PUBLICIDADE

Topo

Beleza

6 tendências em nail art para sair da mesmice neste verão

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Jéssica Arruda

Colaboração para Univesra

10/01/2020 04h00

Depois da nail art de animal print, as tendências de unhas para o verão 2020 fazem releituras de clássicos que nunca saíram das mãos de quem ama uma boa manicure. A francesinha, por exemplo, chega repaginada em uma versão mais colorida e em tons ousados. Já o degradê virou febre nos salões (e também nas redes sociais) com efeito de várias nuances a partir de uma única tonalidade.

Se unhas discretas ditam o minimalismo chique da temporada, as pinturas com aplicações fazem o contraponto de extravagância nas referências de nail art, trazendo pontos de luz para as mãos - e transformando as unhas em verdadeiros acessórios de moda. "As mulheres têm se arriscado, cada uma dentro do seu estilo. Quem trabalha em ambientes mais formais aposta em tons neutros e foscos, mas consegue incluir alguns detalhes para se destacar. As pedrarias estão se tornando queridinhas das famosas e as clientes têm procurado cada vez mais por pérolas, por exemplo", conta Erika Lopes Quile, manicure da Mavala.

Das jelly nails à técnica contour, veja quais estilos de unhas estão bombando na temporada:

1. Contour nails

A técnica do contorno tão utilizada na maquiagem chega às unhas com status de novidade: a ideia é delinear cada uma delas com uma tonalidade mais escura que a base, usando duas cores de esmalte. O segredo é garantir um traço fino para um efeito de unhas mais longas e poderosas.

2. Jelly nails

As unhas transparentes e com muito brilho, que conquistaram famosas como a atriz Bruna Marquezine, continuam em alta no próximo verão. Conhecidas como jelly nails, esta decoração imita o aspecto (e textura) de uma gelatina, trazendo um acabamento cristalino às unhas.

"Para conseguir este efeito, você precisa de unhas postiças de acrílico translúcido (que podem ser esculpidas diretamente nos dedos) e uma base incolor misturada com um pouquinho de esmalte colorido, de qualquer tom. O importante é usar pouco esmalte nesta mistura, já que o efeito precisa ser mais transparente mesmo", explica Erika.

3. Francesinha invertida

O estilo romântico dá espaço para combinações mais ousadas, com misturinhas que vão do rosa e prata, preto e branco até versões com glitter. Na francesinha invertida, o contorno com a cor de destaque fica na base e não na ponta das unhas.

4. Ombré nails

Para chegar a este resultado nas unhas, o truque é mesclar diversos tons de uma mesma cor para criar um visual sofisticado que é a cara do verão. O efeito degradê em cada uma das unhas confere um aspecto bem sutil entre as cores claras e escuras - e traz um acabamento moderno e divertido ao mesmo tempo.

5. Joias em unhas

A nail designer Márcia Câmara explica que o conceito de joias em unhas consiste em uma decoração artesanal, onde as pedrarias são estrategicamente colocadas uma a uma sobre as unhas. "Nesta concepção, consideramos a unha como um complemento do look, como um brinco, cordão e pulseira", acredita. Este tipo de nail art dura até 20 dias, mas é preciso realizar uma manutenção periódica para manter as pedrarias em dia.

6. Desenhos gráficos

As decorações em frutas e flores ficaram para trás: o must have da estação está nas unhas com motivos gráficos. E vale de tudo - de quadrados estilizados a listras, bolinhas e até pintura com arte tridimensional.

"A graphic nail ainda está crescendo no Brasil, com uma tendência forte para desenhos abstratos. Mas também pode ser feita com traços geométricos. Na minha opinião, cores fortes trabalhadas nos detalhes estão entre as opções mais certeiras", garante Márcia.

Beleza