Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

JLo exibe corpo irreal aos 53 anos e presta desserviço para mulheres comuns

Jennifer Lopez posa nua para ensaio - Daniella Midenge/Instagram @JLobeauty
Jennifer Lopez posa nua para ensaio Imagem: Daniella Midenge/Instagram @JLobeauty

Colunista de Universa

27/07/2022 11h52

Jennifer Lopez, 53 anos, é um ícone e um dos maiores exemplos de que ter mais de 50 anos não é obstáculo para nada: nem para se apaixonar e viver um grande amor, nem para mudar de vida ou ter um corpo incrível, usar a roupa que bem entender e não andar por aí se escondendo (sim, o esperado, para mulheres depois de "uma certa idade", já foi isso).

Mas essa semana JLo pisou na bola. Ela publicou uma foto nua fazendo campanha para sua marca de cosméticos (a JLo Beauty). Se fosse só isso, maravilhoso. Precisamos mesmo ver mulheres de mais de 50 mostrando seus corpos. Só que tem um detalhe: o corpo exibido por JLo nas redes sociais é completamente fora da realidade de qualquer mulher de 50 anos. A imagem é claramente manipulada. E existem mil truques de fotógrafos e edição para isso. Quando comparada com fotos de Jennifer na vida real (lindíssima), isso fica bem claro.

Para que serve isso, além de vender o produto? Como lembrou a colunista do UOL Silvia Ruiz, em seu perfil "Ageless" no Instagram: "O problema é a gente olhar para esse corpo e achar que ele é real. Não é", pontuou, cheia de razão.

Muitas mulheres podem mesmo cair nessa. E isso pode gerar frustração e busca por cirurgias e produtos miraculosos.

Queremos mostrar nossos corpos com 50, 60, 70 e nos sentir bem. Só que o corpo de uma mulher de 50 (e a maioria dos corpos de mais novas também) não é assim.

É normal ter celulite. É normal ter uma certa flacidez. E não há nada de errado nisso.

Até um tempo atrás, mulheres eram desaconselhadas a usar biquíni e outras peças que mostrem o corpo, tipo minissaia, depois dos 40. Sim, existiam manuais de como manter a elegância depois de certa idade (socorro).

Falar que pode usar o que quer na idade que bem entender é uma batalha, uma nova maneira de envelhecer. Sim, até para uma coisa dessas a gente tem que lutar. Você já viu homem ter que afirmar que pode usar sunga depois dos 50? Eles não precisam, porque isso é o óbvio.

Hoje, muitas mulheres ligam um dane-se para esse tipo de patrulha. Ótimo. E é importante que mulheres famosas com mais de 50 posem nuas e de biquíni. Esses exemplos são importantes. Mas que tal se esse corpo for o de uma mulher real?

Só faltava essa. A gente luta com a gente mesma e com a sociedade para aceitar o envelhecimento, mas temos que envelhecer com a aparência de quem tem 20 anos. Isso seria uma outra armadilha. E Madonna, a maravilhosa cantora de 63 anos que luta contra o etarismo, mas abusa em filtros do Instagram, prova isso.

Mas nem tudo está perdido. Na mesma semana em que Jennifer (que, repito, é maravilhosa) deu essa escorregada, a também maravilhosa Sharon Stone, de 64 anos, postou no Instagram uma foto sua fazendo topless. Ela está linda, feliz e real. A legenda da foto: "Perfeitamente imperfeita". Tomara que todas as mulheres possam se aceitar assim.