Topo

Alto Astral


Relaxa e rejuvenesce: veja milagres dos massageadores de cristais

Cristais podem deixar você mais bonita - Adobe Stock
Cristais podem deixar você mais bonita Imagem: Adobe Stock

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

20/08/2019 04h00

Basta dar uma pesquisada nas novidades do ramo de beleza e estética para se deparar com uma ferramenta que parece nova, mas é milenar. Estamos falando dos massageadores feitos com pedras naturais, que podem ser em formato de rollers ou em Gua Sha, mais rústicos e com lapidações simples, mas que se encaixam anatomicamente no rosto.

A promessa é tentadora. Rejuvenescimento da pele, fortalecimento de sistema imunológico e funções vitais. Além disso, é claro que o fator energético também conta. Afinal, os cristais prometem trazer diversos tipos de benefícios para quem usa: desde um relaxamento profundo, até nutrição de beleza e autoamor.

A prática tem origem na China, que há muito tempo utiliza pedras naturais, principalmente a Jade, para procedimentos estéticos. Há pouco tempo, porém, esses instrumentos viraram moda na Europa e Estados Unidos e agora chega, timidamente, ao Brasil. Algumas famosas já se mostraram adeptas em suas contas do Instagram.

É o caso de Alicia Keys, Selena Gomez e até Miranda Kerr, que lançou o seu próprio massageador.

Propriedades

Segundo Fernanda Guerra, esteticista e terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa, nosso rosto tem diversos meridianos responsáveis por nossos órgãos vitais. Movimentando e ativando a energia nesses pontos específicos na face, estimulamos o funcionamento de nosso organismo. "A diminuição do inchaço, por exemplo, é reflexo desse estímulo", diz.

A terapeuta usa o Gua Sha na aplicação de acupuntura, para estimular ainda mais os pontos que estão sendo trabalhados na sessão. Em outros locais do corpo durante massagens, o instrumento é utilizado para diminuir dores. Já no rosto, especificamente, é usado para aumentar a produção de colágeno.

"O uso dos massageadores de cristais ajuda nos mais diversos tratamentos de saúde, mas também priorizam bastante a estética. Na China, por exemplo, a Jade é utilizada pensando na renovação da pele e purificação de poros", explica Fernanda.

Segundo ela, todos temos tensão e cansaço muscular no rosto, mas nem sempre percebemos. Com esse exercício simples podemos perceber um relaxamento facial e a mudança clara nas expressões, mesmo com pouco tempo de uso.

Como usar

Fernanda diz que qualquer um pode fazer o uso desses massageadores em casa. No entanto, algumas regrinhas simples se fazem necessárias para ter melhores resultados, como por exemplo sempre fazer movimentos de dentro para fora do rosto, para cima e não para baixo. "Assim, além de fazer a ativação dos meridianos, estimulamos a diminuição de marcas de expressão."

Você pode colocar um pouco de óleo ou creme próprio para o rosto para facilitar a movimentação do instrumento. Os horários mais indicados são ao acordar e antes de dormir. Sabe aquela olheira profunda, que aparece depois de uma noite mal dormida? Esse massageador promete mandar ela embora!

Energia

É importante lembrar que os cristais estão na moda. Contudo, é uma matéria prima de valor mais elevado quando comparado com o plástico por exemplo. Portanto, se não quiser ser enganado e comprar um instrumento de pedras verdadeiras, se atente ao preço e sempre busque locais que trabalham com pedras naturais.

Algumas varejistas como a Legep e a LP Minerais, com sede em alguns estados do Brasil, já têm a opção dos rollers em seus catálogos.

Veja abaixo os tipos mais comuns de cristais usados em massageadores faciais e descubra suas propriedades terapêuticas e energéticas.

Ametista: Pedra de energia espiritual sutil e elevada. Ajuda a transmutar as energias que estão estagnadas, trazendo um sentimento de relaxamento e conexão mental. Para quem gosta de um ritual de beleza, ela é excelente.

Cornalina: É uma espécie de Ágata e, devido a sua cor laranja, faz um potente trabalho de estimulação energética. É uma boa escolha para trazer mais energia ao acordar ou estimular a juventude, mas deve ser evitada durante a noite para não atrapalhar o sono.

Jade: A pedra mais utilizada para esses instrumentos possui sódio e alumínio em sua composição. São elementos que prometem eliminar as impurezas contidas na pele, controlando a oleosidade e oxigenando as células.

Quartzo rosa: Por conter manganês em sua composição, estimula a circulação e restaura a pele. Ajuda a combater o inchaço e dar luminosidade. No campo energético, estimula a autovalorização e o autoamor.

Quartzo azul: Por sua cor azul clara, esse cristal traz um relaxamento profundo quando entra em contato com nosso campo energético. Pode ser usado antes de dormir, por exemplo, em sessões que visem o relaxamento.

Quartzo verde: É um cristal que traz vitalidade, renova a energia e nutre a pele. Ideal para ser usada em conjunto com tratamentos que usam outros minerais e vitaminas, pois ajuda na absorção. Por ter a cor que representa a cura, também ajuda com pontos de dores e tensões.

Hematita: Por ser uma pedra composta por ferro, ela ativa nossa circulação. Ou seja, é super indicada para tratamentos de hematomas, manchas de espinhas e olheiras. No entanto, é bom tomar cuidado com os produtos utilizados em conjunto, pois pode enferrujar.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Alto Astral