico, astrólogo e alquimista; Marcos Yshida Ferrari, massoterapeuta do Kurma Spa; Pollyana Esteves, psicoterapeuta; Priscila Gongora e Saulo Luciani, idealizadores do Heart Healing; Tarika Palmieri, terapeuta do Kurma Spa; Thaís Oliveira; fisioterapeuta; Virginia Gaia, terapeuta holística e astróloga.