Topo

Enem tem questão sobre violência contra mulher com música de Naiara Azevedo

Alunos fizeram prova neste domingo (3) - Divulgação
Alunos fizeram prova neste domingo (3) Imagem: Divulgação

De Universa

03/11/2019 18h09

O primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado neste domingo (3), trouxe uma questão sobre violência contra a mulher a partir da música "Coração Pede Socorro", de Naiara Azevedo.

A canção, lançado em novembro de 2018, foi usada em uma campanha do Governo Federal no ano passado. "A violência contra a mulher pode estar onde você menos imagina. Até mesmo dentro da sua própria casa", disse Naiara na época do lançamento.

"A música e o clipe fazem parte de uma campanha do governo do Brasil por meio do Ministério de Direitos Humanos. Parecia uma canção de amor, mas no clipe você vê que é violência contra a mulher."

O clipe foi exibido em cinemas, e a música tocou, em rádios, vinhetas no metrô e peças para aeroporto e ônibus. Na letra, fala sobre um amor "24 horas lado a lado", de "sentimento alucinado". Depois, diz, "esse amor deixou marcas no meu corpo/ Só de pensar eu grito, eu quase morro".

A prova também abordou outras questões de saúde, como por exemplo, obesidade, depressão e ansiedade.

Neste domingo, os alunos fizeram as provas de ciências humanas, linguagens e redação. O exame continua no próximo domingo (10), com exames de matemática e ciências da natureza. Cada prova tem 45 questões de múltipla escolha.

Violência contra a mulher