PUBLICIDADE

Topo

Moda

Foi preciso criar um robô para detectar se um Nike é verdadeiro

Modelo foi testado em robô de inteligência artificial criado por startup americana - Reprodução
Modelo foi testado em robô de inteligência artificial criado por startup americana Imagem: Reprodução

Marcos Candido

De Universa

06/02/2020 16h50

O mercado de produtos "de segunda mão" é rápido e detalhista. Há cópias de marcas como Nike e Adidas quase imperceptíveis. Até agora, a descoberta sobre a autenticidade do produto depende muito do olho de quem vê. Uma startup de Nova York, porém, desenvolveu uma inteligência artificial que consegue averiguar se o tênis é ou não original de fábrica.

Funciona assim: a empresa Entrupy criou uma caixa com oito câmeras que capturam imagens de vários ângulos dos tênis. Uma inteligência artificial analisa as fotos e anuncia se o modelo é falso ou original. O protótipo, por enquanto, detecta modelos altamente falsificados, como o Air Jordan e Yeezy. Em um futuro próximo, os criadores prometem acrescentar novos pares.

Caixa onde tênis é fotografado para verificar autenticidade  - Reprodução
Caixa onde tênis é fotografado para verificar autenticidade
Imagem: Reprodução

Os desenvolvedores estão sentados em uma mina de ouro. As empresas especializadas na revenda de calçados também têm interesse. Um estudo da consultoria americana Cowen & Co. calculou que o mercado de revenda de tênis deve alcançar 6 bilhões de dólares até 2025.

Não é incomum que tênis sejam revendidos por preços mais caros logo após o lançamento, como acontece no Brasil e em vários países do mundo. Ao mesmo tempo, cresce o mercado "paralelo" de réplicas piratas vendidas como se fossem originais, o que não agrada às plataformas de venda de usados online.

Um exemplo: o eBay precisou investir em um software para detectar a veracidade de peças de luxo anunciadas no site, como modelos Louis Vuitton. A venda de produtos falsificiados tão fiéis aos reais é tão intenso que gerou até um termo próprio: o 'fake flex', ou pessoas que vestem reproduções e sabem da falsificação.

Moda