Topo

Novidades de beleza

Taping facial: bandagem promete menos inchaço e flacidez no rosto; conheça

iStock
Imagem: iStock

Paula Roschel

Colaboração para Universa

01/05/2019 04h00

Quem acompanha partidas de futebol ou jogos de vôlei pode ter observado, recentemente, algum atleta com faixas coloridas coladas em ombros ou pernas. Essas bandagens são chamadas de taping ou Fita Kinésio e são usadas como parte da reabilitação de músculos e nervos após traumas.

A estética, segmento que adora uma novidade com efeito visual impactante, aproximou-se da proposta e agora traz a colagem das fitas no rosto. Segundo os profissionais que investem na ideia, o protocolo ajuda na drenagem, melhora o contorno facial e reduz linhas de expressão.

Encontrado em spas e clínicas de estética sob os nomes de Miotaping e Facial Taping Sculptor, o tratamento tem como base uma massagem facial estimuladora seguida da aplicação das fitas em pontos estratégicos do rosto e do colo. Os adesivos ficam colados na região por 30 minutos.

"A fita elástica de algodão tem propriedades físicas parecidas com a pele e os músculos. Seu uso facial é indicado, principalmente, para reduzir pés de galinha, corrigir linhas da testa, elevar sobrancelhas e reduzir do bigode chinês", explica a esteticista Daniele Ferreira de Souza, da Clínica Landecker, de São Paulo.

Efeito lifting

Além do rosto mais contornado e sem linhas, é possível sentir um "up" na face com o taping. "Eu desenvolvi um corte especial da bandagem para trazer também benefícios de lifting e melhora da performance muscular", explica a fisioterapeuta dermatofuncional Fabiola Fortunato, idealizadora da Miotaping, de São Paulo.

O método é confortável e não repuxa a pele com força. Por fazer uma leve pressão em pontos mímicos (de expressão facial) é possível sentir uma intensa sensação de relaxamento no rosto durante a técnica, o que faz com que logo após a primeira sessão você sinta a feição mais leve e relaxada. Carinha de quem teve boas oito horas de sono.

A retirada é feita de forma lenta, com cuidado. Porém, mesmo com essa suavidade, o tratamento não é indicado para pessoas com pele extremamente sensível, com dermatite de contato, por exemplo, pois a região pode ficar marcada e vermelha por até um dia. Também não é possível fazer a aplicação em homens com barba, já que há risco de uma depilação involuntária.

Efeitos a médio prazo

Mas para quem quer ver todos os resultados da técnica de forma expressa, é importante salientar que eles não são rapidamente percebidos. "Aconselho não realizar a sessão no dia de uma festa ou 24 horas antes dela, pois há risco, mesmo que pequeno, de ficar com manchas avermelhadas no rosto por causa da aderência das fitas. Não recomendo o tratamento como um efeito Cinderela, e sim para ser feito periodicamente, para resultados mais expressivos", diz Daniele.

Tais efeitos, porém, ainda não têm respaldo científico. "Podemos ir pela hipótese da contenção de inchaços após cirurgias de face, pela estabilidade da pele, mas ainda não podemos aferir que o tratamento interfere nos inchaços não-traumáticos, nas rugas ou que podem acelerar efeitos estéticos faciais", adverte o fisioterapeuta Fernando Zikan, professor da Faculdade de Medicina/Departamento de Fisioterapia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Taping Facial (Miotaping ou Facial Taping Sculptor)

O que é? Massagem associada ao uso de bandagem adesiva.
Resultados esperados: Rosto mais relaxado, sem inchaços e com menos marcas de expressão.
Duração: 1h30.
Quantidade de sessões: Para o protocolo integral, oito sessões semanais.
Contraindicação: Verrugas, acne, herpes, câncer, diabetes, parestesia do nervo facial e sensibilidade acentuada. Também não deve ser feito por homens com barba ou após depilação.
Manutenção: Após protocolo completo, uma sessão por mês.
Valor da sessão: A partir de R$350.

Novidades de beleza