Topo

1º discurso de Alexandria Cortez no Congresso quebra recorde de audiência

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

da Universa, em São Paulo

18/01/2019 13h48

O primeiro discurso de Alexandria Ocasio-Cortez no Congresso quebrou recordes de audiência na web segundo a C-SPAN, emissora do governo federal dos EUA.

A ex-garçonete latina é a deputada mais jovem a ser eleita na história do país, além de parte de uma nova onda de mulheres que foram empossadas na Casa. Ela foi alvo de ataques machistas nas redes sociais ao assumir seu cargo no início do mês, após a viralização de um vídeo da época de faculdade em que aparece dançando.

Em pouco mais de 12 horas, o tuíte da C-SPAN sobre Alexandria Ocasio-Cortez se tornou o discurso de qualquer representante mais assistido do perfil do Congresso, com 1,16 milhões de visualizações.

Alexandria Ocasio-Cortez falou sobre as exigências do presidente Donald Trump de incluir fundos para a construção do muro na fronteira entre Estados Unidos e México no próximo orçamento federal -- uma discussão que levou à mais longa paralisação da administração federal da história americana.

Trump se recusa a aprovar as contas que permitem o funcionamento das instituições do governo enquanto os deputados democratas não concordarem com o financiamento de US$ 5 bilhões para o muro. Por causa da decisão, 800 mil funcionários estão sem salário e deixaram de trabalhar.

"A verdade desta paralisação é que o motivo dela não é um muro. A verdade é que esta paralisação é resultado da erosão da democracia americana e da subversão das nossas normais mais básicas de governo", disse Alexandria no discurso.

"Não é normal fazer de reféns os salários de 800 mil trabalhadores. Não é normal fechar o governo quando não conseguimos o que queremos. E não é normal deixar as pessoas passarem fome para servir a um propósito que é enormemente impopular entre os cidadãos americanos", acredita a deputada, que se tornou sinônimo de luta pelos direitos das minorias no país.