Topo

Maria da Penha vira selo em homenagem dos Correios

Correios homenageiam Maria da Penha com selo especial - Cid Moreira/Divulgação
Correios homenageiam Maria da Penha com selo especial Imagem: Cid Moreira/Divulgação

De Universa, em São Paulo

12/11/2019 21h23

A farmacêutica Maria da Penha, conhecida por encabeçar o movimento contra a violência de gênero em lei que leva o seu nome, foi homenageada pelos Correios, hoje, com o lançamento de um selo em sua homenagem.

A solenidade contou com a participação da própria homenageada, em evento na Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará, em Fortaleza.

"Muito ainda precisa ser feito. Conto com o apoio e o engajamento de homens e mulheres de bem para que cumpram o seu papel de transformador social e unam forças nessa luta, que é de todos e todas nós, por um futuro sem violência para as nossas mulheres", disse Maria da Penha durante o evento.

A emissão do selo é parte de uma série do órgão chamada "Mulheres Brasileiras que fizeram história" e reconhece seis personalidades femininas do país.

Maria da Penha tentou, durante 19 anos, que o seu ex-marido e agressor fosse julgado e punido pelas agressões que a acometeram.
Sem resposta da Justiça, conseguiu na Comissão Interamericana dos Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) uma recomendação para que o Brasil fosse mais rigoroso em casos de violência contra a mulher.

A lei que leva o seu nome foi criada em 2006 e prevê, além da prisão do agressor, medidas protetivas para as vítimas.

Os selos em sua homenagem podem ser comprados por R$ 1,95 e estarão disponíveis em todas as principais agências do país. Ao todo, os Correios emitiram 54 mil selos de Maria da Penha.

Violência contra a mulher