Topo

Um quarto das meninas de 14 anos apresentam depressão, diz estudo britânico

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

21/09/2017 09h56

Uma nova pesquisa realizada com estudantes do Reino Unido acendeu a luz vermelha para casos de depressão na adolescência. Segundo um estudo conjunto entre as universidades de Liverpool e de Londres, 24% das meninas e 9% dos meninos na faixa dos 14 anos apresenta o quadro.

Ao todo, foram analisados mais de mil jovens, nascidos entre 2000 e 2001, com relatos dos pais sobre a saúde mental dos filhos nas idades de 3, 5, 7, 11 e 14 anos. Nesta última fase, os adolescentes passaram por um questionário sobre sintomas da depressão.

A pesquisa, publicada na National Children's Bureau, também revelou que crianças vindas de famílias com melhores condições financeiras são menos propensas a sofrer com quadros profundos de depressão.

Meninas x meninos

O estudo também revelou que tanto meninas, quanto meninos apresentam problemas emocionais crescentes, pulando de 7% aos 7 anos para 12% aos 11. Somente aos 14 anos, a prevalência destes transtornos é feminino, com 18% das garotas apresentando sintomas de depressão e ansiedade aos 14 anos, comparado a 12% dos meninos.

O estudo não se aprofunda em relação aos motivos que levam à depressão entre jovens, porém Dr Praveetha Patalay, um dos estudiosos, afirma que esta geração e principalmente as meninas, têm sofrido pressões inéditas em relação a comportamento e autoimagem.