PUBLICIDADE

Topo

Xan Ravelli

Como escolher o xampu perfeito para o seu cabelo

Getty Images
Imagem: Getty Images
Conteúdo exclusivo para assinantes
Xan Ravelli

Xan Ravelli é o nome por trás do Radar digital Soul Vaidosa ativo desde 2013. Vaidosa de corpo e alma, musicoterapeuta por formação, #pretacrespamãede2efeminista, seu Soul Vaidosa foi o primeiro canal do YouTube Brasil a unir temáticas em beleza e feminismo negro.

Colunista do UOL

15/11/2020 04h00

Qual a atenção que você dá ao xampu que você escolhe?

Muitas vezes a gente se atenta tanto ao condicionador, máscaras de tratamento e finalizadores que acaba dedicando pouca ou nenhuma atenção aos benefícios que pode-se obter escolhendo um xampu funcional e adequado ao seu tipo de cabelo.

A função de um xampu é muito simples: limpar, mas isso pode ser feito de muitas formas, algumas mais agressivas, outras menos - tudo depende do que seu cabelo precisa no momento. Vamos a algumas dicas bem práticas pra você escolher melhor seu xampu, o que vai contribuir diretamente para deixar seus cabelos ainda mais maravilhosos.

1 - De olho no pH

Potencial Hidrogeniônico, o pH é usado para determinar o grau de acidez ou alcalinidade do seu xampu. Nossas cutículas capilares têm pH variando de 4 até 5,8. Como o xampu precisa abrir essas cutículas, exige um pH maior. Os xampus indicados para limpar sem agredir trabalham com pH em torno de 5 e 6,3.

Um xampu com pH de 6,4 é levemente ácido e pouco agressivo, já um xampu com pH em torno de 8,5 é super alcalino e deve ser usado para procedimentos em salão que necessitem que as cutículas estejam bem abertas - como antes de uma reconstrução. Esse pH é comumente encontrado em xampus antirresíduos que eu particularmente gosto de usar uma vez por mês.

2 - Específico pro seu cabelo

Se você tem qualquer tipo de química no cabelo escolha um xampu de pH bem baixo para garantir a saúde, fechar as cutículas dos seus fios, evitando que ele perca mais nutrientes, água e vitaminas. Na dúvida, aposte num xampu de pH neutro, que vai equilibrar seu cabelo.

3 - Outros nutrientes e técnicas

Já vimos que pH faz toda diferença nos fios, mas é importante estar atenta aos outros tipos de nutrientes disponíveis no xampu: tem ingredientes hidratantes, nutritivos, fortalecedores?

Tudo isso é importante. Esteja atenta à quantidade de xampu (não precisa usar muito) e a aplicação: não é necessário massagear o xampu em toda extensão do cabelo, basta aplicar na raiz, massagear e deixar que no enxágue o cabelo todo é limpo.

Vale estar atenta também aos produtos conhecidos por co-wash que são condicionadores com poderes limpantes. Para quem é crespa, cacheada ou para os tempos de praia e piscina, quando precisamos lavar os cabelos com maior frequência, co-wash podem ser ótimos aliados.